Lê Golz 16/01/2014Resenha - Um porto seguro"Ele era diferente dos homens que ela havia conhecido no passado, diferente de qualquer pessoa que ela conhecera em toda a sua vida." (p. 117)
A história gira em torno de Katie, que não parece querer criar vínculos com a pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, a quem é a mais nova moradora. Uma mulher linda, inteligente e muito misteriosa.
Ao chegar a cidade ela consegue emprego no Ivan's, um restaurante que já funcionava a muitos anos na cidade. Katie é muito reservada e não conversa muito com as pessoas do local. Basta uma pergunta sobre seu passado, que ela fica em alerta procurando sempre outro rumo para a conversa. Alugou uma casa em um lugar bem afastado da cidade, assim evitaria um maior contato com os moradores.
Porém Katie conhece Jo, sua vizinha mais próxima, e apesar de não demonstrar qualquer interesse em partilhar seu passado, elas se tornam amigas. Jo é bem humorada e consegue fazer com que Katie se solte por alguns momentos e até a aconselha sobre a vida naquela pequena cidade. Katie se sente até a vontade em começar a revelar seus maiores segredos.
Ela também conhece Alex Wheatley, um homem viúvo e pai de dois filhos, Josh e Kristen. Ele é o dono da loja de conveniência Fisher's, onde ela costuma fazer suas compras frequentemente.
Alex parece cada dia mais interessado em Katie. Para ele além dela ser uma mulher linda, seu jeito misterioso a torna mais atraente. Além do mais Kristen, sua filha mais nova, adora Katie, e uma aproximação entre os dois se torna inevitável.
" Tudo que Alex sabia com certeza era que, aqui e agora, ele estava se apaixonando perdidamente por aquela mulher e que esperava que ela sentisse o mesmo em relação a ele." (p. 155)
Aos poucos Katie vai se tranquilizando mais na pequena cidade e com o passar dos dias se aproximando mais de Alex. Ela percebe que ele é um pai maravilhoso e batalhador, por criar seus filhos sozinho, além de demonstrar ser um homem encantador quando está ao seu lado.
Mas sendo Alex, um ex-investigador, ela se pergunta se realmente pode se envolver e confiar nele. Apesar de adquirir certa segurança, o seu passado ainda assombrava sua mente e a podia surpreender a qualquer momento.
" Havia outra força em ação, algo cuja existência ela vinha tentando negar. Sentia-se atraída por ele, mais do que gostaria de admitir. E quando saiu do chuveiro, já sabia que teria que tomar cuidado. Alex era o tipo de homem pelo qual ela poderia se apaixonar e aquela ideia a assustava." (p.153)
A narrativa é na terceira pessoa e de fácil entendimento. O que me arrependo é ter assistido ao filme primeiro, apesar de desconhecer a existência do livro. Quando vi a primeira vez me apaixonei pela história e fiquei sabendo depois que era um romance de Nicholas Sparks. Na maior parte do livro, conforme eu ia lendo, minha mente focava muito na imagem dos atores do filme e eu detesto quando isso acontece. Prefiro mil vezes ler o livro primeiro, para evitar isso.
Alguns detalhes da história são diferentes do filme, e acontecimentos que só vamos descobrir no final, no livro já são esclarecidos antes. Mas o bom é que amei o livro mais ainda, pois foi tudo bem detalhado e intenso e fez ele entrar para minha lista de queridinhos. Não tem como Nicholas Sparks não nos emocionar.
site:
http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2014/01/resenha-um-porto-seguro.html