Grabiis 29/10/2024
Um retrato do rico americano
Patrick Bateman é um banqueiro de investimento, branco, rico e hetero, vive uma vida luxuosa e superficial, rodeado por pessoas iguais a ele, porém ele consegue se diferenciar em uma parte, Patrick é um homicida cruel.
Extremamente racista, homofóbico, elitista e misógino, Patrick se deleita com o sofrimento e humilhação daqueles que ele considera inferior, uma pessoa extremamente manipuladora, que não sente nenhum remorso por seus atos, e se deleita a cada assassinato cometido.
Esta é uma historia de um psicopata que tenta ser diferente de todos ao seu redor, já que vive em um mundo repleto de coisas supérfluas, sua personalidade consiste em restaurantes chiques, transar com as mais gostosas do lugar, roupas caras, uso de drogas e por fim, assassinatos brutais.
Lendo este livro você acaba se perdendo na loucura de Patrick, não sabendo mais diferenciar se seus atos são reais ou fruto de sua imaginação. O foco aqui não é o passatempo sombrio de Patrick, e sim sua vida, que a todo tempo tenta ser importante e diferente, mas sempre acaba sendo mais um na roda de amigos, sendo sempre confundido com outras pessoas, a todo momento tentando ser descoberto para ser relevante, mas sempre sendo ignorado, pois ele é apenas mais um rostinho bonito no meio de outros 500 iguais.
O livro visa essa critica ao consumismo, com personagens que são amigos mas não se importam um com os outros, só se importando com o status, os assassinatos é um meio que o Patrick usa para tentar se diferenciar, mas no final ninguém liga ou acredita nele, talvez Patrick seja tão iludido que não tenha cometido nem metade dos horrores que narra.
Se for ler este livro, se prepare para uma leitura lenta, cada capitulo é desconexo do seu anterior, você vai seguir o dia a dia de Patrick, então vai ler capítulos sobre musica, roupas, rotina de academia e Skin care, e é claro, os assassinatos. Se você tiver problemas/gatilhos com cenas de violência física e sexual, NÃO LEIA O LIVRO, ele é extremamente gráfico e detalhado, o Patrick se excita com a violência então espere uma coisa bem grotesca, esta não é uma historia para quem tem estomago fraco.