Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes




Resenhas - Livro de Sonetos


112 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


re.aforiori 20/09/2021

A mais bela revisitação de lugares-comuns da nossa poesia
Os sonetos de Vinicius Moraes, foram em sua grande maioria uma releitura, pois andei lendo-os sempre aleatoriamente no decorrer da vida; sem nunca ter pegado o livro do início ao fim. Tal como já o fiz com a poesia de muitos outros poetas...

A sensação foi de revisitar lugares-comuns, que me trouxeram grandes emoções, em diferentes momentos de minha vida, através de seus sonetos mais famosos; lugares que ao se chegar, se pensa: ?deveria vir aqui mais vezes?. Assim como conhecer novos sonetos, foi como se vislumbrar pela primeira vez diante de um lugar lindo, e que sempre esteve ali; e aí, naturalmente, se pergunta: ?porque não vim aqui antes??

Em sua totalidade os sonetos de Vinicius, são maravilhosos. E os mesmos representam uma marca indelével na poesia brasileira.

Vinicius é, certamente, um dos maiores sonetistas de nossa língua.

E trata-se do meu poeta mais querido; pois minha admiração pelo ?Poetinha? é antiga e está além de sua obra; admiro muito à pessoa dele. E é o poeta que mais tenho história com seus poemas, e o mesmo faz parte de minha vida também através de sua música.

Agora, eu me perguntaria definitivamente: ?como seria possível fazer uma resenha técnica, e não tão apaixonada?? Sem dúvida, não teria como.

O que seria um comentário, na última página do histórico, sobre a conclusão do ?Livro de sonetos? ? de Vinicius, decidi colocar na própria resenha.

Pois, resolvi fazer algo que estava totalmente fora do script, que será ler a obra completa de Vinicius; e, aí sim, quando acabar, tentarei fazer uma resenha que ele mereça, afim de falar de toda sua obra, na poesia, na música, no teatro e em crônicas.

Durante os intervalos de leitura dos sonetos de Vinicius, acabei decorando mais três deles. E costumo dizer que, para mim, cada poema decorado vale o mesmo tanto que um livro lido. Pois, o que mais vale de um livro, é aquilo que nos fica de recordações sobre o mesmo; é o quanto cada livro nos marca, e o que levaremos do mesmo para a nossa vida. No entanto, cada poema decorado, faz-me sentir mais pleno, mais vivo; e quando os declamo de cor, a arte parece morar mais profundamente em mim, arraigando minhas entranhas e enchendo minha vida de encanto e de magia; e me sinto com a alma inteiramente enternecida de poesia. E, assim, parece aflorar o que há de melhor em mim.

E, é claro que, por tudo que comentei nos poemas que acompanham meu histórico de leitura; seria até óbvio dizer, que este livro, vai para os favoritos e leva 5 estrelas com louvor.

???

Dale o nosso querido ?Poetinha?! ???

?¯\_(?)_/¯
comentários(0)comente



Bárbara 05/09/2021

Sonetos modernistas
Os poemas de Vinícius são tão terranos, palavras rebuscadas para falar de coisas banais, como frutas, por exemplo, e ainda de modo cru, sem sentimentos. Por isso, podemos ver claramente o traço modernista das suas obras. Eu, particularmente, prefiro poemas mais etéreos e místicos, como os de Cecília Meireles, ou que ao menos nos encham de encanto e maravilhamento - ou espanto, o que acontece nos poemas de Leminski, por exemplo. Sem falar que o constante contraste criado entre os versos de Vinícius fica muito cansativo com a leitura. Não me agradou muito.
comentários(0)comente



Camila1856 28/08/2021

Realmente amo a produção de Vinicius de Moraes e essa edição está belíssima
Apesar de estar amando ler as poesias contemporâneas (que normalmente são curtas e espaçadas) nunca vou deixar passar a oportunidade de ler um cânone da poesia (sou fã de carteirinha de Vinicius, Fernando Pessoa, Adélia Prado, etc.), então assim que soube de Livro de Sonetos não pestanejei e parti para a leitura.

Vale ressaltar que o Livro de Sonetos foi publicado originalmente em 1957, porém nas décadas seguintes além das 57 composições selecionadas pelo poeta, foram acrescentados mais 17 poemas esparsos. O mais legal é que todos os sonetos são posicionados na obra pela sua data de escritura, assim temos o primeiro soneto datado de 1936 e o último de 1975, porém, ressalto que alguns dos sonetos não tem disponibilizado datas.

Em Livro dos Sonetos, somos apresentados a uma verdadeira compilação com os famosos sonetos de Moraes - e outros não tão famosos assim. Confesso para vocês que tem quatro sonetos do autor que sei de cor, só para vocês terem uma ideia de como gosto dele!

Sim, sou encantada pelos sonetos de Vinicius e o considero um mago nesse estilo de poesia, pois ele era capaz de transformar qualquer tema em um poema com uma métrica tão específica quanto os sonetos e, através dessa métrica rimada, era capaz de envolver, emocionar e comunicar sentimentos como amor, dor e indelicadezas e lutas tão presentes no cotidiano.

Ao final de Livro dos Sonetos temos um material extra com o texto "O Caminho para o Soneto" de Otto Lara Resende e para fechar o livro com chave de ouro temos uma cronologia da vida de Vinicius de Moraes.

