Mansfield Park

Mansfield Park Jane Austen




Resenhas - Mansfield Park


576 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Lolobela 21/08/2024

Ignorando o fato de que o casal principal é composto de primos, é uma história interessante e envolvente. A Fanny me irritou em alguns (vários) momentos, mas não consegui deixar de me identificar com ela em tantos outros. A escrita doce e sentimental de Jane Austen contribui muito e agrega valor, no geral é uma obra que eu recomendo, vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Anne 18/08/2024

Ótimo!
Amo os livros da Jane Austen pela sua característica de sempre trazer um livro tranquilo com amenidades. Focado na vida social da época. Perfeito!
comentários(0)comente



Geovanna.Cookie 03/08/2024

O menos amado da Austen
Não sei se foi o momento da minha vida ou se foi o livro, mas foi um sacrifício pra terminar.

Creio que das protagonistas da autora a Fanny seja a mais sem graça, também tivee dificuldade em encontrar a característica ironia das narrativas.

Mas eu gostei do final, achei satisfatório. Então recomendo sim.
comentários(0)comente



julia.possetti 29/07/2024

Não é tão ruim quanto eu pensei que seria
Mansfield Park, com toda a certeza, é o livro menos favorito dos fãs de jane austen. não sei se minhas expectativas eram baixas demais, mas a leitura foi uma delícia. não é um livro perfeito: algumas partes enroladas, muitos personagens e o casal principal composto por primos. apesar de tudo isso, a protagonista me agradou muito e senti empatia por ela. o romance friends to lovers me entreteu e com o tempo simpatizei muito com o casal. não é o melhor livro dela e entendo quem não gosta, mas eu me diverti demais!
comentários(0)comente



Morganna 14/07/2024

Uma obra muito interessante
Particularmente achei essa a obra mais bem construída da Jane Austen. A forma como ela demonstra o caráter e a personalidade de cada personagem de acordo com acontecimentos que a primazia parecem banais e não contribuem para a estória é estupenda.
Tem vários pontos a serem comentados. Para alguns a Fanny parece uma pessoa fraca que não tem coragem de lutar por seu lugar no mundo, mas é muito bonito ver como ela conquista seu lugar, não com gritaria e baixaria, mas sim com as virtudes. E falando de virtudes consegui ver várias nessa personagem, mas por outro lado, a Fanny é humana e tem suas falhas e defeitos também.
Eu simplesmente me deleitei com esse livro e para mim a Fanny é uma personagem que é exemplo de virtudes e de como ser cristã. Sem dar spoiler, mas tem uma hora que o próprio tio de forma indireta reforça isso?
Normalmente, eu não sinto falta de debater com alguém sobre um livro que eu li. Mas esse livro a cada página lida, tive uma necessidade extrema de compartilhar cada descoberta e sensação.
Quando for ler esse livro, minha sugestão é você entrar na cabeça da época e entender que a cultura e os costumes eram totalmente diferentes.
comentários(0)comente



hklauts 13/07/2024

Merecia mais reconhecimento
Nao vejo ninguém falando desse da Jane Austen, achei uma das leituras mais fluidas da diva, as fofocaiadas da galera pareciam uma novela de vários capítulos, muito gostoso de ler
comentários(0)comente



Camila1856 09/07/2024

E seus filhos tiveram 6 dedos
Leitura gostosa, fácil de acompanhar e é bem útil pra treinar a leitura com um português bem formal.
Fiquei com pena da Maria no fim, ela é tratada como mesquinha e de "temperamento" ruim, em que seu pai se recrimina por não ter ensinado as filhas a se sacrificarem e conterem seus desejos. Queria sim que as filhas se reprimissem pra atuar na sociedade como se esperava que atuassem. Que vida.
Na minha visão Edmund é o maior hipócrita da história, criticava a mãe por não ter presença pra resolução dos conflitos familiares, mas o que ele queria era casar com uma pessoa exatamente igual a mãe, que fosse bela e não saísse muito de um papel submisso. Quando a Mary (deusa e muito pragmática), chegou com a solução dos problemas de forma direta e racional, ele se escandalizou, porque acha que as pessoas são pecadoras e tem que pagar por seus pecados, o que já dá noção do tipo de clérigo que ele vai ser, você que não ande na linha não, que o inferno lhe aguarda.
comentários(0)comente



Dora Aventureira 08/07/2024

Mansfield Park
Este é um livro que demorei um pouco para terminar, mas que depois da metade teve uma leitura muiti fluída. É uma história clássica da Jane Austen que tem seu toquezinho de humor, mas é um livro dela que você já tem a ideia certa do que vai acontecer, mas, até chegar lá é agonizante.

Conta a história de uma menina que não sabe lidar e entender muito bem os seus sentimentos, gerando um caos enorme em sua vida e no que ela realmente quer. Como na maioria dos livros, a personagem é presa por alguma situação e tem obstáculos para alcançar o que realmente quer, principalmente em relação ao amor.
comentários(0)comente



Gaby 03/07/2024

Essa foi uma leitura difícil e estranha. Jane Austen com certeza é uma das minhas escritoras preferidas. Amo a maneira como a escrita dela expõe e critica a sociedade inglesa de sua época, de forma sarcastica e diverta. Gosto como apesar de todo sofrimento, suas obras tem um tom esperançoso. Talvez... por esse motivo essa leitura tenha sido um forte soco no estômago. O ritmo começa de maneira muito lenta, vai apresentando os personagens de forma crua e humana. Sua natureza egoísta e hipócrita exposta sem rodeios. Desde o início não consegui obter uma opinião concreta sobre a protagonista, e me encontro na mesma situação após concluí-la.

Acredito que Mansfield Park é um livro maduro, ele trás uma narrativa muito coeza com a realidade. O desfecho é estranho e pouco satisfatório se você procura uma estória parecida com as outras. A protagonista causa desconforto pois muitas vezes ela, humana como é, não é perfeita. Ela talvez nos mostre demais de nós mesmos. Enfim, apesar de tudo eu gostei muito dessa leitura. Ela trás reflexões extremamente importantes sobre a natureza humana, moral e sociedade. Recomendo demais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



natonha 10/06/2024

Não achei que essa leitura fosse me prender já que achei o começo do livro um pouco sem sentido, com várias coisas e nada acontecendo ao mesmo tempo.
É aquela receitinha bem Jane Austen, com um romance não tão envolvente quanto alguns outros do estilo da autora, mas que me deixou curiosa para saber o que de fato ia acontecer. Fiquei realmente sem saber com quem Fanny ia terminar (não é sobre triângulo amoroso, não se preocupem!). Só gostaria de saber mais da vida deles no final, porque resumir um livro todo a apenas um capítulo de algumas páginas não parece ser o suficiente. Ainda assim, uma leitura agradável e interessante.
6/7 livros da autora concluídos!
comentários(0)comente



Thayná S. 08/06/2024

De certa forma, um livro diferente
Sem dúvida foi o livro da autora que li mais rápido. Comecei em janeiro, li 4 capítulos mas parei pq comecei a ler tog, mas aí na semana passada (final de maio e essa resenha está sendo escrita no início de junho) consegui engatar a leitura e acabei concluindo. A sensação foi que não estava lendo um livro escrito há mais de 2 séculos atrás, não sei explicar mas me cativou muito. E em se tratando de romance, outros livros da autora entregam muito mais, mas Mansfield Park entregou o que nem tinha prometido com suas particularidades. Digo isso, pois a história não é de forma alguma focada no ?casal principalmente?, e sim no debate do caráter e princípios dos personagens, além de suas vivências na referida residência (pelo menos foi essa a minha interpretação).
Quanto aos personagens tenho que deixar registrado que o Edmund não me cativou, se a Fanny tivesse acabado sozinha não ia mudar em nada a excelência da obra. Ademais, passei cada página dessa história odiando a b4ranga da sra. Norris.

Ps.: Já li 3 livros da Jane (O&P, R&S e Persuasão) e durante a leitura pensava muito que oq faltou à protagonista de Persuasão (nem lembro o nome pq de todos foi oq menos gostei) foi a sagacidade da Fanny, era esse o tempero q faltava!
Marcela 20/06/2024minha estante
O que é tog? Fiquei curiosa


Thayná S. 20/06/2024minha estante
Throne of Glass (Trono de Vidro)




Farleyzinia 01/06/2024

"Embora nada dissesse, não era cega"
Sempre digo que Jane Austen pra mim é sempre uma grande fofoca mal contada, mas o que fazer quando não se há fofocas?
Em Mansfield Park, Austen só nos entrega uma fofoca digna no ato final.

Ao contrário de muitas resenhas, não acho nossa protagonista introvertida seja submissa, e ela muito se prova decidida quando todos tomam por objetivo influenciar uma decisão que pode definir seu futuro. Não se atreve a propor mexericos sobre suas primas, tenta refrear comportamentos que para ela são inadequados de forma sutil. Noto uma semelhança entre Fanny, Elinor (Razão e Sensibilidade) e Jane (Orgulho e preconceito), todas são tímidas, comedidas e com tendências a esquecer seu bem estar em prol dos outros, mas existe um diferencial crucial entre as três, Elinor e Jane tem irmãs próximas a quem se confidenciam até certo ponto, Fanny entretanto, tem apenas o primo a quem ela não vê de forma tão puramente fraternal.

Percebemos como a falta de uma irmã ou prima mais próxima a prejudica, porque sua única suposta amiga a Srta Crawford, apesar de ter momentos supostamente muito afetuosos, nunca se prova uma pessoa a quem se deva confiar, mesmo que esta não chegasse a ser alvo do amor do primo de Fanny, ainda assim não viria a ser seu ponto de equilíbrio, como Marianne e Lizzy são os pontos de equilíbrio de Elinor e Jane.

Fanny para Srta Crawford: "Embora nada dissesse, não era cega."

Como eu disse no início, Austen só nos dá a fofoca no final, a história possui uma imensa barriga estufada que se trata da representação do teatro, que nem chega a se consolidar, e se mostra apenas um meio de intensificar o tormento emocional da protagonista, algo que não é realmente necessário, ser confidente amorosa do primo já deveria ter sido tormento mais que suficiente.
Os capítulos do Casanova também poderiam se reduzir bastante.

O livro não é de todo ruim, é bom até certo ponto, mas tem essas duas barriguinhas e alguns personagens intragáveis que dificultam nossa simpatia pela leitura.
comentários(0)comente



Grazi 29/05/2024

Fanny, a incompreendida
Vi muita gente falando que a Fanny é a personagem mais fraca da Jane Austen, por ser muito quieta, introspectiva e séria ao extremo. É certo que em todo o livro, ela se mostra ser moralista fervorosamente, mostrando devoção ao tio e à família que a abrigou (tendo quase um dever de agradecimento).
Acho que a Fanny é, pelo contrário, uma personagem muito forte. Pois em todo o decorrer da história, foi fiel aos seus princípios, aguentando com dignidade e virtude todos as injustiças praticadas contra ela, nunca devolvendo com o mau. Ela, no entanto, foi leal à sua decisão, quando precisou ir contra a vontade dos seus familiares ao recusar um casamento que apesar de vantajoso não lhe traria nenhuma felicidade. É apesar de quieta e séria, uma personagem com sentimentos reais e humanos, que no final escolheu por si mesma o seu destino.
Jane Austen nessa narrativa faz críticas à criação indulgente como um todo. Eu gostei muito desse livro, das narrativas, do ambiente, dos personagens e achei o final muito condizente com o desenrolar da história (achei digno de tudo que tinha sido construído nas linhas e entrelinhas).
Talvez, Fanny tenha sido incompreendida, no entanto, eu a compreendi.
comentários(0)comente



Vivian.Jensen 21/05/2024

Mansfield Park foi uma surpresa positiva na minha opinião. O livro começa mais devagar desenrolando a narrativa da Fanny e mostrando a adaptação dela nessa nova vida com os tios sem se encaixar muito bem. Apesar de ela não ser uma heroína de presença tão marcante quanto outras da Jane, acredito que Fanny tenha suas virtudes. A personalidade introvertida dela rende à história reflexões interessantes que contrapõem com as das outras personagens femininas da narrativa. Ainda que a história não tenha um conflito bombástico, acredito que os acontecimentos do enredo como as interações entre os jovens, o teatro e a viagem de Fanny para o litoral contribuam para maior verossimilhança da obra.
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |