spoiler visualizar@vaisetratarleitora 24/05/2022
Cansativo, mas muito bom!
Demorei pra caramba pra terminar esse livro (meus estudos e problemas pessoais não me permitiram ler na velocidade que normalmente leio e talvez isso tenha me levado a achar a história um pouco cansativa), mas valeu a pena.
É interessante como a nossa percepção sobre os personagens e suas situações vão mudando conforme a história avança. No começo eu via Fanny como basicamente uma empregada com toda aquela história do "é quase da família" e com ela se sentindo obrigada a ser sempre solícita e fazer tudo o que lhe pedissem. Mas com o avançar da história percebemos que não é bem assim. Embora a situação estivesse longe de ser como deveria, Fanny gostava de ajudar, de ser útil. Ela é uma boa pessoa e é interessante como a história mostra que apesar dela ter sentimentos ruins às vezes, ela sempre se obrigava a não persistir neles e então ela voltava à sua boa disposição de espírito. Sem dúvida é uma boa lição.
Confesso que eu não sabia o que esperar do final. Em muitos romances a gente já vai tendo uma ideia de qual casal vai terminar junto e tals, mas faltando 8 capítulos pro fim, eu realmente não via uma resposta óbvia e o plot twist foi chocante (embora não totalmente inesperado). Eu realmente shippava a Fanny com o Crawford e fiquei triste pelo forma como terminou, torci por ele, mas a natureza da pessoa é o que é, e acredito que se talvez eles tivessem se casado, ainda assim ele teria feito o que fez. Casamento não muda o caráter de ninguém, se a pessoa já não tem um bom caráter antes, não é depois que vai mudar.
Eu realmente achava improvável o final que aconteceu, mas no fim até que foi bonito.
Devemos lembrar que estamos falando dos anos 1800 onde esse tipo de casamento era comum e não era visto com maus olhos, então devemos julgar pelos olhos da época e não pelos nossos sentimentos de agora, mais de 200 anos depois.
Achei o final em geral muito bom para todos, não tenho reclamações quando ao final de ninguém (sou bem crítica para finais hauahauaha).
Esse é um livro um pouco diferente dos outros da Jane Austen que eu já li. Enquanto a maioria dos outros foca mais no romance, mesmo tendo como pano de fundo a vida familiar, nesse, a vida familiar é muito mais o foco e a vida e dia a dia da própria Fanny. Talvez isso possa deixar a história cansativa, mas é uma outra perspectiva e não achei ruim. Se vc espera um grande romance, talvez seja bom não pegar esse livro, mas se vc curte uma história de dia a dia e quer saber os bastidores de uma família dos anos 1800, talvez vc goste.