Suruassossaurus 23/08/2023
Solidão, Dúvida e Falta de Esperança
Na primeira vez que vi este livro pensei que era uma biografia do David Bowie (na edição da Darkside ele está na capa), temática que não me atrai tanto, e por isso demoraram alguns anos para finalmente lê-lo. Se eu soubesse o quão bom este livro é...
Newton é um alienígena vindo de Anthea com um único objetivo: obter recursos e construir uma nave para resgatar as últimas centenas de sobreviventes de sua espécie, isso com um prazo de cinco anos que, tempo em que os poucos recursos que ainda tinham durariam. Seu planeta está morto e os poucos sobreviventes estão em abrigos quase sem comida e fontes de energia. Este esforço desesperado foi a última tentativa que fizeram para evitar sua extinção e que encurtou ainda mais a duração de seus poucos recursos.
A princípio os planos seguem bem: obtendo dinheiro vendendo jóias e patentes de todo tipo de coisa simplesmente revolucionárias, Newton consegue obter o necessário para construir a nave salvadora. Porém, com o tempo o alienígena passa a se sentir esgotado. Quanto mais o tempo passa mais ele se cansa de como tudo na Terra parece demais, tanto em aspectos relacionado à incidência de luz e gravidade quanto as emoções e relações humanas (motivo pelo qual ele realmente se aproxima apenas de poucas pessoas). Ter de se disfarçar é cansativo: usar lentes, unhas e orelhas postiças e peruca por tanto tempo faz com que ele precise, por diversas vezes, arrancar tudo e se olhar no espelho, tantos sacrifícios em prol do salvamento de sua espécie. Contudo é o auge da Guerra Fria e, vendo os humanos ameaçando destruir o paraíso que a Terra como consequência de uma possível ecatombe nuclear fica impossível deixar de pensar na possibilidade de que ele poderia estar trazendo seu povo (mulher e filhos inclusos) para um planeta que em pouco tempo iria repetir o mesmo erro que sua raça cometeu. Vale a pena tanto esforço? Não seria melhor aceitar o destino que eles próprios causaram?
Diferente das ficções científicas que envolvem guerras, tiroteios, monstros e robôs, esta obra é extremamente íntima e emotiva. Acompanhar Newton se mostrou um exercício de empatia e é impossível não sofrer com ele, nem temer por ele visto que suas atividades não passam desapercebidas. A solidão, os questionamentos, a desesperança, depressão, fuga da realidade, a agressâo constante da gravidade sobre seu corpo, o peso da respinsabilidade e das vidas que dependem dele, tudo o que ele passa e sente foi escrito de maneira a te fazer simpatizar e a sofrer com este antheano desesperado em uma missão quase impossível passando por males físicos e psicológicos.
Uma curiosidade é que as descrições do Newton se encaixam muito no David Bowie, sendo anterior ao início de sua vida como astro da música. Posteriormente foi feito um filme inspirado no livro onde o próprio Bowie fez o personagem principal. Um efeito inesperado foi me fazer gostar mais ainda dele, adicionando uma carga emocional maior a certas músicas, como Space Oddity e Ashes to Ashes.
Por fim, é uma pena que este livro tenha saído de linha. Eu mesmo o comprei por um preço elevado por ter me interessado um bom tempo após este fato ocorrer. Porém é inegável que vale a pena. Digo com toda a certeza de que foi o melhor livro que li em 2021.