Discurso do Método

Discurso do Método Descartes




Resenhas - Discurso do Método


132 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


may 01/03/2016

A dúvida metódica, o Dualismo cartesiano, a existência de Deus e as 4 regras do método. Todos esses conceitos e ideias aparecem na obra.
Um livro que agrega valores imensuráveis. Primeiro que ajuda a melhorar o raciocínio lógico, depois que você consegue entender melhor o racionalismo como corrente filosófica e o contexto(revolução científica) em que a obra está inserida.René usa a dúvida como método para alcançar a verdade das coisas e nisso se diferencia de um cético, que duvida por duvidar e se mostra quase sempre irresoluto. Quem se interessar por um aprofundamento pode tentar analisar os conceitos e associar o livro aos acontecimentos paralelos da época e ver a herança de Descartes para o mundo atual. Essa herança vai muito além da geometria analítica.
comentários(0)comente



Antônio 07/02/2016

Um livro pra fazer pensar
E se tudo o que me chega aos sentidos não se trata de sensações criadas por mim mesmo, como um sonho? Mesmo que duvidasse de tudo, não poderia duvidar de que duvido. E, se o ato de duvidar é pensamento, isso indica que, de fato, existimos. Isso porque não há pensar sem o existir, pois um e outro não se separam. Esse método de pensar de Descartes, partindo da razão, é o marco da filosofia moderna. Sem tal filosofia não há método científico que se sustente na base do raciocínio; sem o uso da lógica cartesiana em busca da verdade das coisas, as experiências deixam de ser ciência e tornam-se meras especulações sobre as causas e seus efeitos. A ideia da perfeição, uma vez que somos seres imperfeitos, mas capazes de concebê-la, ainda que em nossos pensamentos, demonstra que ela deve ter sido colocada em nós por algum todo de perfeição. E se esse todo, ou melhor, esse ser é de fato perfeito, não haveria de ser criado por nenhum outro, uma vez que isto o rebaixaria à imperfeição; e é isto o que prova a existência de um ser perfeito, tratado pela religião como Deus. Os preceitos do método de Descartes são quatro: a primeira é não aceitar a verdade jamais como verdadeira, se você não a conhece evidentemente como tal; a segunda, dividir um problema maior em problemas menores, em que suas partes sejam capazes de ser resolvidas; a terceira é subir os degraus, dos pensamentos mais simples aos mais complexos, chegando a verdades superiores; e o quarto é revisar, descobrir verdades omissas ou que podem ter sido despercebidas e que, sem elas, perder-se-iam aspectos relevantes para o entendimento completo das coisas. Discurso do método é, sem a menor dúvida, um marco do pensamento moderno, do uso da razão como ferramenta sem falha, da busca pelas verdades que podem ser encontradas por todos, uma vez que esse sentimento da certeza das coisas, da demonstração da verdade por meio das ideias, está embutido em nossas almas; e só existimos porque pensamos, sendo também a recíproca verdadeira.

Discurso do método é um livro que desperta e clareia pensamentos. Agora, um de meus livros favoritos, senão o mais de todos eles.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Bruno Oliveira 24/08/2019minha estante
" no século XVII não havia muita separação entre o que é real e o que acredita-se ser real."

"quanto mais li mais triste fiquei por ter pensado que Descartes sairia do senso comum. "

Rapaz, tu brisou legal, mas seria divertido ler seus argumentos.




NelM4n 08/11/2014

Pensar para existir
Um clássico de filosofia que fica ainda melhor quando se entende o contexto da época em que foi publicado. Discurso do Método veio como um livro para preparar terreno para um lançamento que foi cancelado devido a inquisição ter pego Galileu por seus escritos sobre o heliocentrismo. Com bastante metafísica a partir da quarta parte, é interessante ver o esforço para que com o conhecimento científico da época, provar a existência de um ser superior à todas as coisas. É uma obra que merece ser apreciada.
comentários(0)comente



Literatura & outros blues 09/09/2014

O Discurso do método, de Descartes, é, sem dúvidas, o tipo de livro que merece releitura. Trata-se de um manual para o iniciado ou o douto em Filosofia, pois, embora eloquente, Descartes faz uso de uma linguagem bem acessível.
comentários(0)comente



Lina Angelica 29/04/2014

Aula
Quando li foi para o acompanhamento das aulas de Metodologia da pesquisa, na primeira faculdade. De lá para cá, tive novamente aulas de Metodologia e simplesmente, não consegui avaliar, se eu não entendi ou se o professor não passou corretamente a matéria em questão. Uma coisa, sei hoje, qualquer pesquisa que se faça, nós não vivemos na época de Descartes, que podia ficar horas a fio pensando em uma determinada lógica... Hoje, existem várias lógicas e nenhuma podemos ficar observando e, claro, a vida continua...
comentários(0)comente

Bruno Oliveira 09/09/2012minha estante
Sem gastar tempo no estudo não há aprofundamento.


Lina Angelica 09/09/2012minha estante
Bruno de Olivei ... Obrigada, mas quis dizer em como aplicar a teoria sobre o Discurso do Método... Sempre fui aplicada nos estudos e em tudo que faço...




@KrolChacon 14/04/2014

DESCARTES, René – Discurso do Método - Primeira parte

Na primeiro momento do Discurso do Método, Descartes, a partir de sua juventude achou certos caminhos que o levaram a considerações e dais quais formou um método, pelo qual lhe parecia aumentar de forma gradativa o seu conhecimento, e de elevá-lo ao mais alto nível a que a mediocridade de seu espírito pudesse alcançar em sua pouca duração de vida. Procurou inclinar-se mais para o lado da desconfiança do que para o da presunção.
Descartes critica a lógica dialética, afirma que ela parte de verdades já conhecidas e é inútil para desvendar novas verdades. A razão é igual em todos os homens, a diversidade de nossas opiniões não decorre de uns serem mais capazes de conhecerem a verdade do que outros, mas de conduzirem bem seus raciocínios, ao passo que outros os conduzem mal.
Também critica a matemática, pois, apesar de fornecer conclusões irrefutáveis, muitas vezes possui regras em demasia, sem nenhum fim prático, sendo muito abstrata. A respeito das outras ciências por tomarem seus princípios de filosofia, acreditava que nada de sólido se podia construir sobre alicerces tão pouco firmes. Por fim no que diz respeito às más doutrinas, julgava já conhecer suficientemente o que valiam, para não mais correr o risco de ser enganado, nem pelas promessas de um alquimista, nem pelas predições de um astrólogo, nem pelas imposturas de um mágico, nem pelas artimanhas ou arrogância dos que manifestam saber mais do que realmente sabem.
Abandonou totalmente o estudo das letras e decidiu a não mais procurar outra ciência alem daquela que poderia encontrar em si próprio, aproveitou o resto de sua juventude para viajar, para fazer as mais variadas experiências para por a si mesmo a prova. Chegou então a conclusão que deveria estudar a si próprio e de empregar todas as suas forças e de seu espírito na escolha do caminho que iria seguir. Renuncia a procura da verdade nos livros e viaja para observar o mundo, o livro da vida.
comentários(0)comente



Lista de Livros 20/01/2014

Lista de Livros: Discurso do método, de René Descartes
“O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm.”
*
“Nunca observei que através das discussões que se praticam nas escolas se haja descoberto alguma verdade que antes se ignorasse; pois, enquanto cada um procura vencer, esforça-se muito mais em fazer valer a verossimilhança do que em pesar as razões de uma e de outra parte; e os que foram por muito tempo bons advogados nem por isso são depois melhores juízes.”
*
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/01/discurso-do-metodo-rene-descartes.html
comentários(0)comente



Fernando Lima 22/12/2013

Interessante para entender o método científico e toda a revolução cultural que este método desencadeou, e também a honestidade dele em, criando seu método, ter como primeiro objetivo evidenciar a existência de Deus, ainda que filosoficamente.
comentários(0)comente



Izabela 13/12/2013

Discurso do Método
Esta "fábula", como diria René Descartes, tem uma estética mais narrativa e didática. Intensa e minunciosamente bem selecionada.
René Descartes racionaliza de uma maneira excepcional. Ele demonstra de maneira sensível e lógica a capacidade do nosso consciente.
É perceptível sua herança renascentista, e Descartes foi cuidadoso nesse quesito. Não deixando palavras falarem mais do que deviam a respeito de seus outros projetos, por sinal apenas depois publicados.
Também nos faz interpretar uma dualidade meio conflitante. Entre Deus e sua "perfeição" e a ciência e sua "razão".
Além de discutir valores morais e intelectuais, ele se coloca ileso de dúvidas, se mantendo firme no que escreveu.
Também é possível ler numa das determinadas partes o seu espanto em ver que seu amigo e físico Galileu havia sido convocado para a Santa Inquisição por causa de suas novas teorias e concepções atualmente comprovadas.
René Descartes foi um homem sábio e procurou à sua maneira interpretar o que seria a "verdade".
Passou por diversas cidades e, no exército, teve tempo suficiente para "filosofar".
Tendo em resultado seu conceito de "penso, logo existo", que se enquadra perfeitamente em padrões verídicos. Afinal somos a representação nítida de nossa própria existência.
Na parte 6, notei um interesse um tanto trans-humanista da parte do autor, observando a medicina por um ângulo diferente. Como um recurso para melhorias.
Foi uma obra meio imprevista e tinha fins diferentes do que atualmente recebeu. Mesmo assim achei uma leitura muito boa e rica. Apesar de rápida, ela não é esclarecedora da verdade em si. Mas nos encaminha para a verdade de uma forma pessoal.
comentários(0)comente



Bruno 18/01/2013

Manual da racionalidade
O texto mais bonito e lógico a respeito do pensamento racional. É o manual do cientista e a base do método científico, além de ser o guia para a descoberta pessoal do poder da racionalidade. Devia ser uma das primeiras leituras de todos, obrigatória inclusive em todo tipo de curso e estudo sério.
comentários(0)comente



Tiago Sales 30/09/2012

Esse livro se tornou minha cartilha pessoal!
Bruno Oliveira 21/11/2012minha estante
haha, que bacana!




132 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR