spoiler visualizarBunig 28/01/2023
O romance mais introspectivo de Jane Austen
Comparado com outros romances da Jane Austen, Mansfield Park tem duas grandes diferenças: apresenta pontos de vista de outros personagens, não focando apenas na personagem principal, e é um romance mais instrospectivo. E é devido a esse segundo ponto que muitas pessoas o consideram o livro mais chato da autora, já que parece que nada acontece durante o enredo.
A questão é que Mansfield Park se trata mais de um comparativo entre pessoas de diferentes meios e criações, do que sobre grandes situações românticas. A narrativa mostra como os indivíduos podem ter seu caráter e opiniões contaminadas pelas pessoas que os cercam, e é por isso que quem é firme se sobressai. “A gente é produto do meio”.
Dito isso, eu não achei o livro chato, cheguei a ficar até bem empolgada com alguns acontecimentos, e o considerei como meu segundo livro favorito da Austen, por algum tempo. O problema é que eu senti que o livro se perdeu um pouco na formação dos pares românticos.
Eu me senti desconfortável com Edmund e Fanny. Ela sempre o amou, mas nunca passou de uma irmãzinha pra ele e no final, é estranho e triste que, por sofrer uma desilusão, ele decida que quer ver a Fanny com outros olhos. Sem falar que ele demorou muito para reconhecer que a Mary não tinha nada a ver com ela, sendo que ela falava mal da profissão que ele escolheu na cara dele.
Não vou negar que torcia pelo casal Fanny e Henry, mesmo ele sendo horrível e merecendo ser exposto. Eu tinha esperanças dele conseguir crescer aos olhos da Fanny, mas fez mais sentido ele não ter mudado nada. E por falar em exposed, eu acredito que a situação final da Maria teria sido evitada se a Fanny tivesse contado tudo que sabia para o Thomas. Ele já estaria de olho há mais tempo e ela se livraria de uma baita humilhação e estresse.
Mansfield Park não é um livro ruim, ele só é mais contemplativo que os outros. Eu gostei muito da leitura, mas o final me incomodou bastante, foi super sem emoção, e é por isso que eu não o considero mais meu segundo favorito da Jane Austen.
Acredito que o ranking fica sendo:
1 - Orgulho e Preconceito
2 - Persuasão
3 - A Abadia de Northanger
4 - Mansfield Park
5 - Razão e Sensibilidade
CAWPILE: 7.93