Raul Ribeiro 24/12/2021
Eu não esperava gostar tanto!
Não digo que esse livro é bom, mas a leitura foi divertida do início ao fim.
A autora soube distribuir melhor ao longo da obra os acontecimentos relevantes, as descobertas e criar subtramas que são interessantes de acompanhar, diferente do primeiro livro que começa legal e tem uma barriga no meio tão chata que é difícil de atravessar. Aqui temos uma melhora na escrita, que ainda sofre com repetições de vocabulário e encheção de linguiça, porém, bem menos se comparado ao primeiro volume da série.
Gostei de ver as vezes em que Ana se impôs sobre sua amizade com José (bem problemática, diga-se de passagem), sobre as roupas que quer usar, o que come ou deixa de comer, entre outras coisas, e como Christian vai se desarmando nesse sentido, embora ainda seja extremamente controlador e ciúmento. As melhores partes do livro são as vezes em que Ana esfrega verdades nas caras de Christian, Elena e Jack. Ela tem frases icônicas nesse livro, mas a melhor parte é o confronto final dela com Jack. O arco de Leila foi bem interessante também, embora meio mal elaborado. Já comprei os livros na visão de Christian e espero entender melhor Leila no "Mais Escuro".
No geral a escrita não é boa, mas é um livro que me entreteve bastante. Eu realmente esperava que fosse bem mais problemático e em alguns pontos de fato é - como quando Christian compra a editora e impede Ana de ir a Nova Iorque ou quando ameaça prendê-la no apartamento dele pra ela não topar com Leila por aí - mas, eu realmente achei que a autora não romantizou ou naturalizou as partes problemáticas. Christian realmente evolui nesse sentido e vai confiando mais em Ana e ambos se abrem mais aos gostos um do outro e é um processo bonito de acompanhar.
Só acho que tudo acontece RÁPIDO DEMAIS. Em crepúsculo, Edward leva 2 anos pra pedir Bella em casamento, aqui eles não se conhecem a nem um mês e já viram noivos. Tudo teria ficado mais verossímil se a autora tivesse distribuido os acontecimentos em pelo menos alguns meses. E aqui é onde há outro problema que preciso pontuar. O livro se passa em uns 10 - 15 dias e ela descreve cada mínimo detalhe insignificante desse tempo. Ana está SEMPRE com Christian ou trocando textos com ele, então, mal há uma vida dela fora Christian, o que empobrece a história. Queria saber mais sobre os gostos dela, suas memórias, seu passado. Nessas quase 500 páginas, pelo menos 300 se passam na cabeça de Ana, mas não temos quase nenhum background da personagem, o que é frustrante pra mim.
Em geral, eu gostei BEM MAIS desse livro do que do anterior e pretendo sim ler o resto da série. Vamos ver o que vem por aí. ?