Diane 12/12/2021Uma leitura que dá asas a nossa imaginação!Pedrinho, ao lado de Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa, vai à caça de uma onça escondida na mata próxima ao Sítio do Picapau Amarelo. Quando os bichos da mata descobrem as ações da turma de Pedrinho, se unem em uma assembleia para encontrarem a melhor forma de se livrarem dos ataques dos humanos. Até um rinoceronte fugido de um circo surge nessa caçada, em uma crítica à burocracia presente no país. Este clássico embalou a imaginação de muitas gerações desde que foi lançado, em 1933 e é leitura obrigatória da literatura brasileira infanto-juvenil.
"Na hora em que a onça aparece, até em pau de sebo um aleijado é capaz de subir."
Como é gostoso saber que a literatura nacional infantil é representada pelo vasto mundo criado por Monteiro Lobato. Caçadas de Pedrinho é divertido, mágico e embala nossa imaginação durante toda a leitura, sempre com críticas construtivas em seu texto, principalmente sobre as ações do homem contra a natureza.
Os personagens são extremamente carismáticos e a Emília, assim como em adaptações televisivas, sempre se destaca com seu sarcasmo e inteligência. O único ponto que me incomodou bastante na leitura foram as ofensas à Tia Nastácia, mas levei em consideração a época em que o livro foi escrito, apesar de isso não justificar os termos racistas.