nic.venancio 01/08/2023
As vantagens de ser Presente
?Se você está lendo estas palavras, você VENCEU hoje. Está aqui. Está vivo.?
Esse livro foi uma montanha-russa de emoções que eu nem consigo explicar. Me identifiquei muito com o Charlie e a sua maneira de se prender dentro dos próprios pensamentos, apenas observando tudo e todos e se tornando ?invisível?.
Eu tinha uma maneira parecida de agir, até pouco tempo atrás, criando mundos e mundos na minha mente como forma de sobreviver ao ambiente caótico que eu tava inserida, então muitas das coisas que o Charlie sentia ou pensava fazia muito sentido pra mim, mesmo que não tivesse sentido nenhum.
Confesso que fiquei meio mal até a metade do livro, porque me identifiquei com o personagem na parte de ansiedades e etc. Mas, no geral, eu gostei muito desse livro. Senti que ele me ajudou bastante. Principalmente em entender as DESVANTAGENS de ser invisível. Compreender que se eu quiser que as coisas melhorem, não posso me prender na minha mente. Tenho que estar presente. Tenho que escolher viver um dia de cada vez. Tenho que me expressar e deixar claro o que eu quero. Tenho que ser eu mesma e ser sincera comigo mesma.
Não vou comentar o grande trauma do Charlie aqui, não só por ser revoltante demais, mas também que quero pensar para frente. Pensar que pessoas que representam o Charlie na vida real, e as dores e os traumas dele, estão seguindo em frente, estão vencendo.
Em resumo, gostei bastante da escrita! É em forma de cartas escritas por Charlie, e São tão leves que você vai querer devorar o livro. Os diálogos e acontecimentos são do dia a dia do personagem, e ele coloca muuuuiito de seus pensamentos na narrativa, mas não são cansativos! É uma leitura bem fluída!
Gostei da simplicidade das personalidades das personagens, mesmo elas sendo profundas! E gostei, obviamente, em como um livro que fala tanto da solidão pode trazer um sentimento de conforto no final, porque o leitor compreende que, afinal, ele nunca estará sozinho.
E não se esqueça que, neste momento, nós somos infinitos.