Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


930 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara.Conde 16/11/2024

Skoob fã ou hater
Vocês sabiam que, para que a leitura seja contabilizada no desafia de leituras do app, é obrigatório resenhar? Então aqui está o meu preenchimento compulsório do campo ?resenha?, apenas para contabilizar a leitura (:
comentários(0)comente



Lori Bulhak 16/11/2024

"A esperança e a amargura... são parecidas"
Penei pra terminar esse, não porque seja ruim mas sei lá, não me cativou muito. Esperava algo mais direto, com mais intrigas e mais diálogo entre os irmãos e não tem nada disso (até porque a história é narrado pelo filho da empregada).
Não sei direito o que senti lendo esse livro, algumas partes foram interessantes mas no geral não foi.
comentários(0)comente



nico.angelis 16/11/2024

Clima tenso entre os broders...
Milton hatoum é um exímio contador de histórias. já havia assistido uma peça e lido o HQ de "dois irmãos". nada mais justo que finalmente ler a obra original, né?

você fica perplexo com muitos acontecimentos do livro, até mesmo enojado. é um grande drama familiar que foca na relação dos dois irmãos, omar e yaqub, e como ela afeta todos ao seu redor. eu sentia muita raiva durante a leitura. misericórdia, a zana representou tanto a instituição Mãe-De-MeninoTM que eu tinha vontade de jogar o livro longe. e isso, querendo ou não, é um ponto alto do livro: você se vê tão imerso no cotidiano dessa família disfuncional que é como se tudo estivesse acontecendo bem diante dos seus olhos, tornando-se impossível de ignorar.

é uma grande tragédia familiar. recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Natyvollet 15/11/2024

Drama familiar
Por mais que o título seja ?dois irmãos?, a gente acaba querendo saber mais sobre os outros personagens que fazem parte da casa.
Se for pensar bem, talvez essa casa seja a personagem principal do livro.
Uma mãe desesperada para unir os filhos, um pai que só quer ver a mãe bem, uma irmã que descobre seu papel nessa família disfuncional, Yakub que é o gêmeo que se sente injustiçado (o filho do pai), Omar que é o gêmeo problema (filho da mãe), Domingas que é a empregada que foi a verdadeira mãe de Yakub e o narrador que é o verdadeiro filho de Domingas que só quer saber que é o pai dele.
O livro é incrível, com tramas descritas com muita sutileza. É um livro curto, mas com um conteúdo intenso.
Vale a pena ler a obra.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



moonscried 12/11/2024

Dois irmãos
O livro tece uma crítica ao sistema militar brasileiro da época, além de nos mostrar a realidade de uma família de imigrantes no Brasil.
Os dois irmãos nunca se deram bem, devido às suas diferenças de nascimento e desentendimentos ao longo do tempo (em principal o envolvendo Lívia, que foi o estopim para mandar Omar, o caçula, para o Líbano). Após a morte de sua mãe, sua família decide trazê-lo de volta para o Brasil na esperança de que os irmãos se reconciliem, o que não acontece.
Ao longo da trama, Yakub prospera academicamente e ganha uma vida de prestígio, enquanto Omar nunca toma jeito e em certo ponto começa a ser perseguido e até preso pela polícia.
No final, Yakub morre e eles nunca fizeram as pazes.
comentários(0)comente



criminAlogaliterAr 08/11/2024

Raízes Literárias #1
??Dois Irmãos, de Milton Hatoum** ??

Alguns clássicos têm o poder de nos transportar para lugares e tempos tão vivos que quase os sentimos ao nosso redor. É isso que Milton Hatoum faz em *Dois Irmãos*.

Nessa obra, o autor entrelaça a história de uma família cheia de conflitos e rivalidades com as transformações da Manaus antiga. Os gêmeos Omar e Yaqub protagonizam um drama familiar intenso, que reflete temas como identidade, pertencimento e memória. E enquanto os personagens vivem suas dores e paixões, Manaus, com sua riqueza cultural e histórica, brilha como a verdadeira personagem principal.

Hatoum vai além de contar uma história ? ele recria um universo, nos faz caminhar por mercados, sentir o calor da cidade e testemunhar as mudanças que o tempo traz. A Índia órfã Domingas, criada pela família, carrega uma história de dor e resiliência que dá ainda mais profundidade ao enredo.

*Dois Irmãos* é uma obra que merece ser lida e relida, porque toca em temas universais que ressoam até hoje. É o clássico brasileiro perfeito para abrir a série **Raízes Literárias** e nos lembrar que grandes histórias permanecem vivas.
comentários(0)comente



Valdir 08/11/2024

Uma leitura deliciosa! Em posse de uma narrativa folhetinesca da primeira à última página, Milton Hatoum apresenta ao leitor, na Manaus da ditadura militar, uma família disfuncional cujo centro dos conflitos é a rivalidade entre os gêmeos que intitulam o livro.
Partindo desse eixo-norte da história, Milton investiga as origens dessa guerra entre os irmãos e as suas consequências para todos os envolvidos no núcleo familiar.
Merecidamente um clássico da nossa literatura.
comentários(0)comente



llla.u.ra 04/11/2024

Its okay
é uma historia com grandes situações comoventes, os irmãos e os acontecimentos por conta deles são bem relevantes, além das personalidades diferentes
comentários(0)comente



Gabiz.iz 03/11/2024

Dois irmãos
É uma ótima história, o anonimato do narrador durante todo o livro me fez ficar bastante curiosa. Porém ele não me prendeu completamente, não foi um livro que conseguiu fazer eu ficar fissurada.
comentários(0)comente



gukjjjkk 01/11/2024

Só o tempo transforma nossos sentimentos em palavras mais verdadeiras
Completamente ENCANTADO com o que o autor, Milton Hatoum, dedicou-se a fazer nessa obra. O que mais me agradou na leitura foi: a fluidez, o detalhamento imersivo das personagens - tornei-me um grande fã do Perna de Sapo 🐸 - e o narrador em primeira pessoa. Um romance dos melhores, uma das melhores leituras.
comentários(0)comente



sarahjanes 31/10/2024

Leitura obrigatória fuvest 2025
Se não fosse pelo vestibular talvez nunca tivesse pego esse livro para ler. Foi uma surpresa adorável e provavelmente vai ficar como minha leitura favorita do ano.

Apesar de curto, o livro é denso e sua leitura precisa ser feita com calma, quase como uma degustação. É como eu prefiro fazer minhas leituras mesmo, para conseguir apreciar tudo que está sendo dito no texto.

E como tinha coisa para ser dita... uma família que parece guardar infinitos segredos, traumas, ressentimentos, etc. Gostei muito da escolha do narrador porque apesar de ser da família, Nael não é considerado da família e isso deixa ele contar as histórias, as memórias, de uma maneira quase imparcial.

Confesso que teve momentos em que, assim como Halim, já não aguentava mais ouvir sobre o Omar, queria que ele sumisse. Que finalmente fosse viver a própria vida, longe das mordomias e amarras da mãe, mas no final só consegui sentir pena dele.

Agora meu personagem favorito foi ninguém menos que Manaus, a cidade é uma presença constante na história e em vários momentos é idealizada como se fosse um ser humano também. Muitas vezes senti como se eu estivesse lá, como se fosse só olhar pela minha janela e eu fosse ver exatamente aquilo que o autor estava descrevendo. Fiquei com muita vontade de ir visitar a cidade.
comentários(0)comente



Alcides40 31/10/2024

Dilemas familiares
Em Dois irmãos, Milton Hatoum narra a complexa trajetória da família libanesa de Halim e Zana e, principalmente a relação bem conflituosa dos filhos gêmeos, Yaqub e Omar. O romance é ambientado em Manaus, em um Brasil que atravessa várias décadas do século XX. É uma narrativa que nos transportar por meio da imaginação, fazendo com que imaginemos a riqueza cultural de Manaus com forte presença do regionalismo local. O enredo é contado a partir das memórias de Nael, o filho da empregada Domingas, que cresceu ali na casa e observou de perto a vida dessa família.
Gostei muito do enredo, e de como ele é trabalhado, a escrita bem fluida, embora, os capítulos ao meu ver sejam um pouco longo mais fora isso é muito bom, hora outro achava que estava lendo alguma obra de Jorge Amado porque se parece muito, os detalhes minuciosos e a forte presença do regionalismo local.
comentários(0)comente



Rafaela 29/10/2024

Não estava dando nada e me surpreendi
Fui ler com 0 expectativa, só porque precisava para o trabalho. li o resumo e achei nojento, bizarro.

de fato. o livro é nojento. bizarríssimo. mas de um jeito extraordinário. todos os fatores nojentos, repugnantes, que causam raiva, que te fazem sentir o sangue ferver, causam isso porque são muito bem escritos e desenvolvidos.

o Milton Hatoum realmente sabe o que está fazendo. a FUVEST acertou mais uma vez.
comentários(0)comente



930 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR