spoiler visualizarMilenaaaaa 22/01/2024
O que você faria em nome do amor?
Confuso, chato, irritante e alguns momentos entediantes: essa poderia ser a definição tanto do casal principal quanto desse livro. Mesmo sendo um livro "grande", com mais de 400 páginas, e com muita preparação, novos elementos mágicos, explicação de muitas coisas e ação, uma boa parte dos pontos de vista, principalmente os da Clary, é só pra encher linguiça.
Um ponto bastante positivo, que vale para toda essa segunda parte da saga, é que não há tanto o foco total no Jace e na Clary (e agora o Jonathan/Sebastian). O incentivo a continuar lendo vem muito por causa dos outros personagens, de que até então não eram nada explorados, mas agora estão tendo o destaque que merecem. A relação com seus altos e baixos do Alec e do Magnus e descobrimentos de sentimentos entre a Izzy e o Simon são partes que dão um pequeno gás ao leitor de não desistir. Além disso, vejo o Jonathan mais vilão do que o Valentim, fazendo mesmo eu sentir ódio por ele e entender mais as suas "justificativas" do que as do seu pai.
Sobre os pontos negativos, a maioria é o de sempre. Clary e Jace por si só já é um ponto negativo, mas agora com o agregado do Jonathan piorou. As cenas dos irmãos juntos são péssimas, antes mesmo de ocorrer a nojeira da cena do beijo já é bem nítido as segundas intenções em todas as ações do Jonathan. Algo que me incomodou mas nesse livro é simplesmente o fato de que para todo o problema tem sempre um elemento mágico que até então ninguém sabia da existência e parece que a autora só criou para aquele momento, como uma cartada final para os bonzinhos. "Ah não há nenhuma arma que quebre a ligação demoníaca", não se preocupe, é só invocar um anjo e pedir uma espada usada por outro anjo.
As considerações finais seria que ao mesmo tempo que é um livro que te prende, também é um livro que cansa ler. Tem muitos altos e baixos e recomendo que tenha paciência pra ler pois você facilmente vai se irritar com essa história. E sobre o título dessa resenha é algo que o próprio livro aborda pois tudo que a Clary faz é dito que é por conta do seu amor pelo Jace, fazendo diversas loucuras por ele, mas ai vem outra questão, durante a história Jace tenta se entregar e ela não deixa, mas ai seria por amor ou pelo egoísmo de não querer viver sem ele?