Como nascem os monstros

Como nascem os monstros Rodrigo Nogueira




Resenhas - Como nascem os Monstros


28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ojuara_ss91 29/09/2024

Sobre
Um livro que conta a história de um policial que teve um fim não muito bom, mostra as mazelas da PM do Rio de Janeiro e como a corrupção está em casa setor
comentários(0)comente



Simone de Cássia 16/09/2024

Livro pesado!  O filme Tropa de Elite vira uma versão light dos fatos narrados aqui. Não sei se tudo é verdade. Honestamente, se for tudo real, a polícia do Rio de Janeiro é um câncer estágio terminal, do tipo que tomou tudo, dominou tudo e estendeu suas ramificações de forma irrecuperável. E mesmo que não seja 100% verdade, o pouco de verídico que tiver  já é o suficiente para assombrar nossos dias e extinguir nossa confiança.  Corrupção, maldade pura, desequilíbrio emocional, psicopatia, mentira crônica, não dá pra enumerar o festival de horrores a que somos apresentados.O autor, Rodrigo, cria um personagem (Rafael) para representar a si mesmo na podridão que vaza em sua narrativa. Eu acredito que , no início, ele possa mesmo ter tido ideais salutares  e sonhos de fazer a diferença na vida militar. E acredito mais ainda que o sistema, podre, teve uma influência cruel na gênese do monstro protagonista. Claro, é preciso que haja uma índole já tendenciosa onde um empurrãzinho faz despencar no precipício. Já com a vida "destruída" ele não se vitimiza, não diz que é inocente etc etc. Triste ironia, ele é preso pelo único crime que não cometeu, mas reconhece que é mais que justo pelos tantos outros que permeiam sua história. Penso que o livro deva ter funcionado para ele como uma catarse  Depois de chegar ao fundo do poço, a única saída é o caminho reverso. Talvez para ele funcione. Já para a polícia do Rio não acredito haver esperança.
Fabricio268 16/09/2024minha estante
Simone, pode confiar. Tudo 100% verdade. A PM a os políticos do Rio são cânceres que estão matando o estado. Podridão total.


Simone de Cássia 16/09/2024minha estante
Sério, Fabrício?? Que triste!! É muita pilantragem, nossa senhora!!




Beatriz 07/12/2023

A realidade da Polícia do Rio de Janeiro. Alianças formadas com o mundo do crime para sobreviver, manter a ?paz? e ter o básico para sobrevivência. A justiça tem seu lado.

Se o livro tivesse mantido a mesma empolgação do começo seria sem dúvidas um livro mil estrelas. No final, ou autor foca em lastimar a indignação com a sua sentença condenatória.

Para quem gosta do assunto, vale a pena.
comentários(0)comente



Bruno.Oliveira 27/06/2023

Como Nascem Os Monstros !
É Um Intenso e Perturbador Romance Não Ficcional, Escrito Por Rodrigo Nogueira, Ex-Policial Militar, Preso desde Novembro de 2009, Ele Lança Mão de Suas Próprias Experiências Para Contar a História do Soldado Rafael, Treinado Não Para Policiar más Para Eliminar o Inimigo a Qualquer Custo. O Protagonista Inicia Sua Trajetória na PMERJ Sonhando em Servir e Proteger, Aos Poucos, A Convivência Com Colegas Mais Velhos, Curtidos no Dia a dia da Frente de Batalha entre Polícia e Bandido, O transforma Em Guerrilheiro Urbano, Livre Para Saquear Territórios Conquistados e Eliminar Pessoas Quando Julgar Conveniente, Fomentando o Círculo Vicioso de Violência e Morte Que Tem Pontuado as Ações Policiais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
comentários(0)comente



Christiane.Leite 02/05/2023

É um retrato cru e honesto da violência urbana e suas consequências. A trama é contada de forma realista e intensa, com personagens complexos e bem desenvolvidos. O clímax é impactante e deixa uma forte mensagem sobre a importância da empatia na luta contra a violência. Embora possa ser considerado um livro pesado, Como Nascem os Monstros é uma leitura poderosa e importante para todos que buscam compreender as raízes da violência urbana e a necessidade de buscar soluções para esse problema grave.
comentários(0)comente



Jonatas.Campos 30/01/2023

Realidade sem rodeios.
O livro retrata a realidade a respeito de como realmente funciona a rotina de policiais corruptos. Por mais que as experiências do sejam relatadas na cidade do Rio de Janeiro, essas ações corruptas são comuns em todo o Brasil. tenho dezenas de amigos que são policiais, tanto em MG onde vivi doze anos quanto no RJ onde ainda resido e já ouvi sobre muitos relatos similares ao que li no livro. Interessante que o livro nos convida a pensar antes de levar como verdade absoluta aquilo que é passado nos jornais sobre as apreensões feitas da polícia, pois, só vemos o que o orgão quer que nós vejamos, só sabemos o que querem que saibamos.
A escrita do livro é de fácil entendimento, com explicações de gírias, vícios de linguagens e demais citações. O protagonista detalha bastante tudo o que acontece e não nos poupa de detalhes mórbidos, o que causa certo espanto em determinadas partes. Eu achei o livro maravilhoso, a forma com que a história é contada magnífica, não concordo com todo o pensamento exposto do autor, principalmente na defesa do acusado no final do livro, mas é algo pessoal de minha forma de pensar. Infelizmente o protagonista do livro continua sendo um monstro e foi preso novamente em MG acusado por estupro e ainda reagiu e agrediu os policiais que foram rendê-lo. Focando na obra, recomendo a todos os interessados.
comentários(0)comente



Tamara Octaviano 29/12/2022

Livro perfeito pra gente parar de tratar a polícia com essa dualidade entre "bem ou mal", "heroi ou vilão"
comentários(0)comente



Roberta.Lopes 24/12/2022

Extremamente cruel, necessário e corajoso
Esse livro antes de tudo monstra como o ser humano é moldado pelo meio. Como uma pessoa comum e de boas intensões pode vim a se tornar um monstro dentro do meio que se insere e, principalmente, como a PM do jeito que está é uma maquina de produzir corrupção, perversidade e, principalmente, perpetuação do crime. Como muitos PMs que entram para o mundo da corrupção podem ser, ao mesmo tempo, vítimas e vilões de sua própria história. Como a ganancia cega e gera perversidade.
Essa leitura foi certamente a coisa mais chocante e indigesta que eu já li. Não tem como terminar esse livro indiferente e sem pensar que mudanças precisam ser feitas dentro da PM. Mas será que essas mudanças são interessantes para quem detém o poder?
comentários(0)comente



vampiraxis 23/08/2022

É isso. Terminei....
Um livro intenso, onde o autor conta sua história real de policial do RJ e sua evolução de "monstro" -

Me dói escrever isso, mas tudo tem seu lado bom e ruim, mas não esperava encontrar um lado podre...

- todo o processo e evolução para se tornar um monstro, segundo palavras do autor, a maneira como a profissão o levou a um caminho sem volta.
comentários(0)comente



Tatiana455 15/02/2022

Um livro intenso e perturbador, onde o protagonista inicia sua trajetória na PMERJ, sonhando em ?servir e proteger?- como dizia o slogam de propaganda do governo estampado nas fichas de inscrição para o concurso. Aos poucos, a convivência com colegas mais velhos o transforma em guerrilheiro urbano, livre para saquear territórios conquistados e eliminar pessoas quando julgar conveniente, entrando num caminho perigoso e cruel, do qual não se tem volta.
comentários(0)comente



Rafael Almeida 07/02/2022

Oprimidos e opressores
Como eu tinha pesquisado sobre a violência policial no Rio de Janeiro para a faculdade no ano passado, já imaginava encontrar algumas das situações apresentadas neste livro. Porém, para minha surpresa, é um mundo totalmente diferente quando visto pela perspectiva do policial, que está constantemente vestindo a farda da morte e da opressão e, ao mesmo tempo, enfrentando problemas nas estruturas policiais.

