Gabi 04/06/2015Um livro para ser devorado!O que você faria se fosse um psicólogo extremamente famoso e recebesse como paciente nada menos que Deus! Isso é o que acontece com o Dr. Rodrigo Mazal em uma segunda-feira aparentemente comum. Deus se sente solitário e está com necessidade de conversar com alguém, e a escolha ser Rodrigo não é aleatória. Em cada sessão vamos descobrindo os mitos existentes na bíblia, as más interpretações e principalmente a real história da criação humana. Mas saber sobre a origem de tudo vem com um preço, às vezes bem alto. E a partir do momento que Deus tem o "direito" de se consultar, outro ser também tem, o Demônio.
Paralelo a isso temos a vida pessoal de Mazal. É casado com Petra, uma judia que está cansada da monotonia da vida e sua enteada Jane, que está virando uma mulher, cheia de vontades. Mas Petra esconde um segredo sobre o pai de Jane, onde tudo acontece por um motivo.
Não vou falar mais do enredo para não estragar a história. O mais importante aqui é você se surpreender com cada reviravolta que a história dá. Confesso que tinha expectativas baixas para esse livro, e acabou que isso se tornou algo positivo, pois as surpresas que passei durante a leitura valeram super a pena.
O que mais gostei da história é os embates religiosos que acontecem no livro. Aqui, toda a história que você conhece, a interpretação usada pela Igreja é distorcida, fazendo um grande nó em nossa cabeça, rs.
Como não sou ligada a nenhuma religião adorei os embates ocorridos entre Deus e Dr. Mazal, e também entre o Demônio com Dr. Por isso não recomendo a leitura para pessoas com mente fechada, pois certamente se irritarão com o enredo.
O que não gostei foi quando o livro aprofunda nas explicações filosóficas, teológicas e psicológicas, pois como não tenho domínio no assunto, acabei me sentido meio perdida.
Gostei bastante da construção dos personagens. O que mais me surpreendeu foi o Demônio, realmente não o esperava daquele jeito. Algumas atitudes de Rodrigo e Jane me irritaram, mas nada que prejudicasse a leitura. Até me identifiquei com Jane em alguns aspectos, o que me ajudou bastante a gostar da personagem. Meu ódio foi direcionado a Petra, esposa de Rodrigo. Não consegui gostar dela em nenhuma parte do livro.
Os personagens secundários foram extremamente importantes para a história. O mais legal é você não saber quem é quem de verdade, muito menos em quem confiar. Tudo parece verdade e mentira ao mesmo tempo!
Resumindo, Os Demônios de Deus é para quem gosta de ler sobre outras teorias acerca da bíblia, que tem mente aberta para aceitar uma história onde Deus e Demônio são ao mesmo tempo do bem e do mal. Onde você não sabe em quem confiar. Onde os humanos são tão limitados que fica difícil entender e enxergar as complexidades superiores.
É um livro que vai te fazer virar as páginas freneticamente, e quando terminar, vai desejar ter a continuação em mãos. Você vai ler e querer sempre mais.
Beijos e até mais :D
site:
www.reinodaloucura.com