Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan




Resenhas - Bilhões e Bilhões


193 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Rodolfo 17/05/2024

Ciência e humanidade por um amigo
Terminando esse livro numa noite de sexta chuvosa e com os olhos encharcados pelo relato da luta de Sagan contra suas doenças que acabaram por vencê-lo.

Ler Sagan é uma experiência única e incrível em que a leitura flui como um bate papo com um amigo extremamente inteligente, capaz de comentar qualquer tema com extrema riqueza e elegância. Esse livro é basicamente isso, uma série de assuntos debatidos a partir de uma rica visão de mundo, embasada pela ciência e pelo progressismo.

É um livro que não envelheceu, pois muito dos dilemas da década de 1990 permanecem atuais (não atoa Sagan era um visionário), meio ambiente, o conservadorismo extremista de líderes inconsequentes, as prioridades políticas, a ciência como uma vela que ilumina mas arrisca iniciar uma fogueira em que perderemos o controle, enfim.

Sagan é pra ser lido, debatido e eterno.
comentários(0)comente



Marcelo Negreiros 16/10/2024

Bom livro
?Bilhões e Bilhões? combina a habilidade de Sagan de traduzir conceitos científicos complexos para o público geral com uma visão humanista, destacando a importância da ciência para enfrentar os desafios globais. As primeiras 100 páginas são as melhores.
comentários(0)comente



Gabriel Dantas 18/12/2023

Bilhões e bilhões
Neste livro, Carl Sagan alerta sobre muitas coisas que o futuro pode nos reservar, principalmente as consequências do aquecimento global. Alguns dos alertas já se concretizaram na atualidade. Também é discutido um pouco do comportamento humano e sobre a sociedade, algumas falsas simetrias recheadas de ideologias estadounidense também estão presentes. No geral, é um livro interessante
comentários(0)comente



Mariana.Masiero 18/09/2022

Análises e reflexões acerca do ser humano, do universo e do modo como estes se inter-relacionam.

Obrigada por tantas contribuições para a humanidade, Carl. Gostaria que ainda estivesse entre nós para poder ouvir de você as indagações de Bilhões e Bilhões nos dias atuais.

Carl Sagan, você sempre será gigante!
comentários(0)comente



Israel145 07/06/2014

O astrônomo Carl Sagan foi talvez o maior divulgador da ciência no século XX. Responsável por romper as barreiras da academia e dar um toque pop a assuntos não muito atrativos, Sagan conseguiu essa façanha escrevendo dezenas de livros, protagonizou programas de TV, roteirizou filmes e se empenhou em levar para as massas a sua filosofia: a busca da verdade.
O seu legado pode ser visto e lido, pra citar o mínimo, nas suas obras mais famosas: o programa de TV “Cosmos” (adaptado de seu livro homônimo) que fez um estrondoso sucesso ainda na década de 70 e o livro “o mundo assombrado pelos demônios”, onde ele prega que o método científico é o único caminho para superar o fundamentalismo e as crenças absurdas.
Bilhões e bilhões talvez seja seu livro mais tocante. Tocante pelo simples fato de ser o último antes do seu falecimento e por trazer uma despedida ternamente redigida sem uma única linha de autopiedade e isso mostra o tamanho do caráter desse cientista.
Escrito no fim da 1ª metade dos anos 90, o livro trata de assuntos bem corriqueiros do mundo moderno: a expansão tecnológica, guerras, fome, doenças, ambientalismo e o verdadeiro papel do ser humano no mundo. Muitos dos capítulos podem ser lidos como artigos científicos sobre um determinado tema e aí podemos ver as diversas facetas do autor, que deixa o lado de cientista e passa a ser o Carl Sagan ambientalista, o Carl Sagan anti belicista, o Carl Sagan político. E o que é fantástico: como é incrível ver a opinião de um homem que se dedicou à busca da verdade tendo como lastro a ciência e o quanto seria melhor um mundo governado por pessoas sensatas.
O último capítulo é tocante (No vale das sombras). Nele, Sagan enternece o leitor expondo cada detalhe dos seus dias de vida em sua batalha contra o câncer. Mas essas linhas só engrandecem ainda mais o grande e sábio homem que ele foi. O epílogo é ainda mais tocante, pois sua esposa Ann Druyan narra os momentos finais de um dos grandes cientistas que já passaram por aqui. Assim como o universo, o tamanho do seu legado é imensurável. As gerações que um dia lerem sua obra vão chegar à conclusão que Carl Sagan é aquela vela acesa na escuridão que aparece no subtítulo do seu livro mais famoso.
comentários(0)comente

Maria 26/08/2014minha estante




chrisferreoli 15/03/2021

Para deixar o mundo mais bonito
"Bilhões e bilhões" reúne dezenove textos escritos por Carl Sagan, cada qual contando com discussões das mais diversas, indo de curiosidades científicas a reflexões críticas sobre fenômenos ambientais, culturais, sociopolíticos e econômicos. Nesse livro, Sagan segue realizando seu fundamental papel como extraordinário divulgador científico, transformando a ciência dura, inacessível e abstrata à vasta parcela dos indivíduos, em um universo belo e palpável com o qual podemos nos identificar e posicionar. Nesse processo, o autor nos orienta para fazer sentido do conhecimento, o que por si só é uma característica fantástica – afinal, a mesma ferramenta do saber pode ser (e é) usada também para segregar.

Os textos são de leitura rápida e fácil, em média contando com umas dez páginas cada. Boa parte do livro é dedicada à exposição da problemática do impacto da produção humana na Terra, o que claramente é, para Sagan e para nós que habitamos aqui no agora, o maior desafio civilizatório das próximas décadas. Sagan ilustra didaticamente como diversos fenômenos (a exemplo do aquecimento global, perda da camada de ozônio, holocausto nuclear etc) não se tratam de conjecturas científicas, mas de realidades observáveis e que exigem soluções urgentes. No âmbito do aquecimento global e de discussões sociais que o autor engendra, tenho uma pequena e pontual crítica que tange a assumpção de responsabilidade sobre os problemas tratados: Sagan em alguns momentos diz que não existe um ou outro culpado, e que assim a origem do distúrbio seria de autoria compartilhada. Em meu ponto de vista, mesmo que todos tenham sua dose de culpa, é inegável que existe um profundo desequilíbrio na distribuição desse volume – por outro lado, também entendo que para os propósitos do livro (que heroicamente tenta nos mobilizar no sentido da ação coletiva), pouco convém entrar nos “pormenores” ideológicos e políticos do problema. Está aí e todos precisamos fazer algo agora!

Independentemente, a soma dos textos constrói um conteúdo vital que é necessário conhecer e, para os leitores já relativamente familiarizados com partes dos temas, relembrar para reforçar. As páginas dedicadas ao paradoxo da corrida armamentista nuclear no século XX e sua contraposição a própria existência humana podem parecer desatualizadas, já que cronologicamente distantes em mais de duas décadas, mas prevalecem atuais haja vista o aumento da violência e radicalismo a nível internacional nos últimos anos. Assim, não há dúvidas de que sua perspectiva otimista e altruísta, sua retórica de união, não perdem o valor.

É perene o espírito lúcido e solidário de Sagan, que escreve de maneira muito bela sobre o que é, no fim das contas, nossa própria existência. Nesse sentido, creio que as últimas páginas, redigidas em seus últimos momentos, assim como o epílogo da escritora e viúva de Sagan, Ann Druyan, sejam de uma beleza excepcional. Infelizmente não temos Sagan conosco para ajudar na compreensão das dimensões da revolução vigente, a da informação, e que por hora se apresenta a nós como um abismo escuro e misterioso. De todo modo, em “Bilhões e bilhões”, “Cosmos” e em outros de seus livros; nos ecos de sua voz nas memórias de milhões de pessoas ansiosas por conhecer o que foi, é e será; nos momentos de apreensão perante o desconhecido; nas diversas escalas das lutas diárias em prol de um mundo mais justo, Carl Sagan segue vivo.
comentários(0)comente



Giulia 16/07/2023

? Bilhões e bilhões
Esse é o livro do Carl Sagan mais voltado para conhecimentos sobre a humanidade, seu surgimento na história da terra e seus impactos não só no próprio planeta, como também no universo. Eu adoro como ele mostra que, ao contrário do que muito se pensa, os ?cientistas do espaço? não estão só preocupado com o que está longe daqui e estão mais envolvidos com o próprio planeta do quê se imagina.
comentários(0)comente



Bob 03/02/2022

Essencial
É um livro, que mesmo sendo um compilado de discursos e pesquisas do fim dos anos oitenta e início dos anos noventa, descreve com perfeição o que ocorre hoje no mundo.
A falta de lideranças políticas, o desprezo pela ciência e tecnologia, o excesso de consumo. Recomendo a todos os meus alunos a leitura, sempre quando posso.
comentários(0)comente



Nath 03/02/2021

Do século XX
Em uma obra com os mais variados assuntos, Carl nos prende de forma singela em seu último livro, seja por conhecimento ou poesia.
Confesso que 2 capítulos se arrastaram um tantinho, mas em sua grandiosidade, se fez um grande trabalho.
É um livro que deve ser lido com certeza, principalmente por abordar pensamentos tão intrigantes e de notoriedade. Vale a pena reflexões!!!
comentários(0)comente



Jord 24/01/2022

CEFET, Biblioteca do Campus II, primeiro período de Engenharia de Computação.
Entrei lá procurando Linguagem C do Luís Damas e saí com esse do Carl Sagan, não me arrependi nem um pouco.
comentários(0)comente



lukasleituras 14/06/2021

super interessante
nossa, eu nem sei dizer direito como descrever um livro como esse, acho que uma boa definição é: "um pouco de tudo", fico bastante pensativo em como conheci o sagan, esse é o último livro dele antes de partir e foi o primeiro q me fez conhecê-lo, vê-lo do ponto de vista final, antes da morte, é muito interessante e intrigante, a forma como ele cativa e demonstra todo seu carisma.

ele conta sobre diversos casos e até um pouco sobre a vida do sagan, é um livro bastante interessante, que te faz perder o tempo de uma forma magnífica; em vários momentos, acabei lendo mais de 100 páginas sem nem ao menos notar, vale bem a pena.
comentários(0)comente



MANÃ 19/05/2020

Final devastador
Terminar tal obra de Carl Sagan é receber um soco no estômago. O capítulo final e o epílogo me emocionaram demais. Grande Sagan. Grande Anne.
comentários(0)comente



Iury 28/11/2021

Obra escrita no fim do século passado mas que nos provoca reflexões importantes sobre questões que continuam bem atuais. Carl Sagan nos alerta sobre a necessidade de mudarmos o foco das nossas ações para uma conscientização do papel de nossa espécie no ambiente em que vivemos.
Não há mais tempo a ser desperdiçado com massivos investimentos para aprimorar meios armamentistas que colocam nossa existência em risco enquanto afetamos as condições raras indispensáveis para a vida humana.
O livro incentiva a educação e o progresso científico em pró de todos os seres humanos de um jeito objetivo e necessário.
comentários(0)comente



Pedro Guimarães 18/09/2020

Bilhões e bilhões é um livro Póstumo

Carl Sagan não chegou a terminar os agradecimentos, Faleceu antes e o posfácio foi feito pela sua própria esposa, na época. Sendo o livro um complemento de ''o Mundo assombrado por demônios'', também de sua autoria, a presente obra é um sucinto compilado de artigos que o autor escreveu em diversos momentos e nos chama atenção para alguns.

Principalmente ,sobre a efemeridade da vida, notadamente, pelo estado que Sagan se encontrava, o crescimento demográfico desorganizado e a lenda da partida de Xadrez incluindo o pedido concedido por um Rei sendo demonstrado o uso da Progressão Geométrica(PG).
A simulação do esporte, também, como campo de batalha e sua origem advinda dos genes e ancestrais. O Sentimento de grupo, nacionalismo e os nomes de times originado pela sobrevivência humana.

Carl Sagan Aborda temas importantíssimos como o efeito estufa na camada de ozônio e a utilização do CFC (clorofluorcarboneto) e o HCFC. Descreve sua participação numa conferência com outros lideres religiosos. De modo que todos possuem um papel na preservação do meio ambiente. Chega a soar lógico hoje em dia ,porém, assiduamente descumprido pela maioria. Por conseguinte, o tema aborto é questionado assim como a discussão sobre os ''pró-vida'' e os ''pró-escolha'' sendo possível ou não na sociedade .O papel da igreja é importante ,sim, mas até que ponto?. Convém refletir sobre os casos de mulheres Norte-Americanas que entraram na justiça para pleitear esse direito.

Por fim, Sagan Argumenta sobre o dinheiro público gasto com guerras ao invés de pesquisas cientificas e o surgimento de livros com capa mole a partir de 1940

Sua luta contra maleodisplasia a doença que o vitimou e a exposição no final é emocionante.
comentários(0)comente



193 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR