Polliana 26/01/2022A audácia dessa mulher
A audácia dessa mulher, da escritora carioca, Ana Maria Machado foi uma indicação de uma professora na faculdade, o título me deixou bem curiosa, comecei a ler de forma despretensiosa imaginado ser apenas um bom romance, mas a narrativa me ganhou, pois, a autora traz referências de grandes clássicos da literatura e de autores consagrados, faz um tour pela cidade do Rio de Janeiro do século XIX e nos dias atuais.
O enredo trata de assuntos universais como o amor e o ciúme, Bia e Virgílio (até os nomes dos personagens são referências dos clássicos) são profissionais convidados para prestar consultoria numa série intitulada Ousadia, pois, a Bia é uma jornalista que escreve sobre viagens na coluna de uma revista; e o Virgílio é proprietário de um restaurante, e um habilidoso cozinheiro ( podemos perceber os papéis invertidos, enquanto a mulher trabalha viajando o homem trabalha na cozinha, papeis que no século XIX era uma realidade bem diversa)
Após este encontro Virgílio se apaixona por Bia, com este contato ele percebe como Bia é uma mulher interessante, conhecedora de literatura e dos costumes dos séculos anteriores, ele decide presentear Bia com um caderno de receitas que está na família a muito tempo, este caderno foi um presente que a mãe do Virgílio ganhou de uma amiga.
Ao iniciar a leitura do caderno Bia percebe que entre as receitas a menina, dona do diário conta suas vivências. Com a ajuda de Ana Maria, secretária e amiga da Bia, elas conseguem separar as receitas e estas histórias, Ana Maria fica impressionada com a semelhança da história com a sua vida, pois o seu noivo é muito ciumento, assim como o noivo e futuro marido da moça do diário. A história também fascina Bia, que busca mais informações a respeito da moça dona do diário. Não dei nenhum spoiler rsrsrs o que contei é apenas 1 % do enredo, que história maravilhosa.
Para quem leu Dom Casmurro do Machado de Assis a leitura se torna mais interessante, pois a autora vai utilizar muitas referências da obra, mas funciona para quem não leu, o livro é bem redondinho, a autora junta todas as pontas soltas.
#aaudaciadessamulher
site:
https://www.instagram.com/p/CY4RQ0ILOuE/