A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


519 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Luiz111 16/11/2024

À frente de seu tempo
Como tocar a empatia da burguesia se não os colocando no lugar dos oprimidos? Foi assim que Bernardo Guimarães, com sua brilhante ideia, conduziu esse envolvente romance.
A história retrata Isaura, uma escrava branca, que vive sob jugo de seu senhor cruel - Leôncio. Após diversas investidas de Leôncio, Isaura foge para Pernambuco com seu pai, Miguel, onde por ventura encontra Álvaro, um mancebo Rico que cede aos encantos da jovem escrava. Contudo, a trama começa a ter sua reviravolta no momento que Leôncio descobre o paradeiro de Isaura, pela qual é irremediavelmente apaixonado. Se queres saber o desfecho daqui em diante, será preciso a leitura do livro. Kkkk?
comentários(0)comente



nini.snts 13/11/2024

Fiquei impressionada ao terminar se ler este livro. Ele é pequeno, entao obviamente as coisas acontecem rapidamente, mas prende muito ao ler
comentários(0)comente



Ãureo 05/11/2024

Neste exato dia, Cinco de Novembro de 2024, fundo o Clube de Defensores do Belchior. O Coitado não fez nada de mais o livro inteiro e foi ridicularizado gratuitamente apenas por ser feio. E, no final, ele perdeu a noiva e foi humilhado na frente de todo mundo. O Belchior era a pessoa que mais merecia a Isaura. Ele deveria ter tido um destino digno.
comentários(0)comente



Gabriel1994 19/10/2024

A escrava Isaura
Um clássico drama literário, não sou muito fã de literatura clássica, muito menos brasileira. "A escrava Isaura" é um livro de drama e romance retratado no começo do mandato de D. Pedro 2°, um livro mais real, que realmente mostra como foi ruim a época da escravidão. Isaura era uma bela moça branca, porém escrava, mas era tão bem cuidada que até parecia moça livre. O terror de sua vida não foi bem a escravidão (mesmo que isso tenha sim há afetado muito) mas sim os homens que foram apaixonados nela, Isaura passa por muita coisa ruim neste livro, porém como todo bom drama, encontra sua paz no final. Posso não ter gostado muito, pois não é meu tipo de leitura, porém é impossível recusar que este livro não seja intrigante do começo ao fim!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariela12 01/10/2024

Eu estou chocada de como esse livro acaba?

Eu gosto de como o livro é escrito, ou seja, de como o narrador conta a história, mas tem vezes que ele fica divagando muito sobre os pensamentos dos personagens ou características deles, dos lugares e isso me desfoca do texto, não curto livro assim, mas é legal que ele mantém uma conversa mesmo com quem tá lendo. Eu ouvi o audiobook e as vezes o cara falava Esaura ao invés de Isaura, isso era irritante.
A Malvina é uma imbecil, gostava dela, mas muito idiota. A Isaura era meio chata também, entendo que ela passou por muita coisa, mas as vezes ela era chata mesmo, fora que preferiu ser escrava do que se casar com o ?disforme?, pelo amor de Deus né, eu sei que o livro é antigo mas poxa falavam dele como se ele nem estivesse na mesma sala, coitado. Também achei chato essa loucura que tinham por Isaura, tinha uma hora que era demais sabe? Já estendemos que ela é linda, não precisava toda hora falar disso no livro, ficava cansativo. De qualquer maneira acho uma história boa e com críticas bem pertinentes, mas as vezes sentia que se perdia kkk
comentários(0)comente



Maria851 27/09/2024

Quando comecei a ler, jurei que seria um livro péssimo devido a época em que foi escrito e até mesmo pela premissa, posso dizer que foi totalmente o contrário. Se analisarmos a época em que o livro foi publicado, ele tem ideias muito bons, sendo bastante contra a escravidão e trazendo vários questionamentos sobre ela, tem momentos até que ele fala sobre as leis, o quanto elas são falhas e cheias de erros por serem feitas pelos homens. Devido a época em que foi escrito obviamente nem tudo aqui tá a coisa mais anti racista, mas ainda sim, o livro é muito bom. Gostei muito de como eu fui surpreendida ao decorrer do livro também, porque parecia que eu estava escutando uma fofoca das boas, e o fina, MEUDEUS que final maravilhoso. Foi uma ótima experiência de leitura
comentários(0)comente



nathali 26/09/2024

Trata de temas importantes e nos mostra eles de uma maneira muito inteligente e interessante. leria mais vezes e super recomendo, li em uma hora entao a leitura flui muito bem!
comentários(0)comente



Jezreela Kemilly 24/09/2024

Mais um que comecei a ler empolgada (mesmo que obrigada pela escola), devido enorme sucesso da novela, porém sem ter a bagagem literária, nem a maturidade necessária para entender a obra, acabei por esquecê-la completamente assim que terminei. Sou contra essa imposição de livros clássicos no ensino fundamental e médio, ainda mais sem que se construa uma educação literária.
comentários(0)comente



halley4 19/09/2024

A Escrava Isaura
O livro conta sobre a história de Isaura, uma escravizada, considerada uma das mais bonitas e prendadas mulheres, que infelizmente é cativa de um algoz senhor.

Eu gostei desse livro, apesar de ser um clássico, tem uma leitura fácil, senti como se o Bernardo, meu amigo, tivesse me contando uma fofoca de 133 páginas. E tem algumas reviravoltas que me deixaram um pouco chocada (o final quem o diga)
É um livro legal, recomendo.
comentários(0)comente



Juhpower 17/09/2024

SEJA LIVRE!
Sempre tive vontade de ler esse livro , mas só agora consegui.
É um livro que por mais difícil que seja a linguagem, é de fácil compreensão.
O que ajudou foi o fato de eu já ter assistido a novela.
A novela tem muitos floreios , o livro detalha de forma mais sucinta, mas mesmo assim é parecido.
A leitura trás à nossa reflexão princípios e valores que desde que o mundo é mundo se perpetuam, nos mostra que o amor de verdade rompe barreiras intransponíveis e nos faz enxergar o quão valiosa é nossa liberdade.

O fim poderia ter mais coisas como por exemplo: mostrar como cada personagem ficou.
Mas independente disso valeu a leitura.

?
comentários(0)comente



Maria0717 15/09/2024

Havia esquecido de avaliar esse livro, ele é excepcional... Foi a 1º vez que li o livro e confesso ter amado. Assisti a novela, mais não toda e como era muito nova não lembrava muitas coisas, gosto de fazer essa comparação quando vejo o filme e leio o livro. Nesse caso, não deu kkk
comentários(0)comente



bia :) 12/09/2024

Romantismo brasileiro de 1800
A Escrava Isaura está longe de ser um livro ruim. Contudo, não é um gênero que me agrada. O fato de o livro ter sido publicado em 1875 (para mim) o prejudica muito, por conta de sua linguagem extremamente formal.

Eu demorei muito para ler. Foi mais pelo fato da linguagem e porque eu sou uma pessoa que se distrai MUITO fácil, então preciso voltar diversas vezes no mesmo parágrafo e relê-lo e tentar entender certas palavras/contextos.

O livro em si traz diversas pautas, como por exemplo o fato de Isaura apenas ter sido libertada e aceita por ser ?linda e branca?. Isaura é, também, ?assediada? em diversos momentos da narrativa, principalmente por Leôncio. Ela então se apaixona por Álvaro, finalmente fugindo de todo o mal que a maioria das pessoas lhe causa.

