Timeu

Timeu Platão




Resenhas - Timeu


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Charlie Gabriel 29/01/2023

A primeira vista vemos uma ótima obra para quem quer se aprofundar na mitologia grega, uma texto sobre as teses da origem do mundo e do ser humano muito diferente, mas o livro vai muito mais a fundo, resolvendo debates da época sobre como nomear as coisas se estão sempre em mudança, trazendo a definição de tempo e suas marcações, sendo o tempo o próprio ato de mudança dos objetos e seu marcador em uma visão universal, seria os próprios astros, que marcam em sua posição e estado, o tempo já decorrido... Sem palavras para descrever tanto saber
caio.lobo. 25/07/2023minha estante
Na verdade não se aprofunda na mitologia grega, pois muita coisa aí são mitos que o próprio Platão criou. Platão não é o mais recomendado para se ver sobre mitologia, pois ele era crítico da religião e da epopeia poética de seu tempo.




Mariah 02/02/2022

Único diálogo de Platão que estuda a physis.

Toda a explanação cosmológica do Timeu desenvolve-se sob certos pressupostos fundamentais, de natureza metafísica.

Aristóteles crítica o que seria "ver a ideia de cama".
Ps:
Em Platão, !Ver! "a ideia" de cama = saber o que é uma cama. E, como não é preciso saber como é uma cama, já que se alguém mandar "pinte aquilo", sem fazer perguntas você vai pintar a cama sem saber que era uma cama. Assim o pintor, para Platão (exemplificamente o pintor da cama) diferente do artifice (quem precisou criar a cama), está longe da verdade, do ser conhecedor.

Além disso, o receptáculo platônico não gera nada, não tem princípio motor. Aristóteles crítica a fala de princípio no universo abordado por Platão em Timeu.

---------- Sobre a necessidade.
A necessidade é o contrario do que entendemos como necessidade. No Timeu, há a ideia de que o mundo é racional, com finalidade que perpassa tudo que há, extremamente racional, para ser e ser de determinada maneira. Mas nem sempre as coisas ocorrem como o esperado, e quando isso acontece é dito que o que operou foi a necessidade (outra forma de chamar: causa errante)

---------- Sobre o receptáculo.
É o feminino. Pois a matéria como "desocontrolada e destrambelhada" tinha que ser a mulher. E quando um homem não é capaz de com a força do seu esperma, controlar a forma, se ela for muito descontrolada, (e conforme só com o homem, se faz outro homem, a necessidade do homem, para continuar o bom, com suas características) não nascerá um homem(no sentido de humano) se referindo a !espécie!.
"O receptáculo, que se identifica assim com aquilo em que o devir e a geração ocorrem, e que foi a partir de Aristóteles designado pelo nome de "matéria", tem sido identificado com o espaço, interpretação que resulto numa aproximação de Platão e Descarte, na medida em que, nessa perspectiva, ambos admitiriam como qualidade essencial dos corpos a extensão."

---------- Sobre a terapêutica. (fazer uma investigação melhor /alice/)
Propor que a filosofia de Platão é uma terapêutica ou terapia (therapeía). da alma (psyché) é, também, afirmar o legado de Sócrates ao filósofo Platão. Embora, não seja a chamada “questão socrática” solúvel, aceita-se como verdadeiro a seguinte assertiva de Grube (1987, p. 16-17) - que por sua vez concorda com Burnet e Taylor - “O Sócrates dos diálogos platônicos é, no essencial, o Sócrates histórico, e que as teorias que Platão põe em seus lábios foram sustentadas por ele, todavia, a exceção estaria por conta da teoria das Ideias..”


Key phrases:
--- Natureza do Universo através da natureza do homem.
--- Investigação da harmonia da natureza.
--- Paralelismo entre macrocosmo e microcosmo.
--- Reger a sua alma nesses paralelos não deixa de estar presente na cultura ocidental, que se fundamentará mais radicalmente na polis ideal.
--- A exposição de Timeu sobre a origem do universo logo do homem é qualificada pelo proprio Platao como abre aspas mito verossimil fecha aspas (29d)
--- O abre aspas método de versossimilhança fecha aspas (59c) que abre aspas concilia a necessidade com a probabilidade fecha aspas (53d)
--- O método de verossimilhanca concilia a necessidade com a probabilidade.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2