Outro ponto que preciso mencionar antes de finalizar este veredito é sobre o livro - objeto - que foi uma das coisas que me surpreenderam , pois me deparei um um exemplar belíssimo: capa dura, várias fotos e ilustrações coloridas e, textos extras. Isso demonstra o cuidado que a editora teve com a obra, a fim de torná-la atrativa aos olhos e ao coração já que estamos falando de Vinicius de Moraes, o poeta da paixão. Uma edição realmente digna do "calibre" deste poeta.

Super recomendo! Não se esqueça de me falar se já conhece alguma composição de Vinicius de Moraes ou se ficou curioso a respeito desse livro. Até a próxima e boas leituras!

site: www.delivroemlivro.com.br
comentários(0)comente



Raysa 10/08/2021

Este livro me acompanha desde a adolescência, gosto de abrí-lo de vez em quando ao acaso e sempre me deparo com sentimento e beleza.
.
Aqui temos toda a simplicidade da escrita do "poetinha" contida naquela que muitos consideram a mais perfeita e rebuscada manifestação literária: os sonetos. O soneto é tão perfeito, curto, aparentemente simples e direto que me traz paz (eu amo ver as palavras tão bem organizadinhas sempre no mesmo!?).
.
Através dos poemas deste livro podemos vislumbrar fragmentos dos muitos amores de Vinícius durante boa parte de sua vida. Amores intensos, calmos, sérios, casuais, castos e sensuais, além de muito do seu espírito, de sua sensibilidade e de sua maneira de encarar a vida, as coisas e o próprio ato de escrever poesia! Eles passam quase sempre um sentimento de leveza e uma profunda paixão.
.
É uma obra bem fácil de ler, recomendo para qualquer tipo de leitor, mesmo que não goste ou entenda tanto de poesia.
.
?NOTA: 9,9
??RECOMENDO? Sim!
comentários(0)comente



Maria 10/08/2021

5?
Li esse livro dia 26/6 e só vim fazer a resenha agr.
Eu amei muito esse livro, o livro tem todos os sonetos de Vinicius de Morais.
Eu achei super fácil de ler, porém não acho q todos vai gostar, mas eu recomendo muito.
comentários(0)comente



Karina Paidosz 31/07/2021

Amo-te tanto, meu amor.. não cante O humano coração com +vdd
Delicinha; de vez em quando é bom ler umas poesias para aquecer o coração.
Meu favorito é o Soneto de fidelidade, que já conhecia antes mesmo de ler esse livro.
comentários(0)comente



Lucia101 28/07/2021

Uma coletânea de sonetos que alimentam a alma de uma maneira formidável. Um controle total das palavras que fazem os poemas se tornarem vivos.
comentários(0)comente



Bellatrix 06/07/2021

Um ótimo livro para cabeceira.
Sempre gostei de poesias e do Vinícius de Moraes, e o livro não poderia ser melhor, as poesias todas do jeito que gosto, uma sensação de conforto ao ler.
comentários(0)comente



Claudio 28/06/2021

Clássico, mas repetitivo
Lindos poemas, alguns clássicos. O prefácio e o posfácio são incríveis. O formato de soneto é bem repetitivo, prefiro livros de poesia com mais variedades de formas
comentários(0)comente



Nathália 06/06/2021

Comprei para conhecer um pouco mais do trabalho de Vinicius de Moraes, um conjunto de sonetos lindos e leves. O livro pode ser lido e relido em um dia, não é cansativo.

?Aquilo que eu ouso
Não é o que quero
Eu quero o repouso
Do que não espero.

Não quero o que tenho
Pelo que custou
Não sei de onde venho
Sei para onde vou.

Homem, sou a fera
Poeta, sou um louco
Amante, sou pai.

Vida, quem me dera...
Amor, dura pouco...
Poesia, ai!...?
comentários(0)comente



Maria 29/03/2021

esse livro é resumido em: intimidade
"Que não seja imortal, posto que chama
Mas que seja infinito enquanto dure"

"Hei de morrer de amar mais do que pude"

"Deve andar perto de uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer, de tão perfeita"

"Uma mulher que é como a própria Lua:
Tão linda que só esponha sentimento
Tão cheia de pudor que vive nua"

"Não sei de onde venho
Mas sei para onde vou"

"-Como é que pode, digo me com espanto
A luz e a treva se querem tanto"
comentários(0)comente



Franciele143 20/03/2021

Um livro delicioso para ler

SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
comentários(0)comente



Juliana.Costa 26/12/2020

De tudo, ao meu amor serei atento
Seleção de sonetos lindos. Com requinte e romantismo, Vinicius transmite sentimentos universais através de suas belas composições de palavras.
comentários(0)comente



Luísa Anjos 21/11/2020

coletânea de sonetos de vinicius, escritos ao longo de muitos anos e entre muitos lugares por onde ele marcou seus passos. essa edição é muito confortável para se ler e segurar, a página é amarelinha e dá pra anotar muita coisa ao redor dos sonetos. é um livro muito bom para se ter sempre por perto, abrir numa página e ler um soneto. meu soneto favorito dessa seleção é o "sinto-me só como um seixo de praia"; volta e meia relembro dele para fazer mais uma releitura
comentários(0)comente



Iris @readingwithiris 12/10/2020

Li pra escola
Uerj que me apresentou esse livro, pra falar a verdade não estava muito na época de ler e entender esse livro.
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR