Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan




Resenhas - Bilhões e Bilhões


193 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Ana 09/04/2023

Bem, vamos ver quem tem razão dessa vez
Foi um prazer ler esse livro. Com a escrita simples e sendo bem explicativo, ele vem para dar um aparato geral de como se encontrava a ciência no final do século XX. E com críticas persistentes às atitudes da humanidade, são abordados também pontos de diplomacia e evolução social. Descobri coisas curiosas e surpreendentes, além de terem sido abordadas linhas de pensamento que me fizeram refletir. É um livro muito interessante que me despertou a vontade de saber como o que foi trazido se encontra atualmente, quase 25 anos depois.
comentários(0)comente



Luciana.Fauler 02/11/2023

Obrigatório.
Na minha opinião, Sagan foi o melhor divulgador cientifico que existiu, simplesmente porque ele não se importava com curtidas, seguidores e nada disso, passava a mensagem de forma clara e apaixonada, isso é perceptível em sua série Cosmos, mas também em seus livros.
Esse foi o primeiro com qual tive contato, depois li outros, e devo dizer que os textos que mais me impressionaram nele são: O mundo que chegou pelo correio e O olhar de Deus e a torneira que pinga, nossa, é de arrancar a alma para uma viagem pisocodélica a respeito das possibilidades de tudo o que existe no universo.
comentários(0)comente



Graziele 02/11/2023

Carl Vive
Esse livro me proporcionou altos e baixos. Pude aprender grandiosamente com o meu autor preferido. Confesso, que no começo achei repetitivo, mas, posteriormente percebi o valor dessa leitura e me encantei. Terminei em lágrimas, foi a despedida do, Sagan. Assim, como dito por sua esposa, o sobrenatural não retoma a existência dele, mas sim, a influência de seus trabalhos em todos aqueles que passaram a amar a ciência e a astronomia por consequência. Eu graciosamente fui uma dessas pessoas. Sou eternamente grata, por compartilhar um planeta e uma época próxima à de Sagan.
comentários(0)comente



Ladybabylon 20/11/2023

Livro excepcional de qualidade ímpar.
Que o Sagan foi um dos melhores divulgadores científicos dos últimos tempos a gente já sabe, mas pra mim continua sendo com o seu legado até os dias de hoje.
Lembro da primeira vez que assisti a um ep de Cosmos na TV cultura, fiquei arrepiada só de ouvir a trilha sonora (e isso acontece até hj kkkk).
O livro aborda assuntos variados e você não consegue ler um capítulo pela metade, a escrita é tão fluida que logo você termina o capítulo e fica olhando para o teto refletindo kkkkk.
Nossa senhorinha, pensei que fosse sair ilesa dessa leitura mesmo sabendo que esse foi a última obra escrita por ele, esse último capítulo é bem pessoal.
Uma das melhores leituras do ano, tá em algum lugar do top 3 de certeza. E uma das melhores leituras da vida tbm.
byLoorde 21/11/2023minha estante
Um milagre.




Elena 27/05/2024

Vida&ciência e futuro
Gosto muito do Carl Sagan e acho que apesar de ter muitas críticas, esse livro toca onde tem que tocar! É uma troca sincera e simples com a grande massa sobre ciência, destino da humanidade e do planeta terra! Para quem for mais politizado, o Carl vai indiscutivelmente soar muito mediador. Ele quer paz entre ciência e religião, quer um acerto de contas entre aquecimento global e capitalismo, pró vida e pró aborto, colonizador e colonizado. Pra quem é engajado politicamente sabe que esses tópicos não se misturam e não podemos dar apertos de mão e vida que segue.
Mas ele conversa sim com a grande parte da população com pouco acesso a essas informações. Ele expõe a culpa das grandes empresas nas mudanças climáticas e na destruição da camada de ozônio. Traz questionamentos pertinentes sobre o que é que os pró vida defendem.
Abro um parênteses aqui para dizer que ele conseguiu me fazer refletir sobre levar a ciência para fiéis através da religião, algo que eu era terrivelmente contra.
Ele errou muito no livro, aliviou a barra dos EUA em relações a invasões territoriais que sabemos ser nojentas, mas também assume a culpa do próprio país nesses ataques de uma forma que poucos estadunidenses fazem.
no fim, ele acerta na mesma medida que erra.
Independente do grau de engajamento político, eu ainda acho a leitura super válida pois ele vai de astronomia a biologia de uma forma muito fluida, explica conceitos - como o CFC's - de forma simples e consegue ser atual 30 depois.
Pode ser um livro muito interessante pra se começar a desbravar todos os tipos de ciência e instiga no leitor p gostinho de saber mais.
Ele traz reflexão, traz conhecimento, traz análises sociais e individuais.
confesso que chorei com o final pois temos o posfácio da Annie- esposa dele- sobre a doença e a morte do Carl.
Apesar de muitos levantamentos e adendos que teria, foi uma ótima experiência e como uma estudante de astronomia e admiradora do Sagan, eu fiquei feliz em ler mais dele e saber que a vida dele foi feliz?
comentários(0)comente



Rena12 05/06/2024

Declaração Extraordinária
Este livro começa de forma simples com a frase que aparentemente ele nunca disse: ‘bilhões e bilhões’. À medida que o livro avança, Carl Sagan nos faz refletir sobre várias questões humanas que ainda são relevantes atualmente. É verdade que algumas coisas não fazem parte da nossa época ou cultura, mas há muito a se aproveitar desse livro. Confesso que fiquei extremamente emotivo com o final, especialmente por causa da declaração final.
comentários(0)comente



@pedro.h1709 13/06/2024

Bilhões e bilhões
Aparentemente esta foi a última obra de Carl Sagan antes de seu falecimento. O livro aborda, em sua primeira parte, questões relativas à reflexões sobre a humanidade, dimensões de grandeza e características planetárias.

A partir da segunda parte, o texto tem um envolvimento maior com a advertência para as implicações da poluição desenfreada do planeta Terra e os riscos de suas consequências breves para a espécie humana.

A terceira parte foi aquela que mais me interessou de todo o livro. Aborda questões moralmente discutíveis como o aborto, fala sobre questões políticas com as armas de destruição em massa, trata da ciência dos jogos e das evoluções científicas próprias do século XX.

Achei o livro um pouco difícil, não pela complexidade dos temas apresentados, afinal a linguagem é muito compreensível,
mas sim devido a uma aparente repetição sobre questões quanto à produção de clorofluocarbonetos e da destruição da camada de ozônio. Fica evidente que essas eram questões muito preocupantes na visão de Sagan, mas me parece que comprometeu a amplitude de temas que poderiam ser abordados.

O livro me parece mais um alerta para as consequências das ações humanas do que de divulgação científica. Esse livro carrega, portanto, um tema de enorme importância e nos remete à necessidade de responsabilidade diante das políticas públicas e de consumo, além dos tratados internacionais, assim como às responsabilidades individuais. Desta maneira, fiquei muito curioso para saber qual a situação vista de uma perspectiva atual sobre as questões abordadas por Carl Sagan nessa obra.
comentários(0)comente



Dêh 05/09/2024

Uma simples conversa...
Eu particularmente tenho um carinho pelos livros e a escrita do Sagan, a forma como ele aborda um determinado tema, além da sua complexidade, é simplesmente incrível.

Eu sinto que estou simplesmente conversando com um amigo!
comentários(0)comente



Dani 20/10/2010

lição de vida
É realmente uma mega reflexão sobre o modo que vemos tudo.
Começa falando da "beleza da quantificação", nada mais justo para um livro escrito por um cientista e astrônomo, né? Logo após aborda a camada de ozônio destruída pelos cfc's. Aborto é a parte mais chamativa, particularmente, pois trata de um forma abrangente, levando em conta todos os pontos de vistas possíveis, discutindo as desculpas que alguns usam para aprovar o aborto. Interessantíssimo também o capítulo que ele dedica a falar de nações como URSS e EUA.
E por fim, de maneira mágica e emocionante, os últimos capítulos do livros narram a luta de Carl Sagan contra a mieolodisplasia. Sua esposa Annie encerra o livro perfeitamente, logo após sua morte e nos deixando uma grande lição de vida, da qual posso dizer que jamais livro algum me emocionou tanto:

""[...]Já encarei a morte seis vezes. E seis vezes a morte desviou seu olhar e me deixou passar. É claro que ela vai acabar me levando - como faz com todo nós. É só questão de quando. E como.
Aprendi muito com essas confrontações - especialmente sobre a beleza e a doce pungência da vida, sobre a preciosidade dos amigos e da família e sobre o poder transformador do amor. Na verdade, quase morrer é uma experiência tão positiva e construtora do caráter, que a recomendaria a todos [...]"

