Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


930 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


najuliass 06/10/2022

""Louca pra ser livre". Palavras mortas. Ninguém se liberta só de palavras. Ela ficou aqui na casa sonhando com uma liberdade sempre adiada. Um dia, eu lhe disse: Ao diabo com os sonhos: ou a gente age, ou a morte de repente nos cutuca, e não há sonho na morte."
comentários(0)comente



y o o n e 06/10/2022

A melhor coisa desse livro é que ele é extremamente brasileiro. Poucos livros que se passam no norte/nordeste do nosso país se destacam, e esse é sem dúvidas excelente ambientado.
A gente odeia genuinamente os personagens, alguns mais que outros, tenta entender sem sucesso a linha de pensamento de alguns.


Os filhos sempre serão resultado da criação que tiveram.
comentários(0)comente



Bianca 01/10/2022

Dois irmãos
Li esse livro pra escola, ele não parecia ser um livro chato, eu tava gostando. O problema foi que conforme eu lia, eu sentia que eu não saia do mesmo lugar, do mesmo capítulo.

Fiquei pensando depois o pq disso, pq eu não achava a história chata, mas descobri que além dos capítulos do livro serem muito longos, teve muita enrolação, não sei... Senti que o autor só ia jogando acontecimentos pra dar mais páginas e isso me cansou depois de um tempo.

Outra coisa que eu não gostei muito foi que o final foi muito corrido, não posso falar muito senão eu dou spoiler, mas o autor tacou tudo no final. A história em si é legal, mas não passa disso, é gostosinho de passar o tempo, só essas questões que eu falei que fizeram eu não gostar mais dele.
comentários(0)comente



Carlos 30/09/2022

Milton Hatoum faz metáforas de forma grandiosa!
A escrita do Hatoum é deliciosa. Lembra um pouco Jorge Amado! Os personagens são vivos e a própria cidade de Manaus respira. Livro incrível sobre tempo, vida, morte, relações familiares e mágoas.
comentários(0)comente



marcella.canozo 24/09/2022

escola
li só pq vai cair na fuvest e minha escola mandou a gente ler, mas achei bem legalzinho, nada DEMAIS assim mas é legal
comentários(0)comente



Leonardo.Broinizi 15/09/2022

Deveria ter conhecido Hatoum antes!
Não conhecia o Milton Hatoum e agora já adicionei outras obras dele à minha lista de futuras leituras (que não para de crescer rs).

Livro muito bom. Tem tudo o que eu gosto: escrita excelente, história realista, narrativa que esmiuça a natureza dos personagens. Um livro não tão antigo (é só comecinho deste século) mas que parece muito com os clássicos que tanto gosto.

Quem gosta de livro cheio de reviravoltas, muito rápido e com acontecimentos grandiosos, talvez não goste deste livro. Digo talvez porque, apesar de absolutamente não ser desse estilo, acretido que uma leitura tão boa despertará o gosto até de leitores que não estão acostumados com este tipo de livro.

Enfim, como sempre em anises de livros de ficção, não vou dar spoiler nem fazer uma anise muito abrangente porque já há muitas destas. Só trago alguns pontos que me chamam atenção. Indico este livro!
comentários(0)comente



laricanrs 11/09/2022

É uma história envolvente e que nos traz reflexões...
Por ser uma história contada em Manaus nos traz uma contextualização do Brasil naquela época, conseguimos entender muitos detalhes apenas por isso. É uma obra contada por alguém que também faz parte da história e que esteve por todos os anos observando o seu redor. Ela é contada fora de ordem cronológica e por memórias que se relacionam ou que fazem sentido no momento, sempre focada nos dois irmãos e sua família.
Essa história é sobre dois irmãos que passam a vida em conflito, uma coisa que não afeta apenas eles mas as outras pessoas da casa. Através das lembranças do narrador, a história dessa família vai sendo contada, mostrando a origem do conflito e a relação incestuosa que havia entre eles.
Uma obra muito interessante de ser lida, logo no começo nos instiga com um breve trecho, deixando claro o que era de mais importante na história e provocando a curiosidade. Ela nos envolve com toda essa relação familiar completamente complicada e a forma como o escritor trabalha as mesmas, causando indignação na dose certa para que o leitor não perca o interesse. Recomendo para quem gosta de uma leitura madura e envolvente sobre coisas que hoje em dia não são mais tão normais assim.
comentários(0)comente



Bárbara 10/09/2022

mais um ótimo livro do Hatoum...
Misericórdia passei tanta raiva nesse livro, nunca tinha lido um personagem que me deu tanta raiva como esse Omar, um irresponsável, imaturo e ingrato, que não liga pra ninguém a não ser ele mesmo. Os únicos que prestam nesse livro são o Nael, a Domingas e o Halim, todos os outros são podres. Achei que poderia ter mais participações do Yaqub e da Domingas e menos do Omar. Gostei da narração do Nael e foi um toque legal sabermos do dele nome só no final.
comentários(0)comente



