Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes




Resenhas - Livro de Sonetos


112 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos Dhonatha 13/09/2020

Um dos nomes mais importantes da geração de 30 do modernismo brasileiro, Vinícius de Moraes, um escritor que escreve com uma genialidade singular. Definitivamente amo a forma que ele expressa sentimentos nas entrelinhas do poema, sua escrita subjetiva, com ambiguidades e aliterações.

Já tinha lido à um tempo e relembrar esses sonetos foi muito nostálgico pra mim pq se as pessoas têm músicas que marcam fases de suas vidas eu tenho poemas e alguns dos meus favoritos estão aqui: Soneto do amor total, Soneto da fidelidade, Soneto da separação e o clássico Soneto da contrição
comentários(0)comente



anacfpeixoto 25/06/2020

Levinho, bom de ler
Muito bom para descansar a mente e massagear os sentimentos.
comentários(0)comente



Lys Coimbra 25/06/2020

Livro obrigatório para os fãs do poetinha.
Li e reli muitas vezes e espero ler novamente tantas outras...
Os sonetos de Vinicius são sempre um deleite.
comentários(0)comente



Lilih 24/04/2020

Sempre que busco inspiração leio e releio, não tem como não se encantar!
comentários(0)comente



Sapere Aude 20/04/2020

Os sonetos desse livro, publicado pela primeira vez em 1967, foram escritos ao longo de trinta anos, a partir do início da década de 30. Apesar do vasto espaço de tempo que os separa, eles guardam uma semelhança que vai muito além da submissão ao formato clássico: para Vinicius de Moraes, os sonetos eram uma via de acesso ao sublime, mesmo quando essa elevação se processava por meio da linguagem prosaica do cotidiano aparentemente banal.Este é um atributo que sempre acompanhou o poeta: o poder de vislumbrar transcendência nas pequenas coisas. Nas mãos de Vinicius, os sonetos tornam-se um instrumento exigente e delicado, manejado com firmeza para sensibilizar a crista de banalidade que envolve o mundo real. Tornam-se ainda um recurso sofisticado que permite ao poeta contactar, com mais eficácia, a alma de outros artistas que tinha em alta conta, como Katherine Mansfield, Otávio de Faria, Cândido Portinari e Sergei Eisenstein.Esta edição do Livro de sonetos reúne também nove sonetos inéditos, pescados no baú de raridades que Vinicius de Moraes deixou com a família e que hoje está sob a guarda competente do Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Se o autor os relegou à sombra das gavetas, eles agora ajudam a compor, com mais nitidez, o pano de fundo, a trama secreta que animou o espírito do poeta.É justo falar em espírito, pois os sonetos de Vinicius de Moraes estão, em grande parte, imersos em dilemas metafísicos e impasses místicos. E naquele terreno pantanoso e fértil em que espírito e carne se confundem, conhecido por amor. Mesmo quando escreve a quatro mãos, com Paulo Mendes Campos, ou homenageia um amigo próximo como Rubem Braga, Vinicius não permite que seus sonetos percam de vista a face imutável do homem.A leitura deste livro provoca dois tipos de prazer: o que vem da perfeição da forma, exercitada com elegância, e o que se produz na sua ultrapassagem, momento em que a forma é mero condutor para o enobrecimento da realidade.
comentários(0)comente



Capslock 25/03/2020

Amei demais.
comentários(0)comente



Lari Leitora 05/03/2020

Soneto da Rosa Tardia
Como uma jovem rosa, a minha amada...
Morena, linda, esgalga, penumbrosa
Parece flor colhida, ainda orvalhada
Justo no instante de tornar-se rosa.

Ah, por que não a deixas intocada
Poeta, tu que és pai, na misteriosa
Fragrância do seu ser, feito de cada
Coisa tão frágil que perfaz a rosa...

Mas (diz-me a Voz) por que deixá-la em haste
Agora que ela é rosa comovida
De ser na tua vida o que buscate

Tão dolorosamente pela vida?
Ela é rosa, poeta... assim se chama...
Sente bem seu perfume... Ela te ama...
_Rio, julho , 1963

Esse livro tem vários sonetos e esse foi um dos meus favoritos. É um ot livro e super recomendo
comentários(0)comente



Aris 24/09/2019

Feito pra se apaixonar
O livro dos sonetos não é um livro para se ler uma única vez, e muito menos para se ler em silêncio. São sonetos que nos trazem uma leitura incrível, onde você se torna capaz de indentificar-se, e simplesmente apaixonar-se pela obra do Vinícius de Moraes.
comentários(0)comente



camimoon 07/02/2019

Cada página enche os olhos e o coração, um livro repleto de sentimentos, que trás uma das artes mais romântica já criada pelo homem o poema, que ainda hoje nesse tempo em que as pessoas buscam migalhas cibernéticas, pode aquecer um a alma e lembrar que o mesma as coisas trágicas tem sua beleza.
comentários(0)comente



Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

O Poetinha
Aprendi a gostar de poesia, ouvindo as músicas de Vinícius de Moraes. Carioca da gema, apreciador de um bom whisky e das mulheres, soube louvar o amor como um sacramento cuja perfeição, senão encontrada em vida (foi casado nove vezes), foi perpetuada em sonetos que transpiram erotismo, de rígida métrica e sonoras rimas.

Nesse livro, são apresentados 75, sendo 9 ineditos, o que desperta especial interesse de seus admiradores. Alguns são muito conhecidos como o "Soneto da Fidelidade" e o "Soneto da Separação". Outros são uma fascinante descoberta como o "Soneto do Amot Maior", "Anfiguri" e "Poética" que transcrevo abaixo:

De manhã escureço /
De dia tardo /
De tarde anoiteço /
De noite ardo.
A oeste a morte /
Contra quem vivo /
Do sul cativo /
O este é meu norte.
Outros que contem /
Passo por passo: /
Eu morro ontem
Nasço amanhã /Ando onde há espaço: /
_ Meu tempo é quando.

Boa Leitura!
Débora 28/06/2020minha estante
Que lindooo. Quero muito ler esse livro.




Jamille 06/01/2017

Ganhei esse livro quando era adolescente e foi e é um livro muito especial. Adoro Vinicius!!
comentários(0)comente



Cristiano 11/12/2014

Eterna busca pelo amor ideal
Vou atacar um dos pilares da cultura pátria, Vinicius de Moraes. Li o livro de sonetos e não gostei. A forma é bela, com certeza é necessário muito esforço para conseguir criar sonetos com sua métrica rígida e suas rimas.
No entanto, o conteúdo é repetitivo, sempre falando do amor como algo um tanto adolescente, uma busca incessante por um ideal platônico. Conhecendo um pouco da vida de Vinicius, sabemos que essa foi a tônica de sua existência, tendo em vista que ele se casou 9 vezes, sempre em busca desse tal amor inatingível (já que o amor real envelhece). Enfim, tal qual um perfeccionista, que nunca atinge seu objetivo, pois a perfeição inexiste no mundo real, Vinicius também foi uma amante infeliz, que nunca encontrou o seu tão sonhado amor, que só poderia existir no plano das ideias.
Pra quem quer ler poesia, sugiro a leitura de Carlos Drummond de Andrade. Esse sim um grande poeta que trata da condição humana com um todo.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR