Gustavo 17/01/2022
Comecei o ano bem!
Costumeiramente tinha e tenho problemas de comunicação. Desde pequeno tenho problemas com raiva e ser mau interpretado, então quando me deparei com esse livro, li com o maior entusiasmo e perícia que eu poderia ter, e foi maravilhoso.
Estou desde então botar em prática tudo o que o autor passa no livro, e é realmente difícil, você se pega medindo suas sentenças, entendendo mais como o calçado do outro é, como sua reação influencia, como a sua dor causa dor, como ler o que o outro quer dizer além do que ele realmente te disse.
No trecho de depressão, assim como em outros, acredito que pode pegar para algumas pessoas do modo: "o que esse cara ta falando? Não se dá pra curar depressão, muito menos com isso". O meu entendimento sobre esse trecho foi: o autor compreende que o auto julgamento (o que geralmente é um julgamento extremamente tóxico) acaba por piorar o quadro de depressão, ainda mais que somos criados numa sociedade que nos molda a constantemente julgar, e percebendo isso, ele nos mostra meios de ter uma comunicação mais amigável com nós mesmos. É um livro sobre comunicação não violenta, mas também um livro sobre como se comunicar melhor consigo mesmo