Aline.Souza 08/09/2022

Rivalidade entre irmãos e caos familiar
Apesar de ser um livro curto, "Dois irmãos" exige um pouco mais de tempo para ser lido. Não por ser difícil, mas por causa do quão cru ele é. Ele incomoda um pouco, principalmente em algumas cenas, mas é tanta coisa acontecendo nessa família e entre os dois irmãos que você fica instigado para continuar. E vale a pena ir até o final. Gostei e fiquei curiosa para ler mais do autor.
comentários(0)comente



adjalina.menezes 23/08/2022

Caim e Abel de Manaus
Meu segundo livro do Milton Hatoum, o primeiro foi Cinzas do Norte. Alguns pontos de contato entre os dois, o cenário na cidade de Manaus e personagens de ascendência árabe. Gostei mais dessa história a narrativa da família de Halim e Zana que gerou os dois irmãos gêmeos. O conflitos entre os irmãos que arruinou a família numa trama de rancor e ódio. A escrita de Hatoum é leve apesar dos temas complexos e difíceis. Pra mim o único ponto negativo foi a ausência de um grande embate entre os irmãos.
comentários(0)comente



Sophia 22/08/2022

Família né?
Com uma narrativa cheia de idas e vindas, tanto no enredo quanto no tempo narrativo, me surpreendi com esse contemporâneo nacional, que prendeu-me para saber a vida de histórias dos gêmeos protagonistas e das pessoas aos seus redores...
comentários(0)comente



Manu5 19/08/2022

Finalmente terminei
É difícil achar clássicos brasileiro bom pro meu gosto infelizmente.... Comecei esse livro começo do mês, deixei ele de lado pq não me prendeu e fui ler outra coisa, a escrita não é tão envolvente e a história tbm não, talvez pq já assisti a série da globo então já sabia de muita coisa, lembro que essa série eu cheguei a assistir bastante e é basicamente a mesma coisa do livro, mais não é um livro ruim, essa história dos irmãos é bem doida pra mim kkk meu irmãos são muito unidos graças a deus.
comentários(0)comente



calebefernands 19/08/2022

quando meninos decidem em não se tornarem homens maduros
Eu estava em busca de um livro nacional pra ler, e acabei encontrando com esse que se passa na cidade que nasci. Esperava uma leitura leve, bem tranquila, mas não foi isso que aconteceu. Talvez essa quebra de expectativa tenha também impactado minha leitura.

?Dois Irmãos? de Milton Hatoum é um livro com temas pesados, que eu não recomendaria para as pessoas mais novas saírem lendo por aí. Trata-se da vida de dois irmãos gêmeos (Yaqub e Omar), e como seus conflitos afetavam a vida do restante da família.

Primeiramente quero ressaltar a ambientação do livro, se passando numa Manaus entre 1940-1970, que é incrível! O ponto mais alto da obra de Milton Hatoum é trazer a história da metrópole nos fundos dessa bagunça familiar. Infelizmente nas escolas não aprendemos sobre a importância de Manaus, e qualquer migalha já é um oásis.

Segundo, os personagens são muito complexos aqui. Halim, Zana, Domingas, Yaqub, Omar, Rânia, e o narrador, todos eles são todos muito reais. Entretanto, Omar é o que merece um destaque maior - Só quem conviveu com alguém assim sabe o quão desgastante se torna pra quem está próximo, como é doloroso enxergar tudo desmoronar sem o próprio responsável por isso se importar!

Apesar de todos esses pontos positivos que falei, de certa maneira, a trama não tem um ponto alto. É só o Omar fazendo besteira capítulo atrás de capítulo, e quando tudo se encaminha pra ter um duelo ?bíblico?, o autor não o faz. Não há confronto direto, e com todo respeito, isso é broxante.

Por fim, o livro não entrega o conflito que promete mas traz uma realidade triste e real que acontece até os dias de hoje - meninos decididos a não se tornarem homens maduros, gerando conflitos dentro das suas próprias casas e afetando a todos. Uso as mesmas palavras de Halim à respeito de seu filho: ?É um prisioneiro de tanto desejo.?
Kel 20/08/2022minha estante
Maceta msm, calebe




Janine 16/08/2022

Fraternidade
Manaus bem detalhada, o enredo gira em torno dos gêmeos que não se dão bem, bom ou mau? livro aborda temas sobre paternidade, criação dos filhos, ter filho preferido, isolamento e diferenciação entre os irmãos.
comentários(0)comente



930 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR