Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Alynne Scott 24/11/2016

Amo chorar no busão
Assisti o filme assim que lançou, bem por acaso, numa tarde de ócio. Sai da sala do cinema repleta de amor, admiração e um sentimento de impotência enorme em relação à Alice. Se o filme foi tão bom, imaginei que o livro seria bem mais. E foi.
Os personagens são cativantes, ao mesmo tempo em que você se pega inúmeras vezes odiando-os por não entenderem ou serem egoístas com a situação da Alice. Situações normais e que você percebe que são quase inevitáveis quando se convive com o Alzheimer. Hoje, com experiência de dois casos na família, foi muito mais fácil deixar cair as lágrimas durante a leitura.
Conhecer a Alice, vê-la se reduzindo ao tempo em que cresce como ser afetivo, é angustiante e recompensador. Assistir sua degeneração poderia ser mórbido, se não fosse tão necessário, cruel e humano. A perspectiva de não poder lutar contra a doença, de viver no topo da cadeia e depois vir a perder a maior capacidade que nos difere dos outros animais é arrasadora. Mas vê-la em seus melhores dias e relembrando memórias já guardadas em caixas empoeiradas num canto da mente é encantador.
Contudo, Para Sempre Alice não é uma história triste, é real e isso engloba toda a gama de sentimentos possíveis. Mesmo fictícia, é uma história que precisava ser contada. Se as duas mulheres na minha família pudessem escrever suas histórias, gostaria de pensar que seriam tão vivas e cheia de amor como foi a de Alice.
comentários(0)comente



Karla Samira @pacoteliterario 24/11/2016

Para Sempre Alice
O livro nos conta a história de Alice, uma professora universitária casada, com filhos adultos, que leva uma vida bem estruturada nos Estados Unidos, viaja algumas vezes para dar palestras e está sempre disposta a fazer um pouco de corrida como atividade física para distrair a cabeça.
Até que, com 50 anos, é acometida de uma doença que lhe faz esquecer tudo.
O diagnóstico cai como uma bomba em sua vida e ela passa a ter medo de pensar em como será o futuro.
De coisas bobas, como alguma palavra ou onde deixou o celular, Alice começa a esquecer coisas muito mais sérias, como o caminho para casa, uma receita que sempre faz e o nome de pessoas importantes para ela.
O sofrimento de Alice parte o coração do leitor e nos transporta para essa vida de péssimas previsões, de caminhos tortuosos, de falta de esperança em uma possível melhora e de medicamentos que não estão dando conta do recado.
O que eu pude sentir foi que, a partir de algum momento, em alguns de seus lapsos característicos da doença, Alice se perde dentro dela e parece ter outra pessoa dentro de si.
A autora teve muita habilidade em nos fazer compreender o universo de uma pessoa que tem a doença, mesmo que a narração seja em terceira pessoa.
Sua sensibilidade em colocar os personagens para tomar grandes decisões (e tudo o que têm que abdicar ao decidir uma coisa ou outra) nos faz ver que apenas o amor é capaz de superar tribulações dessa vida! E que nem sempre as pessoas que mais amamos ou acreditamos serem capazes de tudo por nós conseguem lidar da melhor forma com uma doença tão implacável.
Um drama de tirar o chapéu! Leitura mais que recomendada!

site: http://pacoteliterario.blogspot.com.br/2016/03/resenha-para-sempre-alice.html
comentários(0)comente



Rose 30/11/2016

Para sempre Alice
Este livro não prendeu minha atenção e só consegui ler rápido os últimos capítulos..
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ellen Macedo 24/12/2016

Tocante!
Me trouxe um novo olhar sobre a doença de uma forma delicada e sensível. Um livro indispensável.
comentários(0)comente



Adriana.Aquino 25/12/2016

Comovente
Linda história! So me pergunto como a autora lembrava do ocorrido....
sol 16/01/2018minha estante
É que não é uma história real




Talita 27/12/2016

Daqueles livros que fazem você refletir a vida e chorar do começo ao fim. Alice descobre ser portadora de uma Doença de Alzheimer precoce e a partir daí, tudo começa a mudar. É um retrato perfeito da evolução clinica da doença, porém, mostrando mas dificuldades angariadas em cada etapa. Simplesmente perfeito. Quem quiser entender um pouco o que é a Doença de Alzheimer, esse é o livro.
comentários(0)comente



Layse.Anjos 11/01/2017

Para Sempre Alice
Uma das experiências mais facinantes que pode-se ter é uma leitura agradável e surpreendente, e emocionante.
Lisa Genova nos proporciona a uma aventura única e inesquecível de descoberta, partilha, amor e sinceridade.
Bem sabemos que o Mal de Alzheimer é uma terrível doença que destrói o ser humano, matando-o por suas memórias ou falta delas, ele sabendo de sua frágil condição de poder não mais reconhecer sua família quando acordar...
Por meio deste, nos é permitido presenciar a vinda e a evolução da doenca numa família da Nova Inglaterra. A dúvida das próprias escolhas, a incerteza em seus passos, e o medo de perder aqueles que a cercam, a história de Alice Howland nos comove a partir da descoberta até o desfecho.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mirella 18/01/2017

Estupendo
Nunca imaginei que me emocionaria tanto do início ao fim, as lágrimas percorreram a cada página... Lisa Genova conseguiu transmitir aos leitores os sentimentos a flor da pele de uma realidade tão desconhecida por muitos, nos faz refletir muito. Leia e verá o quanto esse livro é especial.
Recomendo!!!
comentários(0)comente



JJ 03/02/2017

No filão de obras que tratam do Mal de Alzheimer, o livro envolve o leitor ao questionar a aleatoriedade da incidência da doença e como nossa memória costuma, por vezes, nos pregar peças - o que atrasa o diagnóstico. Com isso, combina um tom alarmista com o puro envolvimento sentimental com Alice, pessoa sadia presa em uma cabeça doente. De fácil leitura, causa mais tristeza do que choque, até pelas lembranças (ou premonições) que devem causar ao leitor.
comentários(0)comente



Maria22510 02/03/2017

Para Sempre Alice, de Lisa Genova
Neste livro vamos conhecer Alice, casada, mãe de 3 filhos adultos e professora de linguística em Harvard. Ela sempre foi uma profissional brilhante, dedicou os últimos 25 anos de sua vida à universidade e ao aprendizado, é até doutora em sua área de estudo.

Ela estava para completar 50 anos quando os primeiros sintomas da menopausa chegaram. Logo depois vieram os esquecimentos, no inicio eram coisas pequenas como palavras, até que um dia durante uma corrida matinal, Alice esqueceu como chegar em casa.

Depois desses estranhos episódios de esquecimento ela decidi consultar um médico pensando estar com estresse, depois de vários exames e de seu medico não ter chegado a nenhuma conclusão, ela então vai a procura de uma segunda opinião medica, e depois de mais alguns exames, finalmente veio o diagnostico devastador: Alice estava com mal de Alzheimer de instalação precoce, ou seja, a doença apareceu antes da época em que é normalmente diagnosticada, 65 anos.

Resenha Completa Em:

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/02/para-sempre-alice-de-lisa-genova.html#more
comentários(0)comente



Célia 29/03/2017

Para sempre Alice
Como o título mostra prontamente, o livro nos traz a história de Alice Howland, professora titular de Psicologia da Universidade de Harvard, especialista em linguística. Ela é uma pessoa muito atarefada, vive viajando e participando de conferências, é uma mulher admirada por muitos de sua área, por sua inteligência, pela capacidade de citar com facilidade autores e anos de suas publicações, enfim, ela tinha uma carreira de sucesso.

A autora acertou perfeitamente na construção da personagem, ela mostrou como é a vida de um professor, neste caso de um professor titular em uma universidade, pra quem pensa que a vida de professor é fácil, lendo este livro, pode-se compreender que mesmo dando poucas aulas durante a semana, são várias horas de estudo, pesquisa, viagens, dedicadas ao aperfeiçoamento na área escolhida.

Alice é uma mulher de 50 anos, casada com um também pesquisador da Universidade de Harvard, John Howland, mãe de três filhos: Anna, Tom e Lydia. Como toda mãe, Alice sonha em ver o sucesso profissional dos filhos, ver os netos crescer...Mas acontecimentos recentes fizeram com que ela duvidasse que fosse ver isso realmente acontecer. A história realmente começa quando Alice percebe que seus esquecimentos diários não são normais, e em um determinado dia, quando voltava pra casa vindo de uma caminhada, Alice se vê no meio do caminho perdida, sem lembrar o caminho de casa, caminho esse que fazia todos os dias, pois morava bem próximo a universidade de Harvard, onde trabalha. Logo, após consultas, Alice descobre que tem Alzheimer de instalação Precoce e sua vida muda completamente, não só a dela, mas também de sua família.

“Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância.” Alice Howland (Para sempre Alice, p.241)

O livro possui um enredo maravilhoso, a leitura de cada capítulo foi fascinante. A autora conseguiu fazer com que os leitores realmente entendessem, mesmo que de forma secundária, a vida de uma pessoa com Alzheimer, a evolução da doença ao longo de 2 anos...foi angustiante perceber a perda da identidade, ver uma vida virada de ponta cabeça, além disso nos ensina a ver as pessoas com Alzheimer como seres humanos normais, que querem ser consultados, ouvidos e tratados com respeito e a dignidade que qualquer um merece.

Recomendadíssimo!! Ainda não assisti ao filme, porque acabei de terminar a leitura e corri para fazer a resenha (risos), mas espero que seja tão emocionante e prazeroso quanto foi fazer a leitura do livro. Sugiro a leitura!

site: http://lovelybooksbr.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR