Aline ig @escape.abacharel 30/07/2021
Fanny Price, uma menina de dez anos que é bastante frágil e tímida, é levada de sua pobre casa em Londres para morar com seus tios em Mansfield Park. Lá, ela cresce com seus primos e primas até chegar aos seus 18 anos de idade, porém, sua criação em Mansfield foi um pouco diferente da educação das primas. Ela é ensinada a sempre se lembrar de sua posição social e a nunca achar que está no mesmo nível de suas primas Maria e Julia.
Desde que Fanny chega a Mansfield Park, seu único porto seguro é seu primo Edmund, que a compreende e a aconselha. Já todos os outros mostram ser bastante rigorosos em sua criação, principalmente a tia Norris, uma velha amargurada e de coração bastante frio.
Em meio a tudo isso, Fanny cresce com uma paixão secreta por seu primo Edmund, paixão essa que nunca seria aprovada por ninguém em Mansfield, devido à posição de Fanny. E ainda que alguém aprovasse, seria possível que seu primo Edmund a correspondesse?
Esse é mais um dos romances de época formidáveis de Jane Austen, com suas críticas à sociedade da época. É um romance bem extenso e confesso que não é tão fácil assim de ser lido, digo por mim. Mas com um pouco de esforço acho que essa é uma obra que vale à pena. O final é cheio de acontecimentos e reviravoltas.
Às vezes não nos conectamos 100% das vezes com a protagonista de um livro, mas acho que isso é o que é o interessante em um livro de romance, até porque na nossa vida também é assim, podemos conhecer alguém e no começo não gostar tanto, mas depois de um tempo vamos nos acostumando e conhecendo aquela pessoa e suas ações.
Esse é um romance que super indico para quem é fã da Jane Austen! Da autora, já li Orgulho e Preconceito, Emma e algumas obras inacabadas, como Amor e Amizade, As três irmãs e Uma coletânea de Cartas.