A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


519 encontrados | exibindo 466 a 481
1 | 2 | 3 | 32 | 33 | 34 | 35


Carlos531 16/06/2014

Mais um clássico que odiei...
A escrita do autor pode ser, em muitas das vezes, poética, mas pra mim não deu não.
Me ARRASTEI pra lê-lo até o fim. QUASE desisti.
Sinceramente, odiei o livro. Mas consegui ir até o final.
comentários(0)comente



Paula Vieira 26/05/2014

Original
Simplesmente perfeito, detalhes de época, detalhes do desenrolar da história, um romance que termina da maneira correta.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Francieli51 03/10/2013

Quase atual
Confesso que sou muito fã de clássicos *_* E esse é um livro que queria ler há anos... Agora que a professora de literatura pediu para escolhermos um para criar uma fotonovela ( vou postar aqui, claro), caí de boca em escrava Isaura. "Devorei" em menos de duas horas...

Não sei dizer exatamente o porquê, mas se o livro não falasse de escravidão, eu jamais acreditaria se tratar de um clássico. A linguagem é simples e rica, e facilmente viciante. E a história parece tão atual que teve momentos que esqueci completamente que era ambientado em outro século.
Dramático na medida certa, faz a gente sentir tristeza, raiva e esperança junto com a personagem principal, em cada instante. Aliás, cada personagem é tão bem descrito que os senti pertinho, de forma nítida e pessoal.
A história é um romance fofo, com seus devidos rivais e vilões, além das impedidas comuns. Faz a gente torcer pelo casal principal com unhas e dentes, e uau, Alvaro é o tipo de personagem apaixonante que faz meninas e mulheres se derreterem. Ele é carinhoso e audacioso, defensor dos oprimidos e apaixonante, educado e compreensivo. Eu, como era de se esperar, fiquei gamada nele. Deixei que me dessem o meu esperado final feliz e não me decepcinei.
Como fã dos clássicos, recomendo a todos. Quem gosta ou não de clássicos (como disse, ele é bem atual), quem ama romances, quem curte um bom drama e quem como eu, torce pelo final feliz!

Era o que tinha para falar do livro, não vou ficar "enchendo lnguiça"aqui que nã vale a pena.

site: eisaminhahistoria.blogspot.com
comentários(0)comente



Aline 05/09/2013

Linda historia...
... apesar da escravidão ser o grande drama dessa historia.
Isaura era escrava, mas nasceu branca e era tratada por a sua sinha como filha.
Leoncio, seu dono, tinha uma paixão malefica e luxuriante por Isaura. Diante de tanto terro, Isaura foge com o seu pai para o Recife onde conhece Alvaro que se apaixona por ela.
Porem, Isaura, escrava fugida e denunciada por o ganancioso Martinho. Presa e levada ao tronco.
A historia foi adaptada para teatro,novela e filmes. E encantando a todos os publicos.
comentários(0)comente



Tathinha 10/06/2013

Um novo tempo para a Isaura e para os escravos
Isaura que nem chegou a conhecer a sua mãe biologica,mas ela foi criada pelos seus senhores,pois Isaura teve todas as suas mordomias como uma menina da Auta sociedade.Isaura nunca frequentou sequer uma escola,mas teve o ensinamento de sua senhora que acolheu e a educou na simplicidade e que quando ela crescesse se tornasse uma mulher de respeito.
Malvina e seu marido Leôncio também há outros que apesar de terem importância em determinados momentos,não foram parte do núcleo que a exemplo de Henrique,irmão de Malvina pois este é o relato das ameaças,que são astorturas e outros problemas na vida da bela Isaura que teve o azar de entrar no coração do homem errado.Entre voltas e reviravoltas,a Isaura conhece Álvaro,que é um sonho para o público feminino e é quando tudo muda ou não!
O que é mais interessante é a forma como a mulher é retratada neste romance de costumes:com endeusamento,como se fosse uma fada/anjo cuja beleza é admirada por todos,mas de longe,e só pode ser apreciada pelos poucos próximos.Mas Bernardo eleva a mulher à categoria mais sublime,exaltando seus dotes e sua beleza física e espiritual.
Mas pelo outro ponto válido é avaliar o nível de desigualdade,mais que financeira,social,humanitária em que as pessoas já viviam naquela época.
Mas afinal,num romance de costumes não pode ter ficção,mas sim um retrato da própria realidade.Com sua simplicidade a Isaura conseguiu aos poucos modificar o jeito de que a sociedade via a mulher e ao mesmo tempo Isaura conseguiu dar uma nova vida aos seus amigos escravizados
comentários(0)comente



Gleei 19/05/2013

A escrava educada
Isaura é uma linda escrava, que foi mimada com educação e muitos cuidados por senhoras de bem que lhe prometeram liberdade ,a mãe de Leôncio á tinha como filha que não teve e na presença de Isaura se sentia melhor diante dos conflitos com seu marido,ela morre e assim lhe promete liberdade após sua morte coisa que não lhe acontece, agora sob posse de Leôncio filho da senhora que lhe prometera liberdade e Malvina sua esposa, Leôncio cultiva uma paixão doente por Isaura, querendo força-la a ficar com ele e suprir seus desejos.
Isaura sempre nega e não aguentando mais , foge para Recife, onde encontra um bom homem pelo qual se apaixona,Álvaro, rico e de bom coração , se encanta por ela, mas depois descobre sua triste realidade,daí em diante faz de tudo para liberta-la de Leôncio, infelizmente ele a prende novamente com ordens judiciais, mas Leôncio que nunca foi bom com os negócios da família vai a falência , Álvaro aproveitando disso, compra tudo que é seu, fazenda, escravos e sua amada.
Leôncio sem forças e doente por ter perdido Isaura, se mata. Álvaro e Isaura ficam juntos e a pobre escrava finalmente teve sua liberdade.
comentários(0)comente



Aldimir.Santos 24/04/2013

Isaura
Bom livros que conta a historia da negra isaura, uma mulher escrava que pode se disser que nasceu em berço de ouro tem boa educação, bons modos,e muito bonita. Isaura é uma negra bonita e por isso sofre com o seu dono que deseja ela mais ela renega ele, isaura vive um drama bom de ser lido por todos brasileiros.
comentários(0)comente



Gabi 28/12/2012

Passe longe!
Gente, um aviso: Passe longe do livro porque ele é terrível, um dos piores que já li, não sei como virou clássico só sei que quem gosta e o prestigiou é LOUCO!


OBS: tenho vontade de atirar o livro na privada.
Aline 19/02/2013minha estante
Nãoooo... ele é otimo!!
Leiam por favor... kkkkk


Gabi 26/02/2013minha estante
Hahah, eu odiei, mas cada um com sua opinião!


ana 19/09/2013minha estante
eu li gostei tanto a historia e incrível mas tenta ler uma boa adaptação pq serio essa versão não tem como


Pablo 14/04/2015minha estante
Realmente, ler esse livro com o mesmo embasamento literário necessário para a leitura de crepúsculo não dá. Óbvio que você não vai gostar. Dica: Mantenha-se em romances do século XXI.




Dayane 19/12/2012

Ótimo livro! Ótima crítica, mas apenas mais uma heroína de 17 anos
Me arrependi de não ter lido essa belezinha antes. A maioria das pessoas conhece a historia da Escrava Isaura por causa das novelas produzidas, assim como eu, o livro é bem curtinho a história não se desenvolve muito e poucas coisas acontecem.

Reparei em duas coisas principais nesse livro, ele é curtinho e serve pra fazer um crítica muito clara a escravidão e da situação em que a sociedade estava, as vezes até mesmo esquecia que era a fala de algum personagem e simplesmente imaginava o autor raivoso escrevendo tudo o que ele achava sobre as abominações da época da escravidão.

A Isaura é uma personagem chata, e quem reclama das personagens principais com 17 anos, meio bobinhas e atraentes ao extremo, não pode ler esse livro, pois a história toda em qualquer capítulo, apenas se ressalta o quão linda ela é, e quão boa, cheia de bondade. Quem sabe fada, anjo, deusa, senhora, e que tal ser nunca poderia sem uma escrava.

Reparem toda a revolta do autor colocada através do personagem Álvaro contra a escravidão acontece por causa de uma personagem branca. E o resto dos escravos também não sofriam? Só a Isaura, por ser bela, educada e até mesmo branca, somente ela não poderia sofrer com a escravidão?
comentários(0)comente



519 encontrados | exibindo 466 a 481
1 | 2 | 3 | 32 | 33 | 34 | 35


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR