Naiana 13/10/2021
Excelente poeta e compositor, mas...
Não tem como negar que Vinicius é um excelente poeta e compositor. Cresci ouvindo suas músicas e lendo ou estudando suas poesias, e quando me veio a oportunidade de conhecer um pouco mais de Vinicius, sem ser de forma aleatória, não resisti a oportunidade.
Nesta edição do Livro de Sonetos publicada pela Companhia da Letras, temos 73 sonetos escritos por Vinicius, a maioria deles selecionados pelo próprio Vinicius para a primeira e segunda edição, além de imagens, rascunhos, textos sobre a obra do autor, o peso do soneto em sua composição, além da cronologia da sua vida.
Alguns poemas eu já conhecia e como sempre me maravilhei lendo-os, mas a maioria foi novidade para mim, ri e chorei lendo alguns, mas a grande maioria, principalmente os que em a mulher como objeto de luxúria eu não gostei, me senti literalmente objetificada para o seu prazer em muitos desses sonetos.
Acho que esta coletânea, de forma geral, não me atraiu tanto, mas ainda assim amo muitas poesias e composições de Vinicius e não me negaria a ler outra obra dele, muito pelo contrário.
Os sonetos que mais me marcaram foram: Soneto da Separação (amo muito), Soneto de Véspera, Soneto da Fidelidade (amo muito²), Soneto do Amor Total, Poética, A Pera, Não comerei da Alface a Verde Pétala (me diverti muito com esse), Bilhete a Baudelaire, Soneto do Só, Soneto da Maioridade, Máscara Mortuária de Graciliano Ramos, Soneto de Florença, Poética (II), Soneto da Hora Final, O Verbo no Infinito, Soneto de Montevidéu, Anfiguri, Soneto do Sessentenário de Rafael Alberti, Soneto com Pássaro e Avião, Sinto-me Só como um Seixo de Praia, Soneto da Mulher Casual.