BrokenHearts 04/08/2020
Link - http://www.maisquelivros.com/2017/02/resenha-cinquenta-tons-mais-escuros-e-l.html?m=1
Anastasia Steele está devastada após o término de seu relacionamento com Christian Grey. Após perceber a incompatibilidade de seus desejos sexuais com os do jovem empresário, Ana decide seguir seu caminho só e dedicar seu tempo à carreira profissional em uma editora de livros em Seattle.
Contudo a dor da separação não está lhe dando trégua, e nos últimos cinco dias nossa heroína já perdeu muito peso e noites de sono. Teria ela tomado à decisão correta ao deixar Grey? Então porque seu coração dói tanto toda vez que se lembra dos momentos vividos ao lado de Christian?
E é somente quando Christian faz contato lhe oferecendo uma carona para participar da exposição de José (seu melhor amigo), e ainda propõe uma nova conversa a fim de reatar o relacionamento entre os dois é que Ana percebe que ele também está sofrendo a separação, tanto quanto ela.
Se por um lado é nítido o amor e a dor de Ana após se distanciar de Grey, por outro lado fica claro que nosso maníaco por controle também está disposto a enfrentar seus demônios para permanecer ao lado de Ana. Christian carrega diversos traumas do passado que obscurecem sua alma e permitir que a luz entre e traga a tona todas as suas fraquezas não será fácil. Ele está acostumado a assumir sua posição de dominador e através de sua obsessão sádica mascarar os fantasmas de sua alma. Porém Ana ultrapassou seus limites, ela enxerga mais do que Grey está disposto a mostrar.
-As aparências enganam ? diz ele, baixinho. ? Não estou nem um pouco bem. Eu sinto como se o Sol tivesse se posto e não tivesse nascido por cindo dias, Ana. Estou vivendo uma noite infinita. (Pág. 35)
Em Cinquenta tons mais escuros, Grey e Ana amadureceram como casal e estão dispostos a entregar-se de coração a esse relacionamento intenso ao qual estão consumidos de corpo e alma. Ana está consideravelmente mais forte, deixando no passado aquela menina inocente que não sabia lidar com os segredos sexuais sombrios de um Grey dominador. Por outro lado temos um Christian que saiu de sua zona de conforto para se adequar as necessidades de Ana, ele não permitirá que outro homem a toque, mesmo que o preço disso seja mudar seu estilo de vida.
- Eu ainda sou eu, Anastasia, fodido em todos os meus cinquenta tons. Sim, eu tenho que conter meu desejo de ser controlador? mas essa é a minha natureza, o jeito como lidei com a minha vida. Sim, eu espero que você se comporte de determinada maneira, e quando você não o faz é ao mesmo tempo desafiador e estimulante. (Pág. 211)
Durante o enredo novos personagens surgirão trazendo ainda mais ação para a trama. Um deles é Jack Hyde, o chefe de Ana que descaradamente mostrará segundas intenções mesmo no ambiente de trabalho, deixando um Grey furioso e com ?ações a tomar?. E como se não bastassem os problemas atuais do casal, fantasmas do passado de Grey começam a surgir, ameaçando a vida de Ana e o relacionamento entre os dois.
Cinquenta tons mais escuros é muito mais do que um livro hot. O que encontramos aqui é um homem com um passado amargurado, com limites de dores psicológicas de proporções intensas e arrasadoras. Grey encontrou no seu fascínio pela prática BDSM uma forma de mascarar sua ira, contudo ele nunca percebeu que permanecia incompleto até encontrar Ana. Por sua vez temos Ana, uma moça sem qualquer prática e experiência em relacionamentos, Ana ama literatura e se inspira nos romances de Jane Austen e Emily Brontë para idealizar o homem dos seus sonhos. Ela só não imaginava que o amor independe de qualquer idealização e que apenas a força dele é capaz de restaurar o coração mais despedaçado.
A nova edição do livro com capa filme está lindíssima, e eu como fã estou amando ter na estante. A edição conta com conteúdo extra mostrando os bastidores do filme e um trecho de cinquenta tons mais escuros pelos olhos de Christian. Impossível não morrer de amores.
Com sua história repleta de romance, aceitação e superação, E. L. James nos proporciona uma leitura intensa, com uma pitada de mistério, drama e cenas de amor enlouquecedoras.