Clara :) 11/02/2022Ave atque vale“Somos todos partes do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contando que exista amor e lembrança, não existirá perda de fato.”
Me despedir dessa série é algo muito difícil. É como se eu tivesse me despedindo de amigos, de pessoas muito importantes para mim. Acho que por isso que eu adiei muito a leitura do livro. Já disse isso em outras resenhas do universo dos caçadores de sombras e digo nessa novamente: é impressionante a capacidade da Cassandra em criar personagens tão bons que se tornam companhias em todos os momentos.
Amei as referências à Peças Infernais (livro todo marcado por causa disso) e mais uma vez chorei de morrer no epílogo. O que essa mulher tem com os epílogos que faz você sentir dor interna?? A história de Jace e Clary foi de altos e baixos para mim. Comecei não sendo muito fã dos dois, mas nesse livro eu amei a relação e o jeito deles. Arrisco dizer que foi o melhor livro da Cassandra em questão de escrita até agora (Princesa Mecânica continua sendo meu favorito pelo sentimentalismo). Digo isso pois esse volume conseguiu fazer o impossível. Fez eu deitar pra Clary. Juro, eu amei demais ela nesse.
Fora que os dois vilões dessa série são muito bem construídos e toda a trama deles irem para o inferno foi muito apreensiva e viciante de se ler. Os Blackthorns e a Emma são personagens que mesmo com poucas páginas, eu já amei. Ficava toda hora esperando a aparição dele e mais ainda preocupada, obviamente. Se eu pudesse pegava eles para cuidar e abraçar. Juro, aquelas crianças merecem o mundo e todo o amor do universo. Malec nesse livro foi fenomenal, quotes maravilhosos e me deixaram carente um milhão de vezes. Sizzy foi um dos pontos altos tbm, e eu tô muito curiosa para ver o que vai acontecer com eles agora. De longe, o meu favorito do ano e com certeza umas das melhores finalizações de série que eu já li.