Ligia Paulino 18/02/2013
Armadilhas do Destino - Uma Herança de Amor
Depois de terminar a leitura de "Uma Herança de Amor - Quando o Fim pode ser o Começo", primeiro livro da trilogia, me vi em um estado de emoção nada comum, para aqueles que leram a resenha e viram os videos podem comprovar que o livro realmente mexeu muito comigo e até hoje fico feliz por ele não parar na minha estante, está sempre tocando o coração dos meus amigos, assim como Sônia, a ultima pessoa que leu, meus olhos brilham quando falo do livro.
Agora pude perceber que sempre demoro além do normal para fazer a resenha de alguma obra que eu tenha lido da Lycia, tive a alegria e bote alegria nisso de ter livro o livro muito antes de ter sido lançado e poder compartilhar o que achei diretamente com a ela, sabe uma cena de duas amigas tietando sobre um assunto que elas gostam muito? Era assim eu falando com a Lycia via chamada de vídeo. Ainda falei para ela como eu imaginava que a capa ficaria e tive a surpresa de ver a capa final e comprovar que superou as minhas expectativas!
Quando gosto muito de um livro, mas gosto muito mesmo me sinto travada e em vários momentos, não consigo colocar para fora o que eu realmente senti, acho que é por isso que demoro tanto com as resenhas, é difícil para mim encontrar as palavras certas para demonstrar a emoção que aquele livro me fez passar!
Em "Armadilhas do Destino" iremos acompanhar de perto o Rafael, irmão gêmeo do Adam, mesmo sendo parecidos por fora eles são bastante diferentes em suas personalidades. Rafael é o brincalhão da família, o pegador, é aquele que sempre se mete em encrencas, quem leu o primeiro livro pode confirmar o que digo. O grande sonho de Rafa é se tornar um chef de cozinha renomado e ele vem lutando por isso a muito tempo.
O foco principal é Rafael, mas não vou negar que fiquei muito feliz em rever vários personagens que me emocionaram bastante no primeiro livro, pude matar a saudade de Amanda, do Adam, da lindona da Ivi e muitos outros. Lycia vai lhe conquistando a cada página que avançamos na leitura.
Não sei porque ainda me surpreendo, mas nesse livro também me emocionei bastante, ri muito porque com o Rafael é inevitável, bateu o desespero, a incredibilidade, a alegria, o alivio, o sentimento de amor, e por fim o sentimento de que virá o ultimo livro da trilogia que não tenho nenhuma dúvida, a Lycia irá surpreender a todos.
O Rafael é o brincalhão, o meninão da família e nesse livro vemos o seu amadurecimento, ele precisa tomar várias decisões importantes na sua vida e chega um momento que é inevitável, temos que crescer. Um livro realmente emocionante que não é apenas recomendado aqueles que gostam de romance, mas que nos passa uma grande lição de vida, assim como o primeiro livro aprendemos um pouco mais do amor em geral, o amor na família, amor do amigo que queremos sempre o bem e o amor pela pessoa que amamos.
Foi um livro que li em dois dias, mesmo com a minha correria de Universidade / Trabalho / Universidade não consegui resisti e me entreguei literalmente ao livro. O livro flui rapidamente, não é uma leitura cansativa e Rafa está sempre marcando presença com suas frases hilárias para deixar o nosso momento mais engraçado.
Lycia nos mostra que nem sempre tudo acontece como esperamos, mas que devemos refletir e procurar tomar as decisões da melhor maneira possível. Não é fácil quando infelizmente acontecem "Armadilhas no nosso destino". Me questionei bastante no final, o que realmente importa quando amamos alguém? Faríamos qualquer coisa para estar junto? E se o que se pede parece impossível para ser realizado? Você realmente conseguiria passar por cima dessa cicatriz tão grande para apoiar, completar e amar a pessoa que você ama? O livro termina de uma maneira completamente surpreendente, um desfecho de filme, juro que tive a cena toda em mente no momento que estava lendo.
Essa é mais uma das obras de Lycia que vocês não podem perder, a cada nova obra ela me surpreende um bocado, esse livro só me fez imaginar que o terceiro e ultimo livro da trilogia me aguarda com bastante emoção. Lycia conseguiu colocar em poucas páginas uma história infinitamente mágica com personagens que podem ser reais, quantos Rafa´s e quantas Alexias a gente já não ouviu falar ou até mesmo já ajudou a superar um grande desafio?
Haverão aqueles que irão comparar os livros de Lycia com os de Nicholas Sparks, porque assim como ele, ela consegue tirar lições surpreendentes daqueles momentos do dia-dia que nos fazem ficar ainda mais encantados com o talento que essa autora tem, e o fato de ser algo que já poderíamos ter vivido ou ter visto alguém que passou por isso só nos faz se identificar ainda mais com suas obras.
Não sei se minhas palavras fizeram jus ao que eu realmente achei do livro, mas posso dizer que espero ansiosa pelo terceiro livro da trilogia, que pelo que sei será focado na Ivi, ai já viu né? Vou me debulhar em lágrimas, estou sentindo.
Com toda certeza recomendo o livro, não tenho como falar sobre a diagramação, mas espero ansiosa pelo meu livro que ganhei de uma amiga, ela comprou na Saraiva (site), só que eles estão embromando para entregar. Se preparem para se emocionar muito com essa família que irá lhe conquistar a cada página.
Frases Preferidas:
“- Querida, eu nasci careca, pelado e sem dentes. Acredite, o que vir é lucro.”
“O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, visto que a função do amor é levar o ser humano a perfeição."
“Às vezes, as pessoas que mais amamos nos magoam profundamente, mas isso não quer dizer que elas não nos amem."
“- Eu sei que há diferença entre casamento e prisão, pois na prisão a gente pode jogar futebol aos domingos."
“- Chifre é igual a consórcio, meu chapa: quando menos se espera se é contemplado."
Link da Resenha no blog: http://www.ligiaeseumundo.com/2013/02/lire-et-commentant-armadilhas-do.html