Armas, Germes e Aço

Armas, Germes e Aço Jared Diamond




Resenhas - Armas, germes e aço


107 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Lu Tibiriçá 15/06/2021

A conquista do mundo pelo Homem (espécie)
"Armas, germes e aço" não é um livro fácil nem "gostoso" de ler. É duro. É a Humanidade em sua grosseria exposta num mercado. As conquistas europeias demonstradas cientificamente por Jared Diamond escancaram o uso do ambiente e da tecnologia em prol de massacres humanos sobre outros humanos.
Demorei a ler mais que o normal. É cansativo. Mas é necessário. Saber nossa história nos ajuda a perceber que espécie somos e o mal que somos capazes de fazer a nós e ao nosso ambiente. Assim, esse livro se torna, a cada dia mais atual. Infelizmente.
comentários(0)comente



João 21/06/2021

Um livro denso que busca explicar a evolução humana, pautado pela pergunta central: "Porque algumas sociedades evoluíram mais do que outras?".
E a resposta, busca refutar todos os argumentos racistas, acerca da tal "superioridade". O caminho da nossa evolução, é pautada pela biologia e geografia onde ocupavam os povos - juntamente de uma pequena dose de acaso.
comentários(0)comente



Julia.Dani 19/07/2021

Armas, Germes e Aço
Por meio desse livro o biólogo Jared Diamond busca responder a questão de porquê algumas civilizações se desenvolveram antes que outras e sobre como isso impactou o mundo inteiro (e continua impactando).

Essa leitura me fez refletir sobre diversas coisas sobre as quais eu não havia pensando antes, recomendo a leitura tanto para estudantes de biologia como para os leigos pois é de fácil entendimento!
comentários(0)comente



Eriickhenriique 08/09/2021

Ponto de vista interessante
O autor tenta, no livro, explicar os motivos pelo quais os Europeus foram os colonizadores das Américas e da África e não o contrário. O autor se afasta da ideia do darwinismo social e utiliza da geografia e clima para explicar a superioridade tecnológica dos eurasianos perante as outras Civilizações.
comentários(0)comente



Everton Pontes 14/09/2021

A pergunta de Yali!
O que você faz com uma pergunta? Jared Diamond, em busca de uma resposta a um nativo da nova Guiné mergulha de forma profunda e minonciosa na história de nossa civilização para descobrir a origem de um "povo" ser mais bem sucedido hoje do que outros.
comentários(0)comente



Fabio 11/10/2021

Armas, Germes e Aço
Edição comemorativa de vinte anos deste best-seller internacional e vencedor do Prêmio Pulitzer de 1998. Armas, germes e aço procura demonstrar, por meio de uma intrigante revisão da evolução dos povos, que o destino dos europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes à inteligência e aptidões de cada um dos grupos.Através de uma viagem ao longo de treza mil anos de história dos continentes, Jared Diamond conclui que a dominação de uma população sobre outra tem fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), que dizimaram sociedades de caçadores e coletores, assegurando conquistas, proporcionando a expansão dos domínios de determinados povos e, consequentemente, conferindo-lhes grande poder político e econômico.De capa nova, esta edição traz um posfácio inédito do autor sobre a pobreza e a riqueza das nações no mundo moderno.
(From Amazon)
comentários(0)comente



Graxaim 05/11/2021

Excelente análise da influência geográfica e ambiental no desenvolvimento de diferentes sociedades humanas.
comentários(0)comente



Rafael.Bartz 23/11/2021

Livro muito bom, são apresentados pensamentos referentes ao por que das sociedades da Europa terem "evoluido" mais que a demais, e explicando os minimos detalhes, recomendo
comentários(0)comente



Ricardo de Andrade 24/02/2022

Desmistificando a evolução das sociedades
O livro é bem importante para desmistificar teorias racistas e capacitistas que tentam explicar o porquê algumas sociedades prosperam mais que outras ao redor do globo.

Esse livro teórico de história na verdade é escrito por um biólogo que explica através de muito estudo que os fatores geográficos e biológicos contribuiram e MUITO para que algumas sociedades evoluíssem mais que outras. Explicando assim o porque a Europa é geralmente considerada (equivocadamente) o berço da evolução no mundo.

É bastante esclarecedor. Só senti que pela minha falta de conhecimento em vários assuntos, não aproveitei o máximo que pude do livro. Comecei bem na leitura, mas o desenvolvimento não me caiu como eu esperava. O final acabou me reacendendo no tema e me fazendo perceber o quão importante foi essa narrativa.

É um livro que recomendo. Principalmente pra quem gosta de história.
comentários(0)comente



Fabio.Jackson 31/03/2022

Excelente Leitura
Armas, Germes e Aço nos leva em uma viagem que parte de uma única pergunta ?o que levou os diferentes povos da terra ao seu destino??
Porque os europeus colonizaram a América e não o contrário? A resposta está nas diferenças entre os povos ou tem outros fatores envolvidos?
As respostas para essa questão tentam ser respondidas nesse livro, de forma muito didática e com uma ótima escrita.
Recomendo demais a leitura pra quem curte esse tipo de leitura. Pra quem leu sapiens é um ótimo complemento.
comentários(0)comente



Carol Jusvi 16/04/2022

A origem das civilizações e o domínio de umas sob outras
A obra oferece um mergulho nos primórdios das primeiras e principais civilizações humanas, apresentando argumentos que explicam o domínio e desenvolvimento atual de algumas nações e continentes em detrimento de outros. O autor desenvolve a obra no sentido de provar que a atual configuração mundial não decorre de ?superioridades raciais?, mas sim de vantagens geográficas e de diversidade de plantas e animais domesticáveis. Esses argumentos explicam o longo domínio dos países localizados na Eurásia, local em que foram domesticadas as primeiras plantas, dando início a agricultura, bem como os primeiros animais, como as ovelhas, cavalos e vacas. O autor prova que os ameríndios, por exemplo, não eram menos capazes desses feitos, contudo, o ambiente em que estavam inseridos não possuía espécies de animais e plantas aptos à domesticação, atrasando o desenvolvimento da agricultura e consequentemente travando o desenvolvimento tecnológico e de escrita. Senti a leitura mais travada em alguns trechos, considerando a quantidade de informações, me lembrou minha experiência com Sapiens, de Harari. Uma crítica à essa edição é o tamanho da fonte, acho que torna a leitura ainda mais cansativa.
comentários(0)comente



Hiamara.Hespanhol 07/05/2022

Conteúdo de muito valor!!
Um livro muito detalhista, se vc procura algo que aprofunde na evolução da humanidade esse livro é perfeito, mas se procura algo mais superficial não recomendo, pois as vezes chega ser cansativo. Mas no geral é uma obra de muito conteúdo. O autor o tempo todo lança perguntas que qualquer um de nós já nos fizemos algum dia, e baseado em estudos, pesquisas e evidências as responde de maneira bem simples e clara.
comentários(0)comente



Mateus 08/05/2022

Por que os povos da Europa e da Ásia desenvolveram técnicas e tecnologias para subjulgar outros povos? (Especialmente povos da África e das Américas). O livro começa com esse questionamento e o autor tenta refutar a ideia racista de que europeus são geneticamente mais inteligentes. Para embasar seus argumentos o autor utiliza conhecimentos de biologia, antropologia, geografia, linguística, entre outros. E mostra como os fatores ambientais foram decisivos para o desenvolvimento tecnologico desses povos. Uma leitura fascinante e muito esclarecedora.
comentários(0)comente



_Wesley_ 20/06/2022

Recursos que formam nações
Armas, germes e aço define como a geografia, a geologia, a fauna e a flora moldaram os povos e nações do mundo. Com explicações minuciosas e por vezes repetidas, o autor pondera como o ser humano evoluiu de acordo com a região em que viveu. O nível de profundidade do assunto é esclarecedor e muito bem focado a cada capítulo, não deixando explorar nada no tema.
comentários(0)comente



Patti Vieira 27/06/2022

Uma grande revisão da evolução dos povos!
A obra é uma união de conhecimentos em diversos campos como a geografia, biologia, botânica, zoologia, arqueologia, entre outras, no intuído de explicar o porquê dos povos eurasianos terem conquistado e dizimado nativos das Américas, Austrália e África e não o contrário.

Uma leitura densa, em alguns momentos até um pouco repetitiva, chegando a ser cansativa, mas, de maneira geral, enriquecedora!
comentários(0)comente



107 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR