A Pena e a Lei

A Pena e a Lei Ariano Suassuna




Resenhas - A Pena e a Lei


62 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Iaraz1nha 12/09/2023

Tive uma leitura maravilhosa. Eu me senti, literalmente, na 1° fileira do teatro, assistindo a peça e cantando junto com o cheiroso e cheirosa, sério. Amo livros neste estilo de teatro, pois, particularmente, não tenho tempo e nem dinheiro para ir ao teatro, logo, livros assim me fazem sentir sensações de experiências na qual não posso viver no momento. Se quiserem sair da realidade, leiam.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 06/11/2024

Em A Pena e a Lei, Ariano Suassuna se mostra mais do que nunca um crítico severo das instituições que transformaram o “Brasil oficial” no país das elites, em detrimento do povo pobre do “Brasil real”. A peça, baseada na tradição popular nordestina dos cordéis e teatro de bonecos, vai do profano ao sagrado, do trágico ao cômico, misturando temas e linguagens na medida certa. Como boa farsa, expõe verdades dolorosas incitando o riso, ao passo que estimula a reflexão sobre a imperfeita justiça dos homens frente à infalível justiça divina.



site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520942864
comentários(0)comente



Vitória 08/08/2023

Uma incrível leitura
Que livro incrível! Eu não esperava diferente, mas nossa que delícia de leitura. Foi uma leitura leve e com uma compreensão tranquila também. Eu consegui gostar de todos os personagens e imaginar tudo com uma tranquilidade. Leria mil vezes. Li por conta da faculdade de direito, mas recomendo como uma leitura normal também, porém ele apresenta algumas relações jurídicas que também são interessantes.
comentários(0)comente



Louise 23/10/2023

Adorei
É uma leitura super rápida, consegui ler em mais ou menos 3h em um dia, gostei bastante das reviravoltas, então é um livro q eu indico!!
comentários(0)comente



Bruno Araújo 22/06/2023

ENTRE A MORAL E O CASTIGO
Tentando interromper esse hiato compulsório de leitura, pois ando bem cansado da rotina e, por conta disso, não estou conseguindo engatar em uma leitura, me deparo com Ariano Suassuna, muito pela leveza, e um pouco pelo trabalho também porque “A Pena e A Lei” tornou-se obra obrigatória para os meus alunos que irão iniciar o PAS neste ano.

Suassuna traz nessa peça dividida em 3 atos ilustrações acerca da moral sob o recorte do comportamento brasileiro. Quem já leu ou já assistiu “Auto da Compadecida”, ou mesmo “Lisbela e o Prisioneiro”, este último assinado por Osman Lins, reconhecerá algumas semelhanças. São 3 histórias distintas que vividas pelos mesmos personagens. Em todos os atos é percebido a malandragem, a covardia e a canalhice dos personagens movidos por seus próprios interesses, todos dosados com uma boa quantidade de humor que Suassuna sabe fazer bem.

No primeiro ato é contado as peripécias de Benedito na tentativa de conquistar Marieta e, para isso, usa da esperteza para driblar os maiorais da cidade que também estão apaixonados pela mesma mulher. No segundo ato há também a malícia de Benedito, mas agora somada com a de Mateus e de Joaquim com o objetivo de escapar da prisão após um suposto roubo de novilho do fazendeiro Vicentão, o ricaço da cidade. Enquanto o terceiro ano, conforme já foi visto em “Auto da Compadecida”, os personagens são confrontados com a morte trágica e o julgamento divino por conta de suas ações enquanto ainda vivos.

É uma obra leve, de fácil absorção, curta, rápida e, sobretudo, divertida. Apesar de não ser exatamente inédita por parecer muito com a sua antecessora, “A Pena e A Lei” ainda comporta o melhor de Ariano Suassuna, tanto na comédia, quanto na sagacidade habilidosa do autor.

NOTA: 🌕🌕🌕🌕🌑

SIGA O MEU PERFIL PARA MAIS CONTEÚDOS LITERÁRIOS: instagram.com/mrandmrjones

site: instagram.com/mrandmrjones
comentários(0)comente



Sofia136 28/05/2023

Ariano entregando como já é de costume, uma leitura leve e engraçada, que aquece o coração do leitor . Ótimo para quem está saindo de alguma ressaca literária!
comentários(0)comente



Zelinha.Rossi 01/01/2022

Mais uma obra brilhante e divertidíssima de Ariano Suassuna! Cada vez mais apaixonada pelo autor!

??a coragem é coisa improvável e carga pesada neste mundo de surpresas e disparates.?

?Não tem jeito não, essa vida é um fiofó de vaca.?

??se o desespero é coisa tão grave, a esperança deve ser algo de virtude maravilhosa, pois é o contrário dele.?
comentários(0)comente



Avner 16/01/2022

Divertido
O primeiro ato é o melhor de todos. Tem uma boa narrativa mas não surpreende no final. O desfecho deixa a desejar.
comentários(0)comente



Tiago 12/04/2023

Três peças em uma
Mais uma excelente história de Ariano Suassuna. É contada por Cheiroso e Cheirosa como uma peça de um teatro de mamulengos, que são bonecos típicos do nordeste brasileiro. A peça tem a sua dose de crítica e ironia com a sociedade e seus personagens típicos: o polícia valentão, o dono de terras, o pobre, a ?quenga?, o poeta, o padre, etc?

São três peças em uma. Cada ato é uma história independente mas os personagens são os mesmos. O primeiro ato é ?A Inconveniência de ter coragem?, o segundo é ?O caso do novilho furtado? e o terceiro é ?o Auto da Virtude da Esperança?. Os dois primeiros são cónicos e o terceiro é mais profundo e filosófico (mas não deixa de ter a sua graça). O contraste é bem interessante.

Dois destaques: primeiro, o personagem Benedito com suas armações e peripécias e segundo, para os versos rimados que aparecem ao longo da peça. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucca 08/08/2022

A pena e a lei
Mais uma vez lendo Suassuna e essa peça é uma sequência da ideia que o Suassuna quis passar ao longo de 3 peças, que finaliza com Farsa da boa preguiça, sendo cada peça de leitura independente. Em a pena e a lei nós acompanhamos Benedito, outro malandro criado pelo autor que tem que viver como pode para ganhar o seu sustento. No primeiro ato ele está querendo conquistar o coração de Marieta, uma mulher que é desejada por dois homens que Benedito não tem a mínima chance contra eles, e durante esse ato ele fará de tudo para conquistá-la, não medindo esforços, sejam os meios duvidosos ou não. A partir do segundo ato, o título da peça começa a ganhar mais força e veremos aqui novamente a moral dos personagens sempre se moldando conforme o que é conveniente para cada um. E indo para o último ato, a morte é mais uma vez utilizada, só que dessa vez o Suassuna vai para uma discussão mais existencialista, junto do bom humor de sempre que ele tem.
comentários(0)comente



Pedro 22/11/2022

Ariano Suassuna é lendário. Toda obra dele consegue misturar na medida certa humor e moral, e aqui não poderia ser diferente. Magnífico!
comentários(0)comente



Yasmin.Moraes 16/03/2023

Cotidiano
Esses livro é dividido em 3 partes (na peça seriam os 3 atos). Em cada um há uma situação distinta e o autor vai apresentar uma crítica diferente. No primeiro crítica a necessidade do homem de ser "valente", na segunda a corrupção do cotidiano e a terceira versa sobre a fé.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



62 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR