Stefânea 21/04/2019
"És formosa, e tens uma cor linda, que ninguém dirá que gira em tuas veias uma só gota de sangue africano."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Escrava Isaura se tornou, sem dúvida, um dos livros no meu top 5 do ódio. Para mim, a leitura foi chata e maçante, difícil de terminar, livro que realmente eu não indicaria para nenhum amigo próximo. Publicado em 1876, a obra de Bernardo Guimarães visa ser um grito abolicionista em meio a uma literatura que nunca tocou nesse assunto. Contudo, na minha humilde opinião, de leitora e estudante de literatura nacional, o tiro saiu pela culatra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O enredo é bem simples, em uma fazenda vive Isaura, uma escrava branca e belíssima, de cabelos lisos e pele perfeita. Desde pequena, Isaura foi adotada pela dona da casa, que não tendo filha, educou a jovem escrava como tal. Lia, escrevia, cantava, tocava piano. Perfeita. Após a morte da senhora que a criou, a fazenda passa para o filho, que agora, senhor de suas vontades, mesmo casado, decide tomar Isaura para si.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo lançado no romantismo, a obra é uma história de amor. E toda trama se desenrola até que Isaura e seu amado tenham o devido final feliz, que não posso negar, é bem surpreendente. Isaura é a heroína perfeita. A princesa salva da torre, mostrando que a escravidão é ruim, e que o amor vence tudo, até a condição de sangue... SERÁ?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sei muito bem que a obra faz jus a sua época, e tinha um público alvo bem específico, mulheres brancas ricas, que liam e adoravam histórias de amor. Olhando por esse lado, a obra é OK. Uma história legal, com final feliz. Contudo, não consigo aceitar que considerem esse livro mais do que isso. Como chamar de "luta pela abolição", se a todo momento é dito e repetido pelo autor que Isaura só era inteligente, bonita e educada, POIS TINHA PELE BRANCA? Não dá. Entendo o período histórico, mas ao meu ver, a obra não deixa de ser racista, visto que Álvaro jamais iria olhar e respeitar Isaura da mesma forma se ela fosse negra, não importando sua beleza. Simplesmente não consigo respeitar.
site: https://www.instagram.com/resenhadora/