spoiler visualizarCeifadora Potter 27/05/2024
Já estou com saudades!
"Todos tem potencial para serem extraordinários. Contanto que você tenha uma alma e livre arbítrio, pode ser qualquer coisa, fazer qualquer coisa, escolher qualquer coisa."
Os últimos livros já foram de diversas brigas entre os lados e nesse volume isso aconteceu ainda mais. A guerra já começou e existem lutas de poder, de força, de influência, e emocional
Sebastian é pior que o pai Valentim, pois o que puder usar contra os nephilim ele usa, principalmente quem eles amam. Ele matou o Max, está transformando os caçadores de sombras em monstros com o cálice infernal sem possibilidade de cura, como fez com a irmã de Luke, Amatis.
E o que eu achei mais genial nisso tudo é como a Cassandra consegue expressar tão bem com sua escrita como Sebastian manipula as pessoas com seu jeito, e de certa forma nos faz entender quando o pessoal do antigo Ciclo dizia que todos queriam agradar Valentim, que ele fazia com que admirassem e seguissem ele. Digo isso porque, pelo menos com minha experiência, às vezes não odiava tanto Sebastian quanto podia, e esse é um dos melhores tipos de vilão. O que ele faz é abominável, mas em alguns momentos você começa a refletir se isso tudo se deve a criação que ele teve, se com amor e carinho na infância ele seria diferente, como ele agiria se Jocelyn tivesse tido a oportunidade de cuidar dele mesmo sendo uma criança modificada tão cruelmente.
Uma coisa que não posso deixar de comentar também é o aparecimento de Emma e sua família do coração. Como eu adorei essa garota! Sabia que ela era protagonista de algum livro da Cassandra porque reconheci o sobrenome, mas agora estou mil vezes mais curiosa pra ler artifícios das trevas. Eu acredito que vou gostar mais da protagonista do que gosto de Clary, porque como vocês sabem, eu adoro o jeito corajoso dela, mas várias ações eu odiei. Mas tudo bem.
Breves comentários sobre o amor de Simon e Isabelle (que adorei), a morte de Jordan (fiquei bem triste), a Maia se tornar líder do bando (admiro muito ela!).
Último grande tópico que gostaria de falar: a burrice da Clave. Meu Deus, como passei raiva com isso... O pessoal explica e eles nunca acreditam, daí um monte de caçadores de sombras morrem por causa disso. Se eles escutassem os protagonistas, metade das mortes não iriam acontecer. E isso me lembra muito nosso mundo real, em como quem está no poder não faz nada com situações que estão claras pra todos. Assim como é perceptível a idiotice de preconceito com pessoas diferentes, como acontece com os seres do submundo. Apesar da raiva, gosto muito de quando conseguimos lincar a realidade ao que lemos na ficção. Como os livros nos ajudam a ter mais consciência do mundo em que vivemos.
Vou sentir muita falta desse universo... Quero voltar em breve com as peças infernais :)