Não tenho muito o que falar, é um livro bom, mas eu com certeza não leria de novo, só li por conta da escola e porque existem chances de cair em vestibulares, mas não recomendaria para alguém que quisesse ler por livre e espontânea vontade.
comentários(0)comente



Shakespeare s21 12/09/2024

Linguagem deveras coloquial, que deleitosa leitura achei-me ter neste dia de calor, ótima aventura dir-me-ei, um tanto quanto espaçada em alguns momentos que poderiam ser mais requintados, personagens poderiam ser melhor detalhados, porém sinto-me amplamente satisfeito
comentários(0)comente



Srta. Eyre 06/09/2024

A Escrava Isaura (com spoilers)
Será que preciso fazer um resumo da obra? Não há muito mistério quanto a sua premissa: uma escrava branca, prendada, criada como uma senhorita rica e livre que, com a morte de sua senhora, se vê aos cuidados de seu perverso filho, Leôncio. Casado com Malvina, ele não sente o menor escrúpulos em tentar seduzir Isaura e afligi-la até que consiga o que deseja.

O que dizer dos personagens? Eu sinceramente sinto que não convivi tempo suficiente com eles para ter um grande apego, mas posso dizer que a Isaura é uma moça gentil, prendada, muito melancólica e triste. Leôncio é um homem mal, mas minha memória da novela (é injustíssimo comparar, mas me é inevitável) era que ele tinha mais personalidade. Malvina era extremamente fofa e querida, Belchior um serzinho de aparência esquisita que é tratado como alguém que não vale nada por sua feiura. No fim, temos o Álvaro, um homem gentil e apaixonado, bastante fofo e muito bem retratado.

O livro é uma leitura rápida e, enquanto eu lia, peguei-me pensando sobre as polêmicas contemporâneas em torno desse livro. A primeira é sobre a escrava ser branca. Acredito eu, sem pesquisar a respeito, que Bernardo escolheu uma escrava branca para causar um certo tipo de identificação. Aí você me pergunta “como assim?”. Veja bem, Isaura era branca, tinha sido ensinada a tocar piano, ler e toda sorte de coisas que as moças de boa família aprendiam. Sendo assim, uma dama que viesse a ter contato com o livro, poderia se ver naquela personagem por ter aquelas qualidades e, com tudo isso, sentir a pressão que Isaura sentia sendo cativa de um senhor brutal, estando presa como uma propriedade e não sendo vista como um ser humano. É genial da parte do Bernardo fazer essa escolha e ficou crível considerando que Isaura também era filha de um português.

A escrita do Bernardo é lindíssima, apesar de alguns reclamaram do “excesso de detalhes”, eu achei a leitura bastante tranquila e enriquecedora. Sendo bem sincera, o que eu não gostava eram das regressões na narrativa, quando ele voltava para explicar um fato, nem da confusão da narração ora no passado, ora alternando para o presente. Eu prefiro quando a história ocorre em uma linearidade e as coisas vão acontecendo.

Outra coisa sobre esse livro é que em muitas situações o próprio autor pensou o quanto determinadas situações pareciam demasiadas e sempre se explicava, dizendo “o leitor deve estar se perguntando como fulano chegou a tal lugar, como descobriu isso ou aquilo”, eu ainda achava pouco convincente. Além de tudo que disse, os momentos do Leôncio, Isaura e Álvaro pareceram tão curtos! E o final? Para mim foi rápido, não fez sentido algum de repente Isaura e o pai se esquecerem da suposta carta que ele escreveu, avisando a Leôncio que tinha se casado. Foi tudo abrupto, a pobre da Malvina nem teve um desenvolvimento por assim dizer.

Bernardo foi sagaz ao escrever A Escrava Isaura. Ele pegou um tema pertinente e conseguiu entrar nas casas e certamente fez muitas senhoras refletirem e, por consequência, os senhores. Há muitos trechos no livro em que o autor crítica duramente a escravidão e o preconceito. Através de seus personagens, ele planta uma ótima semente em seus corações. No entanto, eu queria ter visto mais desenvolvimento e detalhes sobre os personagens, queria que eles tivessem convivido mais.
comentários(0)comente



519 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR