Natasha 27/05/2019
Nicholas Sparks ? Um Porto Seguro
O livro
Na trama, conhecemos Kate, uma mulher misteriosa, sem família ou história pra contar, numa pequena cidade de Southport. Há mais de um mês, ela trabalha num restaurante, mas, antes disso, teve que ficar dois dias sem comer e sem um lugar para dormir. Morando numa casa caindo aos pedaços no meio da floresta, Kate descobre que tem uma vizinha, Jo, que logo se tornaria uma grande amiga. Por muito tempo, Kate se mudara de uma cidade a outra, na tentativa de se esconder de um passado que a perseguia. Por isso, todos os seus pertences cabiam em uma única mala, caso precisasse fugir outra vez.
Um personagem em destaque é Alex Wheatley. Ele havia servido no exercito na divisão de investigação criminal e investigara crimes militares, desde a desaparecimento de soldados em quartéis a invasão de domicílio, maus-tratos domésticos, estupros e assassinatos. Ele se aposentara com 32 anos, com a patente de Major. De início, Alex queria trabalhar no departamento de policia, mas acabou cedendo ao convite do sogro para gerenciar o negócio da família, que era cuidar de uma pequena loja de artigos rurais e uma espécie de hortifruti e supermercado. Viúvo, Alex cuidava da filha Kristen de 5 anos e do filho mais velho, Josh.
A nova moradora de Southport lhe despertara a atenção. Kate era uma mulher desprovida de atrativos, não usava maquiagem ou se arrumava para despertar a atenção, embora fosse naturalmente muito bonita e isso despertou a atenção Alex, por estar sempre na defensiva, quando aparecia na loja para fazer pequenas compras. Desde o inicio, Alex percebera que Kate tinha problemas e ele estava determinado a ajudá-la, mas antes ele precisava saber o que realmente a trouxera à Soutport.
?Alex percebeu que os dedos da mão direita dela estavam se movimentando ao redor do anular da mão esquerda, dedilhando um anel que não estava ali. O gesto lhe trouxe algo familiar e que havia sido esquecido há bastante tempo?.
Minha opinião
Se você ainda não assistiu ao filme, não o assista antes de ler este livro, pois, assim como algumas pessoas, eu soube do filme antes da existência do livro. Como sempre acontece, e todos nós sabemos que acontece, o livro tem 60% de história não contada no filme, detalhes importantes e surpreendentes. E ?um porto seguro? nos leva a conhecer o mundo sombrio de uma esposa, que por muito tempo foi abusada fisicamente e psicologicamente por seu próprio marido.
Eu adoro histórias de suspense e ainda mais quando há psicopatas envolvidos na trama. Você pode está se perguntando: ?isso não é um livro de romance??. Sim, mas é uma das poucas obras de Nicholas que tem uma dose a mais de suspense e um psicopata perseguidor envolvido na trama. Sem sombra de dúvida, este, em minha opinião, é uma das melhores obras do autor, já que ?O Guardião?, para mim, foi o melhor que ele já escreveu.