Cássio Ulisses 11/11/2014Boa sérieCassandra Clare - 532 páginas
Chego ao fim a mais um série de livros, só restando a série que antecede esta história. Os seis livros são cheios de informações, com muitos detalhes do mundo dos Caçadores de Sombras, conhecemos um pouco do mundo das fadas, dos bruxos, Lobisomens e vampiros.
As maiores ameaças deveriam vir do mundo dos seres das trevas ou das criaturas da noite, entretanto as maiores ameaças ao mundo dos Caçadores de Sombra advém deles próprios. Isto ocorre por causa das suas leis antiquadas e injustas. Valentin era um louco, só que tinha suas razoes, só que seus métodos foram inconsequentes. O que ele fez com seu filho, o Sebastian ou Jonathan, o matou no instante que deu o sangue do demônio. E Sebastian era mais louco que ele, louco por querer destruir a tudo e a todos, também por transformar Caçadores de Sombra em monstros e por ter o desejo doentio pela irmã. O final dele foi coerente, porque após ele ter matado o Max, seria estranho ele por perto, os pais e irmãos do Max jamais se esqueceriam, não adiantaria nenhum discurso redentor.
Luke e Jocelyn até que enfim se casaram, após 20 anos. Luke tem que preparar a senhora lua de mel, no melhor lugar, acho que deveria até ir para lua uivar rs. Jocelyn perdeu um filho que poderia ter sido um ótimo garoto, mas por causa do maluco do seu ex marido, ele morreu quando bebeu o sangue da Lilith. Bom que ela ainda tem Clary, é cuidar dela, já que a garotinha é bem inconsequente.
O Simon foi um personagem que tinha tudo para ser um zero a esquerda, mas ganhou uma imensa importância na trama. Antes ele era o mundano, apenas um cara nerd comum, tipo eu rs. Depois se tornou um vampiro, mas ainda um vampiro comum. E ai veio o fato dele poder andar a luz do dia, que fez dele um ser um pouco mais importante. A Marca de Cain foi seu ápice, já que ele se tornou indestrutível. E a conversa dele com o anjo Raziel foi a melhor parte do livro, quando ele fala que iria continuar invocando até o anjo atender ele, como se a invocação fosse uma campainha, até o Raziel riu rs. Pena que o anjo retirou a marca. O amor dele por Isabele também estava algo bonito de se ver, já que ela era a inalcançável, só que depois se apaixona por ele e até acha que ele não gosta dela. Não gostei do final dele. Foi legal o lance do sacrifício, dele voltar ser humano, mas ele perder as memorias foi ridículo na minha opinião, espero que volte um dia (se tiver continuação um dia). Acho que ele vai ser tornar um Caçador de Sombras, pois ele tem algum resquício de sangue de anjo após beber o sangue do Jace e Alec, só acho isso.
Alec também tinha tudo para ser um personagem meia boca. Só que sua relação de parabatai da uma certa relevância ao personagem. E claro que sua relação amorosa com Magnus Bane ajuda e muito. Achei legal a relação entre eles, o amor impossível pelo tempo e o amor difícil por serem gays. Alec é um excelente guerreiro, principalmente no arco e flecha, ajudou muito nas batalhas. E Magnus Bane só ajudou e virou amigo do pessoal por causa de Alec. A revelação do pai dele foi bem diferente, não imaginava que fosse um demônio maior. Só que achei previsível que fosse acontecer, que ele iria aparecer ao final, faltou uma medida mais imprevisível da autora, quem nem o lance do símbolo da aliança que foi fodastica rs.
Maia e Jordam. Estava achando que iriam ficar juntos, triste o final do Jordan, morreu achando que Maia amava ele. E ninguém pode culpar Maia, ela o perdoou pelo que ele fez só que não o amava o suficiente. Queria saber se o Morcego consegue arrebatar seu coração.
Isabele é um linda caçadora de Sombras, tão linda que sua beleza mete medo nos outros. Ninguém imaginava que ele gostaria do nerd no Simon, mesmo ele sendo um vampiro. Gostaria que eles ficassem juntos agora que ele é humano novamente. Seria bem legal, tipo o nerd com a garota linda, pois nem tudo na vida é beleza, a garota linda também tem sentimentos e ninguém deve julgar ela por isso, se ela gosta do Simon que fiquem juntos, não importando o que ele seja, se mundano, vampiro ou qualquer outra coisa que possa existir.
A clave na minha opinião tinha que ser extinta. Não gostei nem um pouco da decisão contra o povo das fadas. Concordo que mereciam ser punidas, só que foi um exagero a forma que fizeram. E também a punição contra Helen foi ridícula e preconceituosa, só porque ela tinha sangue de fadas nas veias. Ao menos Aline vai ajudar ela no exilio rs. E Mark foi penalizado de maneira absurda, ficar no local que esta com base em uma mentira, que coisa ridícula.
Jace e Isabele. Após muito lutarem pelo o amor deles, enfim tiveram paz. Eu achei previsível o lance da lamina com fogo celestial, não me surpreendeu. Esperava mais daquilo, algo bem mais elaborado. O amor deles é bem bonito, isto é inegável, porque primeiro achavam que eram irmãos, depois teve o lance do controle do corpo e ainda o fogo celestial. Agora é curtir a vida a dois. E foram espertinhos, na primeira oportunidade sem o fogo celestial, já fizeram sexo rs.
Acho que o livro daqui alguns anos terá continuação, ficou em aberto o lance da Emma e do irmão Zaccharias, espero justificativa pelo mistério.