spoiler visualizarsofissshie 29/03/2024
Proposta confortável, porém cansativa
O início traz uma proposta muito boa, uma personagem diferente daquelas já criadas por Jane Austen,Fanny Price era submissa, tímida e medrosa, ao mesmo tempo que realista e consciente de sua situação na família.
O decorrer do livro é cansativo, com diálogos e cenários praticamente inúteis, que não edificam nada para o final da história, quase sem evolução de nenhum personagem.
O final decepciona, ocorreu de última hora uma reviravolta para retirar os irmãos Crawford da história, uma reviravolta que deixa qualquer um sem esperanças, visto que em todo livro Henry formenta um flerte com Fanny, que mesmo assim é teimosa, pois seus ideias eram altos demais.
Fanny Price se considerava de certa maneira superior, era pacata, a esposa perfeita , e uma protagonista entediante, que não ousava se arriscar, tinha medo de sair da zona de conforto.
O casal final me fez surtar (de desgosto), no início do livro já é relatado que Fanny seria adotada pela família pois evitaria uma situação de casamento entre primos, onde no final, apressadamente, ambos os primos (que os mesmos se referiam como irmãos) decidem ficar juntos pois não tinham mais ninguém. Foi um ato de desespero depois de 500 páginas de puro enrolamento.
Mary Crawford merecia mais, ela só não queria ser esposa de pastor.