spoiler visualizarRodrigo 23/09/2021
Um extraterrestre demasiadamente humano
Thomas Newton é um extraterrestre que veio para a Terra com o objetivo de prepará-la para a chegada dos sobreviventes de seu planeta em extinção.
Porém, a verdadeira história é sobre a humanidade, inclusive sobre aquilo que nos torna inumanos: a curiosidade que leva ao desrespeito, o medo que leva à ignorância.
O livro é uma verdadeira metamorfose da personalidade de Newton, inteligente o suficiente para ser eleito o salvador de sua espécie, mas que se torna cada vez mais solitário num planeta que também caminha para a extinção e, com isso, mais dependente do reconhecimento humano, como se verifica na passagem em que ele revela que é de outro planeta: "Newton, após sua confissão, de certo modo, parecia extrovertido, paradoxalmente mais 'humano' agora que deixara claro que ele não era um, de fato".
Nessa transformação, torna-se perceptível que Newton passa a agir e se sentir progressivamente como um ser humano. Desespero, medo, raiva e egoísmo passaram a fazer parte do cotidiano de Newton (externalizados em forma de gritos insanos e gargalhadas espalhafatosas), que perdeu suas motivações para seguir em frente com sua missão, o que o afasta de seu heroísmo e o aproxima do "homem médio".
Ótimo livro! Recomendo!!