Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 541 a 556
1 | 2 | 3 | 4 | 37 | 38 | 39


Luana 16/02/2023

Simplesmente incrível!
A autora fez eu me sentir dentro da cabeça da Alice, o que ela pensava e sentia era como se fosse comigo. Acompanhar esse processo quanto ela perde, como ela perde, quando ela perde é um processo completamente aleatório. Não dá pra vc tentar obrigar a pessoa a lembrar. Algo que ela disse que me emocionou...

"Não há como negociar com essa doença. Não posso oferecer a ela os nomes dos presidentes dos Estados Unidos em troca dos nomes dos meus filhos. Não posso lhe dar os nomes das capitais dos estados e conservar as lembranças de meu marido."

Do ponto de vista da história da personagem é muitíssimo triste, ver ela aos poucos perdendo a sua memória, perdendo o intendimento de quem são as pessoas ao seu redor e dela mesma. Muito triste ver como o marido não quer aceitar a doença e acaba perdendo o tempo de estar com ela enquanto ela lembra.
comentários(0)comente



21/02/2023

As vezes, alice?????
é um pouco dificil um livro me deixar tão sem palavras.... a leitura acabou sendo um pouco mais "densa" que o normal justamente por alice me lembrar tanto de uma avó que viveu por tantos e tantos anos com alzheimer. a convivencia por muitas vezes se torna maçante e complicada, o cerebro estar tao exposto a repetiçoes e falhas e incapaz de reter informações extremamente simples/importantes. acompanhar alice nessa trajetória me deixou exposta a varios medos que já tive na vida, o que acontece quando a gente se vai? o que constitui eu, como pessoa? tantos questionamentos ao longo do livro que me senti nua, exposta, vulneravel. que livro incrivel! que historia sensacional, acredito que tenha sido uma das histórias mais próximas da realidade que já li na vida! muito sensível!
comentários(0)comente



marayah0 22/02/2023

Para Sempre Alice
Uma das melhores leituras da vida. Sempre tive interesse em entender melhor o mal de Alzheimer, e esse livro era o que eu precisava para dar início à essa compreensão. Não chorei, mas cheguei muito perto em alguns momentos, porque a autora escreveu esse livro de uma forma que você esquece que é uma ficção. Tudo é muito real, cruel, mas retratado de forma muito bonita ao mesmo tempo.

Eu amei ver a evolução da relação da Alice com as filhas, e detestei o marido dela a maior parte do tempo. O livro inteiro me fez refletir muito sobre a vida, sob vários ângulos diferentes.

Apenas leiam. É maravilhoso, real, cruel e bonito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Viferoli 19/03/2023

Quando vc sabe que vai ser triste
Essa temática de Doença de Alzheimer é muito difícil pra mim. Mas ver como a personagem pensa nos vários momentos da doença me abriu a mente.
Tristeza em todos os momentos.
comentários(0)comente



DayaneKelvia 17/04/2023

O livro narra a história de Alice Howland, uma mulher feliz, bem casada e com três filhos crescidos, que está no auge de sua carreira como professora universitária. De repente, ela percebe que está começando a se esquecer das coisas. Conforme a confusão nubla cada vez mais sua mente e a memória dela continua a traí-la, ela recebe um diagnóstico que mudará sua vida para sempre: mal de Alzheimer precoce.
comentários(0)comente



Haydee 01/06/2023

Meus Black ??
Juro que criei um crush na Nick com cara de tarada e vício em kit Kat e no Mal bobinho achando que podia com ela
comentários(0)comente



Yasmim 13/06/2023

Começou mais devagar pra mim, mas a medida que a alice ia se afundando dava mais e mais vontade de ler pq fica simplesmente desesperadora a situação!! adorei a escrita, a forma como a autora usa repetição pra mostrar os sintomas evoluindo funciona mto bem!! lembrei bastante da rebecca de this is us quando ela já tá mais velha
comentários(0)comente



tatá 10/07/2023

Para Sempre Alice
Gostei demais desse. Nunca tinha lido um livro assim, mas foi muito bom. Leitura rápida e fluida, bem facinho de ler.
Uma trajetória comovente!!
comentários(0)comente



Ana Lyra 16/07/2023

Lindo, informativo e necessário
Alice é professora doutora em psicologia e linguagem em Harvard. No entanto, aos 50 anos é diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce. A personagem desenvolve sintomas de esquecimento e confusão mental como se espera de uma doença degenerativa.
O modo como a autora descreve a evolução da doença, como Alice percebe-se é descrito de maneira a fazer com que o leitor, ponha-se no lugar da professora. Então sofremos de ansiedade, angústia, junto a personagem.
Vi o filme primeiro, indico também, nenhuma das duas obras deixa a desejar. É um assunto muito importante, pouco falado e estigmatizado. Porém a autora trata-o com muita delicadeza.
Recomendo também para famílias que assim como a minha, possuem membros que sofrem de Alzheimer, cuidadores, e profissionais da saúde.
comentários(0)comente



Elizabeth 30/07/2023

Medo...
Emocionante, como uma pessoa pode mudar com uma doença que não tem cura e as pessoas a sua volta. Saber o valor que temos e que as pessoas nos dão.
comentários(0)comente



Rafa569 09/09/2023

#19: Para sempre Alice - Lisa Genova

Este livro acompanha os dias de Alice, uma professora da Faculdade de Psicologia de Harvard, acometida da doença ou mal de Alzheimer de instalação precoce, visto que ela recebe o diagnóstico aos 50 anos, quando o comum seria ter esta doença depois dos 65 anos.

Esta doença está no grupo das que mais me apavoram: as neurológicas. É perturbadora a ideia de viver sentindo suas memórias indo embora, podendo chegar ao ponto de nem mesmo se reconhecer no espelho. Ainda não há cura para isso, e muito menos se conhecem as causas a fundo.

Esta história fictícia se passa no intervalo de setembro de 2003 a setembro de 2005, e nesses dois anos Alice parte de perceber que está esquecendo algumas coisas até o ponto de não mais se reconhecer no espelho ou lembrar dos filhos, passando por se perder em trajetos curtos e diários e não saber como se vestir e outros episódios públicos e constrangedores. Mas além disso acontece a perda de seu trabalho - ela foi professora por 25 anos - e a perda de si mesma.

Ainda não há cura para o mal de Alzheimer, mas se sabe que o conjunto de hábitos de atividades físicas, alimentação balanceada e saúde mental em dia podem ajudar na prevenção. Os medicamentos existentes só conseguem retardar alguns efeitos, mas não impedem a instalação e avanço.

A leitura me fez lembrar o verso de uma música: "tudo que eu tenho de valor são as minhas memórias, se elas partissem eu partiria em dois". Quem seríamos nós sem nossas memórias? Sem saber ir aos lugares onde vamos todos os dias sem pensar no trajeto, sem saber se vestir, nem lembrar quem é aquela pessoa nos olhando de volta no espelho? Sem lembrar quem são as pessoas que vivem conosco na mesma casa? Quem somos nós a não ser um amontoado de lembranças recentes e longínquas?

O livro foi adaptado ao cinema, e deu o Oscar de Melhor Atriz a Julianne Moore em 2015, pela interpretação da protagonista.
A música que citei é Ninguém Mais, do Rosa de Saron.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ariane.Monteiro 01/12/2023

Livro de fácil leitura e muito tocante.
A autora descreve a evolução da doença de Alzheimer na perspectiva da personagem Alice, abordando pontos e situações da realidade de quem enfrenta esse problema.
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 541 a 556
1 | 2 | 3 | 4 | 37 | 38 | 39


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR