Márcia 13/08/2023
A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Isaura é fruto da relação entre uma escrava e um capataz português. Nascer branca não lhe poupou da condição de prisioneira, mas sua beleza saltou aos olhos da dona da casa e ela foi criada longe da senzala, com zelo, mimo e boa educação. Após a morte de seus proprietários, Isaura não foi alforriada, como bem queria sua senhora, e virou alvo da paixão obcecada do herdeiro Leôncio, que não pretende poupar esforços — ou violência — para seduzir a garota infortunada. Diante da situação, Isaura e o pai não veem outra solução senão fogem da fazenda.
Leôncio, marido de Malvina, desrespeita a vontade da mãe e não liberta Isaura, pelo contrário, abusou da sua condição para assediá-la e ameaçá-la, usando dela como se fosse um mero objeto feito para experimentou suas vontades a bem-querer. Miguel, pai de Isaura e ex-capataz da fazenda de Leôncio, trama um plano de fuga para livrar a filha do carrasco, arriscando viver escondido com ela pelo resto da vida, já que era contra lei roubar escravos ou ajudá-los a fugir. Em Recife, nova morada dos dois, Isaura conhece Álvaro, um moço distinto e bem-visto na sociedade. Apaixonado, ele logo insiste para leva-la ao baile, onde Isaura torna-se alvo de todos os olhares e comentários. Receosa de que descobrir a verdade, ela treme ao menor gesto suspeito, mas o sentimento recíproco por Álvaro faz valer a pena o risco.
Isaura é descoberta durante o baile e todos ficam sabendo que ela é uma escreva fugida. Leôncio viaja para o Recife para trazer Isaura de volta à fazenda.
Ela volta para a fazenda e fica presa em uma cela , enquanto seu pai tem que pagar todas as despesas da viagem de Leôncio para o Recife, Miguel fica falido e sem trabalho.
Leôncio também esta falido e para resolver seus problemas, ele retoma o casamento com Malvina, pensando na fortuna do seu sogro para salvar sua fazenda.
Para salvar seu casamento, ele promete a Malvina que vai libertar Isaura. Porém, ele propõe que Isaura se case com o jardineiro para que ela seja liberta. Malvina não acha justo mas concorda e prepara o casamento o mais rápido possível.
Álvaro viaja para o Rio de Janeiro atrás de Isaura e ao chegar fica sabendo das dívidas de Leôncio, Álvaro consegue comprar a dívida e com isso se torna dono da fazenda e seus escravos.
Álvaro chega na fazenda no dia do casamento e avisa que é o novo dono. Leôncio não acredita e se mata, deixando Malvina apavorada.
Isaura fica muito emocionada com Álvaro e aceita o seu pedido de casamento.