Sebo Por Todo C 12/09/2012
Leitura fácil em texto sensível e antenado, mérito do autor
O NAMORADO DO PAPAI RONCA, de Plinio Camillo
Selo Prologo e Instituto Mundo Mundano, 190 páginas, São Paulo, 2012.
O simples não é um resultado fácil, tratando-se da arte de escrever, ainda mais em um tema que não tem nada de tranquilo.
Um dos segredos de “O namorado do papai ronca” é que o autor se utiliza de uma estrutura descomplicada: apresenta o cotidiano do adolescente Dante indicando os dias da semana, dividindo o dia em manhã, tarde e noite, o que provoca uma leitura rápida, rapidíssima, em pequenos blocos de puro diálogo. O narrador aparece em parágrafos na maioria das vezes para contextualizar a cena.
Dante é um adolescente que parte da cidade de São Paulo para morar com o pai em uma cidade do interior paulista, por pelo menos seis meses, tempo que sua mãe passará no exterior. E esse é um período em que Dante passa apertado, de tantas que são as adaptações pelas quais terá que passar: à nova escola, aos novos amigos, à nova cidade, à descoberta de novos sentimentos, à saudade da mãe e dos amigos que deixou.
A leitura de “O namorado do papai ronca” corre rápida. Mérito do autor que toca com sensibilidade em temas intensos e diversos da vida do menino-homem Dante.
E o ronco do namorado do pai de Dante vai incomodando cada dia menos, enquanto Dante descobre que o afeto, o carinho e o amor acontece em qualquer idade, com qualquer pessoa.
Trecho Predileto: p. 113/114.
Sábado – 9 de outubro
[...]
Tarde
-- Você é gay, pai?
-- Como?
-- Quero saber se você é gay?
--O que é ser gay, filho?
-- Pai! Estou perguntando e não quero responder!
-- Filho, sou um homem que adora o filho que tem e que ama outro homem.
-- Mas então, é gay!
-- Não sei. Sou alguém que gosta do que é.
-- Não é gay?
-- Filho!
-- É, ou não é?
-- Sem entender o que você quer dizer não sei responder.
-- Então tá: gay é aquele que anda rebolando, fala fino e faz coisas como se fosse uma mulher.
-- Então eu não sou.
-- E que também transa com homem.
-- Então eu sou.