Sendo um romance não ficcional, o autor traz detalhes cruéis e verdadeiramente impactantes sobre as rotinas de policiais desse estado. Informações sobre corrupção, assassinato, política e, especialmente, visões pessoais recheiam o livro, trazendo a vida real à cena.

Para ler "Como nascem os monstros" é preciso coragem. Em variadas partes seu estômago não suportará tanta nojeira e desumanidade. Em outras, seu pensamento crítico será instigado e, com certeza, contribuirá para uma leitura melhor.

Ler este livro foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Dificilmente uma obra escrita mexe tanto comigo como esta conseguiu. Mesmo que demore - pelo tamanho do livro ou pelo impacto narrativo -, leia. Não vai se arrepender!
comentários(0)comente



EddeDeka 26/01/2022

Tenebroso e assustador.
Se realmente for verdade o que está sendo narrado no livro é bastante preocupante. Mas realmente não é possível acreditar em toda a narrativa apresentada, tem muita coisa inventado nestas histórias. Mas mesmo assim as práticas narradas se tornam preocupante para quem mora no RJ, não que eu ache não exista mesmas práticas nas polícias de outros estados.
comentários(0)comente



Marcos.Paulo 22/06/2021

Desanimador
Este livro deveria ser resumido à cartilhas para serem entregues aos turistas que visitam o Rio de Janeiro!
comentários(0)comente



Mariana 08/05/2021

Todo carioca deveria ler
Como Nascem os Monstros é um romance não-ficcional escrito por um praça da PMERJ, o ex-soldado Rodrigo Nogueira, preso desde 2009 por um crime que ele alega não ter cometido. Ele descreve a vivência do personagem Rafael Figueira desde a infância até o momento de sua prisão. Expõe toda a fragilidade da PMERJ como uma instituição falida e não muito diferente do tráfico e da milícia, com quem frequentemente se alia para vender armas, drogas ou fazer acordos. Fala sobre os crimes cometidos por policiais, desde tirar dinheiro de motoristas infratores até torturar e assassinar cruelmente supostos bandidos já rendidos. A sensação que dá ao terminar de ler esse livro é de total desesperança. Ainda assim, recomendo fortemente a leitura a todos.
ju 08/05/2021minha estante
já vou adicionar a lista!




Alysson 27/09/2020

"Como Nascem os Monstros"
No livro escrito por Rodrigo Nogueira, EX soldado da PMERJ preso, o autor narra a história do protagonista "Rafael",(acredito eu que para não complicar mais a sua situação com a justiça), misturando suas próprias histórias e de outros ex companheiros de farda. A intenção do autor é mostrar aos leitores como um cidadão normal, jovem e idealista entra na PMERJ e acaba sendo transformado em um monstro, por causa da desvalorização estatal em relação a classe, da hierarquia militar que suprime os que estão a baixo da hierarquia e também da conivência por parte da população, pois como o autor descreve no livro, não tem como ter o corrupto sem o corruptor e sempre tem alguém disposto a pagar para não ter o carro rebocado, ou pra não levar uma multa ou até mesmo pra não ser preso. O livro tem fortes descrições dos crimes realizados pelo protagonista a tal ponto que faz o leitor se sentir na pele do policial, pela riqueza de detalhes deixa a certeza de que não são simples histórias contadas de boca à boca e sim que o autor estava lá e as presenciou. O autor também não poupa esforços em criticar o sistema militar, que pelo ponto de vista dele, foi simplesmente copiado do exército e não prepara policiais e sim soldados que são treinados para matar. Esse livro é ótimo para abrir um debate sobre segurança pública e sobre a atual estrutura das policias. o fato do livro dispor de relatos reais deixa claro a ineficiência do atual sistema que não teria como esconder, nem se o autor dissesse que se trata de algo ficcional.
comentários(0)comente



28 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR