BeatrizFonseca1 20/04/2023
Mravilhoso
Texto Crítico
A Era dos Extremos é um livro escrito pelo historiador e professor Eric Hobsawn, que nasceu em Alexandria no Egito, no dia 9 de Julho de 1917. Publicou obras como A Era dos Impérios, A Era do Capital, e outras. A metodologia usada por ele para escrever esse livro foi o memorialismo, já que ele lutou na segunda guerra mundial e viveu esse período, fontes escritas de outras obras, artigos de jornais e criticas de filmes e ele faz parte da corrente historiográfica marxista.
Nesse livro o autor faz uma abordagem sobre o final do século XIX e o século XX, que foi uns dos períodos mais conturbados para a humanidade, pois houveram duas guerras mundiais, envolvendo vários países como EUA, Rússia, que na época era chamada de União Soviética no período , Japão, Itália, Alemanha, e outros. Foi um tempo, que alguns territórios, deixaram de existir, pois foram anexados por outros países, e outros surgiram, que milhares de pessoas morreram, acreditam que o fim estava próximo.
O século XX, foi cheio de transformações, ocorreu o surgimento do carro, o ser humano substituiu o sistema de manufatura pelo de maquinofatura, pois era necessário produzir mais em menos tempo, as fabricas começaram a poluir cada vez mais, e as pessoas passaram a desenvolver doenças respiratórias devido a grande quantidade de fumaça e poluição.
O autor argumenta que foi no período da segunda guerra mundial que as mulheres tiveram a oportunidade de começar a ter espaço no mercado de trabalho, pois a maioria dos homens estavam no campo de batalha lutando e por isso elas começaram a ter maior importância na sociedade , mesmo que por um período curto, tiveram maiores responsabilidades, pois deveriam cuidar dos filhos, trabalhar e cuidar da casa, entretanto conseguiram obter o poder da compra, ficando assim, menos dependentes dos maridos. O autor traz a bailá que “A liberação feminina, incluindo o abordo e o direito ao divórcio enfiou talvez a mais profunda cunha entre a Igreja e o que se tornara no século XX, o pilar básico dos fies.” (p.330), com o direto do divorcio e do abordo garantido às mulheres começaram passaram a ter mais valor na sociedade, pois elas não tinham mais a obrigação de conviver com um cara, que ela não gosta mais, ou que não que não tenha mais afinidade.
Hobsawn salienta que o período da segunda guerra mundial foi um que mais avançaram em tecnologia, pois surgiram eletrodomésticos como o rádio e mais tarde a televisão, o rádio servia para as pessoas, terem noticia da guerra, ouvissem rádio novela, foram criadas as bombas nucleares, o computador começou a surgir, mas apenas para planejar estratégias de batalha.
A Alemanha foi culpada, pelo inicio da primeira guerra mundial, devido ao fato que não respeitou o pacto de versalhes, assinado no final da primeira guerra, que proibia que o pais tivesse soldados, armamento, treinamento de guerra, etc, e isso foi um dos motivos que fizeram que ocorresse a segunda guerra mundial.
O autor argumenta que Hitler foi um cara, que sonhava em ser pintor, mas não obteve sucesso na área, deu um golpe no estado alemão e virou filler, criou o partido nazista, e adotou a ideologia que a etnia ariana era superior as outras e elas deveriam ser exterminadas . Ele possuía uma ótima oratória, por isso conversou o povo alemão a acreditar nisso, e começou a perseguir e exterminar judeus, deficientes, negros, ciganos, e outros povos, em campos de concentração.
Aborda o tema da crise de 1929, quando os EUA, entrou em crise econômica muito séria, que deixou milhares de pessoas falidas financeiramente, e o plano New Deal, criado pelo presidente Frank Roossevelt para tentar recuperar a economia.
Fala sobre a questão da guerra fria, que foi um conflito ideológico, que ocorreu depois da segunda guerra mundial, entre os EUA, que queria a implantação do capitalismo e a União Soviética, atual Rússia, que defendia o socialismo, não houve nenhum embate direto entre ambos,
essa rixa, entre eles, gerou, uma disputa por território, armamentista, cientifica, etc. Esse conflito, fez que muitos países se separassem como a Alemanha, que foi dividida por um muro, em Alemanha Oriental e ocidental, e a Coréia, que ficou divida entre Coreia do sul e do norte, e provocou a guerra do Vietnã. Hobsawn, mesmo tentando ser imparcial, com isso em algumas partes, ele “vacila” e deixa claro que a favor do socialismo, que não deveria existir a luta de classes e que todos deveriam ter as mesmas condições econômicas.
Eric trata da questão dos estilos musicais ouvidos, no período da segunda guerra mundial, que era muito rock, jazz, e os jovens gastavam muito dinheiro, comprando discos e LPS, que alguns indivíduos, viram rippers, fumam drogas, e viviam na “paz e amor”, como uma forma de se revoltar contra o sistema capitalista.
Ele aborda a questão países do terceiro mundo, como o Brasil, as pessoas gastam muito horas, no transito, devido ao fato, que moram muito longe dos seus trabalhos, ou mesmo para ser divertir , indo a estádios de futebol, pra assistir jogos .
É uma obra muito interessante, pois mostra de uma forma critica como as pessoas pensavam, viviam se relacionavam no século XX, ele também fala que o ser humano, no período dos conflitos mundiais, se adaptou a viver com medo da morte, da guerra e criou-se novas palavras como genocídio, que quer dizer morte em massa e apraticardo, que dizer sem pátria, sem território. Nos faz refletir como era a sociedade do século XX, era e porque, e como ele teve impacto no século XXI, na forma de interpretar o mundo, na nossa forma de viver, com as tecnologias, com as nossas ideologias, com a economia, etc