ritita 16/05/2019Para quem ama história De onde vim? Quem foram meus antepassados? Como viviam eles? Pela curiosidade quase mórbida pelas respostas amo livros com fundo histórico.
Levei mais tempo que o normal durante a leitura deste livrin (688 pgs), porque foi um tal de pesquisa, procura, lê, confirme a pesquisa e tais, que quase me levou ao cansaço, chegando a sonhar com Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, mas vamos deixar de blá, blá, blá só por que me empolguei.
A autora consegue a façanha de contar uma história longa e conturbada melhor que minha querida Mary Del Priore no livro O punho e a renda, num exercício extremamente difícil, onde poderia correr o risco de descambar à reação meramente emocional ou à forma fria da história de Portugal.
Ela conta a história de Maria e sua família sem deixar o leitor com nenhuma dúvida da rainha, mãe e mulher que foi Maria,
com todos os traços dos ts e pingos dos is, sem tirar nem por, tanto que ao final nem se ama, nem se odeia Maria, apenas sabe-se sua história.
Todos os personagens do livro são identificados no final como reais e partícipes da história de Portugal no séc XVIII, com exceção de apenas três - o que já é uma tremenda façanha.