Ana Alice | @soprodepaz_aa 29/10/2022Maravilhoso!Esse é o segundo livro que li do Nicholas Sparks. E, posso dizer: ele manteve o que me fez gostar dele - romance, flashbacks, drama e mistério. Demorei pra terminar a leitura por conciliá-la com o estudo, mas a todo momento senti que seria capaz de terminá-la em uma madrugada.
Nessa obra, conhecemos Katie, que se mudou recentemente para uma pacata cidade com o objetivo de recomeçar a sua vida. Sem amigos ou parentes, a solidão e o medo a assolam. Pouco depois, entra em cena Alex - pai de duas crianças e o dono da mercearia mais famosa do lugar. Ele é conhecido ali por atender às necessidades que seus clientes apresentam e ser gentil. No entanto, é uma terceira e improvável personagem que faz a diferença na história - Jo. Ela é uma psicóloga que se torna vizinha de Katie e, posteriormente, sua amiga.
Desde as primeiras páginas, é suscitado no leitor uma curiosidade sobre o passado desses três personagens. Ao avançar delas, é possível criar hipóteses sobre qual o objetivo deles na história. Inclusive, algo que ajuda muito a compreender cada integrante é a escrita do autor, assumindo a personalidade a ser externada naquele momento, através do narrador observador. Como Jo e Alex são novos conhecidos de Katie, há muito o que conversar e entender - assim, quem está lendo os conhece também. Ainda em função do tipo de narração, percebemos quando impressões pré conceituadas, de um sobre o outro, mudam.
As reviravoltas mantém a jornada, até a página 414, instigante. E, principalmente nas últimas 50 páginas, eu não achei que fosse acontecer tanta coisa. Chorei, e sempre acho especial a capacidade do livro gerar isso ao seu leitor. Essa foi uma daquelas leituras que você se pega pensando e dizendo que vai ler "só mais um capítulo", várias vezes. Os capítulos curtos então, enfatizam em mim a vontade de devorar um atrás do outro. Para além disso, o detalhe que me encantou foram as diferentes perspectivas da história - no início bem separadas, e com o decorrer da trama se entrelaçam até tornarem-se uma só.
Aprendi com essa leitura que devo prestar atenção aos sinais que mostram o momento de encerrar um ciclo e começar o próximo. Indico a quem queira um romance bem desenvolvido, com um cupido inusitado e cenas que fervilhem as idéias.