Sem dúvidas um livro para ler e não esquecer JAMAIS.
comentários(0)comente



JPHoppe 24/04/2011

"Carl vive"
Certas frases são famosas, por mais que seus autores jamais a tenham dito. Maquiavel nunca dizem que os fins justificam os meios. A Bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de todo o mal. Carl Sagan nunca disse "bilhões e bilhões" para quantificar qualquer coisa. Porém, foi o que ficou registrado para a posteridade, a ponto de ser referido como o "número Sagan".

É também o título deste livro póstumo de um dos maiores, senão o maior, divulgadores de ciência do século XX. Sagan reúne diversas experiências, relatos, e um emocionante desfecho, apropriadamente o último capítulo que escreveu na vida. E que vida!

Ann Druyan traz um epílogo fantástico, carregadas de sentimento pelo falecimento ainda recente do marido. Deixo uma breve transcrição:

"Esses pensamentos me consolam e me resgatam de minha dor. Permitem que eu sinta, sem recorrer ao sobrenatural, que Carl vive."
comentários(0)comente



Rangel 08/07/2011

Reflexões Cósmicas
Carl Sagan, em seu livro "Bilhões e Bilhões", faz reflexões sobre vida e morte na virada do milênio. Na primeira parte do livro, ele aborda que haja talvez 100 bilhões de galáxias e 10 bilhões de trilhões de estrelas, algo incalculável de forma imaginável para a mente humana, o que deixa o título do livro até vago. Se Arquimedes calculou 10 elevado a 63 sobre os grãos de areia na Terra para preencher cada grão como estrela, tal número é pequeno pelo que foi descoberto pela ciência. O cálculo do tabuleiro do xaddrez persa demonstra que 18,5 quintilhões de grãos de trigo é algo até considerado impossível de empenhar a palavra dada, quando não se dimensiona cálculos exponenciais simples para a vida real e prática, o que acontece em vários casos cálculos de mercado financeiro, crescimento da população mundial e das doenças. O estilo de vida caçador-coletor perdurou na história por muito tempo, até que houve ameaça real da extinção de todas as espécies da Terra, caso haja guerra ou desastre nuclear. Deus, provavelmente, deve ter um olhar com tons musicais, o qual gerou sons, luzes e espectros não visíveis ao olho humano, como também ondas e frequencias não audíveis. Quatro questões cósmicas são ainda até hoje intrigantes: 1) Já houve vida em Marte? Ao que tudo indica, parece que sim. 2) Titã é um laboratório para a origem da vida? Seu aspecto indica que sm. 3) Há vida inteligente em outros lugares? Pelos cálculos, indica que sim. 4) Qual é a origem o destino do universo? Não se sabe, há apenas teorias,sendo a mais aceita a Teoria Unificada do Tudo. Em tantos sóis que são estrelas, há inúmeros mundos. Nisso, o que os conservadores estão conservando? O mundo que chegou pelo correio? Pode haver seres fora do planeta Terra com estruturas diferentes. Já há índicios que sim, como vida molecular baseada no arsênio e não no carbono. E a prudência em relação ao meio ambiente? Onde reside? Há quem diga que a Terra é uma anomalia no universo. Tudo depende de peso e evidência. Creso representa a credualiade e aeitação crítica dos perigos e Cassandra representa a rejeição firme à possibilidade de perigo. Se falta um pedaço do céu, é o buraco da camada de ozônio, que oferece perigos mortais ao ambiente global. O aquecimento do mundo é uma grande emboscada porque ninguém tem certeza absoluta a respeito dos efeitos dos gases estufas. A fuga da emboscada é o que fazer em relação a ameaça ao meio ambiente, de que tem de se repensar em como manter o planeta para todos os seres vivos. Uma aliança possível é unir religião e ciência em prol de lidar com a crise mundial, em defender a vida e a sobrevivência de todos os seres vivos. O inimigo comum muitas vezes une antigos inimigos, o que houve com Estados Unidos e União Soviética na 2ª Guerra Mundial. Ninguém é dono da virtude e da verdade, e é melhor fazer um trabalho cooperativo do que competitivo. O aborto é um questionamento em relação a "pró-vida" e "pró-escolha", procrando saber quando começa o ser humano. Há várias teorias e legislações diferentes no mundo. Será que a respiração é mais importante do que pensamento e sentimento? E as regras do jogo: a Regra de Ouro é fazer aos outros o que desejam o que te façam; a Regra de Prata é não fazer aos outros o que não deseja que te façma; a Regra de Bronze é fazer aos outros o que te fazem ("olho por olho, dente por dente", lei do talião); a Regra de Ferro é fazer aos outros o que quiseres, antes que te façam o mesmo; a Regra "Tit-for-Tat" - coopere com os outros primeiro, depois faça aos outros o que te fazem. A última regra é a que vale por dar certo e dar resultado na chave da sobrevivência. Gettysburg foi onde teve campanha de forças aéreas com um balão para bombardeios estratégicos e dos satélites de reconhecimento, o que fez o mundo valorizar muito a indústria bélica, e por isso muito dinheiro vai se tornar e torna lixo militar, causa de inventar guerras desnecessárias e até ridículas. O século XX foi marcado pelo prolongamento e intensificação da vida humana, pela tecnologia militar e totalitária e pelas novas revelações e descobertas da ciência. Por isso que no vale da sombra, precisa-se ver o pensamento desejável de lutar pela vida a qualquer custo, com a ajuda da ciência e pensamento positivo da religião. O livro é muito bom, cheio de questões e reflexões pertinentes para o momente atual que o mundo vive.
comentários(0)comente



Fael 12/04/2012

Instrutivo e emocionante
Apesar de ser um livro relativamente antigo, da década de 90. Os assuntos abordados estão no nosso dia a dia. Energia renovável, meio ambiente, legalização do aborto...
Além de todo o conhecimento e pensamento crítico apresentado, o livro nos presenteia com seus últimos capítulos bem emocionantes, quando o autor apresenta seu estado terminal e sua luta para manter-se vivo.
comentários(0)comente



Felipe.NS 16/02/2012

Um livro renovador, de uma pessoa inigualável.
comentários(0)comente



cellao 21/07/2013

Carl Sagan eterno
Primeiro: tenha em mente que foi escrito por um dos mais brilhantes homens da atualidade.
Segundo: tenha em mente que ele já morreu. Inclusive sua morte tem relação com essa obra em particular.
Terceiro: não esqueça que o campo dele (ciência) é altamente evolutivo.

Com esses pensamentos você terá em Bilhões e Bilhões uma obra com objeto complexo explicado de maneira primorosa pelo Carl Sagan. Pela simplicidade que só ele conseguia ter. Quem já assistiu Cosmos sabe do que to falando.
Infelizmente ao ler o livro a gente se depara com muitas coisas já obsoletas. Mas entendendo o momento da obra e a mensagem que ele quis passar com certeza eu digo que é um dos melhores livros que já li.
comentários(0)comente



Sílvio Thadeu 11/09/2015

Livro para se ler mais de uma vez
Carl Sagan usa da clareza em suas palavras para divulgar a ciencia, um livro cheio de lições atravez da ração e do amor, abrange desde assuntos introdutores como a o surgimento da matematica, a assuntos mais deligados como o aborto, faz refletir toda sobre temas ambientas como uma grande preocupação com o bem estar do nosso planeta.
Sendo o primeiro livro livro que eu li sobre o autor/cientista que mais adimiro, o ultimo feito por esse grande divulgador da ciencia.
comentários(0)comente



193 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR