A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães




Resenhas - A escrava Isaura


519 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laurinhads 12/04/2024

Adorei esse final, ele teve o que mereceu.
Meio difícil de ler e demorado, mas a história vai se encaixando e tudo faz sentido depois.
Leitura obrigatória da escola????
Mas até que não foi ruim. Gostei da história
Isaura teve o que merecia??
comentários(0)comente



Renan.Bagatini 30/03/2024

Eu gostei, mas tenho ressalvas
Eu gostei, mas tenho ressalvas.
o bem e o mal são extremamente definidos, o que deixa o livro um pouco cansativo. perdi a conta das tantas vezes que a nobreza de caráter e beleza da Isaura é exaltada, enquanto a maldade e satanidade de Leôncio, o algoz da história, é exposta.
eu sei que é difícil opinar sobre uma obra de centenas de anos atrás com o olhar atual, porém me incomoda o fato de que Isaura só teve sua liberdade considerada pelo fato de ela ser bela e branca.
apesar disso, gostei especialmente do capítulo XV, onde um dos personagens critica o sistema em que está inserido, o qual, segundo ele, foi feito para proteger os mais ricos (algo ainda perceptível atualmente). sei, também, que esta tão aclamada obra ajudou com o processo do fim da escravidão no Brasil.
comentários(0)comente



Felipe1503 14/03/2024

Gostei!
Gostei desse livro!
Muitos podem conhecer A Escrava Isaura pelas novelas. Mas vale a pena ler esse clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Naty 10/03/2024

Li pela segunda vez e mantenho a mesma resenha
O objetivo do autor no livro é claramente tratar a instituição da Escravidão como algo repugnante e cruel, que não condizia com um país que se dizia civilizado. Tendo em vista que o livro é escrito no século XIX, em plena sociedade escravista, o autor cumpre esse objetivo, porém a obra é passível de críticas.

Para sensibilizar o seu leitor, que no geral eram mulheres brancas da alta sociedade e beneficiárias direitas da prática escravista, o autor traz uma protagonista escravizada de pele clara, cheia de encantos e beleza, dotadas de todas as qualidades que uma branca livre teria. Porém, o questionável é que o autor usa a beleza dela como arma para se posicionar contra a sua escravidão. Como se somente pelo fato de ela ser bonita e educada, ela não devesse ser escravizada.

Isso a torna melhor do que as outras escravizadas que eram negras e menos educadas? A escravidão não deveria ser criticada em todas as suas formas, independentemente da pessoa que seria sua vitima?

Considerando o contexto da obra, é aceitável que essa falha ocorra, mas fica aí a crítica. Tirando isso, a história é bastante envolvente, a escrita é muito fluida e até me surpreendeu. Gostei bastante da leitura.
comentários(0)comente



ViviGreg. 10/03/2024

Um clássico da literatura brasileira com uma história muito rica, romântica e envolvente que retrata uma época importante, mas triste e injusta, na história do Brasil. Não gostei tanto como outros romances de época, acredito que por conta do diálogo que o narrador mantem com o leitor, não gosto tanto desse tipo de contato durantr a leitura de algum livro, e também por conta da forma que a história em si é contada. Achei um pouco enrolado e algumas vezes muito dramático, mas sei que devo levar em consideração a época em que foi escrito. Tirando isso, é sim uma história muito boa, interessante e gostosade ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sara 03/03/2024

Álvaro é muito melhor do que Darcy, mas vcs não estão preparados para essa conversa kkk mesmo Isaura sendo escreva, ele nunca destratou ela, mil vezes melhor. Love you Alvaro
comentários(0)comente



Tatiana687 26/02/2024

Isso sim é um clássico romântico
A escrita do Bernardo é tão BOA que se esse livro tivesse 1000 páginas eu devoraria imediatamente. Eu adorei finalmente poder ler essa obra. O final me pegou de surpresa porque eu não realmente não sabia o que ia acontecer.

É tanta coisa pra falar que prefiro deixar só por isso. Excelente.

Nota 10/10.
comentários(0)comente



Oci 23/02/2024

Uma das obras mais lindas da literatura brasileira
Vinte anos depois, finalmente li A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães. Em 2004 eu tinha 13 anos. Na Tv Record, era exibida a nova versão da Nova com atriz Bianca Rinaldi (Isaura) e Leopoldo (Leoncio). Eu fiquei apaixonado pelo enredo, história, personagens, linguajar. Esta história me impactou de um jeito, que assisti todas as reprises. Está história me influenciou tanto que anos depois já com 20 e tantos anos me fez escolher minha graduação em historia, e me fez apaixonar-se por literatura e a história da escravidão. Junto que com a Obra os miseráveis de Victor Hugo.

Hoje, em fevereiro de 2024 com 33 anos, finalmente, terminei a leitura, e com um final surpreendente diferente da novela. Vocês geram de para saber qual é o desfecho. Mas garanto que iram se arrepender. Depois anos para descobrir que Isaura era um livro.

Fico feliz, porque esta história me impactou, mostrei para minha namorada que hoje é minha noiva, mostrarei para meus filhos e meus netos. Porque Isaura é uma destas obras atemporais.

Deixo aqui o meu registro de leitura, de uma das obras mais lindas da literatura brasileira, movimento do Romantismo Regionalista. Que abraçou o abolicionismo da Escravidão em tempos sombrios, onde seres humanos era escravisados.
comentários(0)comente



Gabi 13/02/2024

O mundo precisa de mais amores assim
O mundo precisa de amores puros assim.
???

Eu não gosto de livros antigo, falando de uma forma sincera, acho as histórias com grande potencial mas muito mal desenvolvidas, muitas coisas poderiam ser mais exploradas, por exemplo o final foi vago, quando falamos da fuga dela também faltou detalhes, talvez seja uma tentativa de deixar a história menor, mas isso acaba transformando a história em algo maçante, um punhado de acontecimentos que foram reunidos em um livro.
Mas não podemos negar que o enredo é lindo, é puro, e é real, Isaura não merecia passar por nada daquilo, e com certeza teria tido um final terrível se não fosse por Álvaro, para tê-la salvo de Leôncio, alguém egoísta, pois é um absurdo ele ter em sua mente que sua mãe havia criada e educado Isaura para que quando crescesse fizesse as vontades dele, e pobre Malvina, ela nem pode escolher o marido e tirou o grande azar de ter bobão, que além de carrasco era burro, e acabou perdendo tudo, por sua ganância.
Eu fico feliz que no final deu tudo certo.
Mas eu não leria de novo, a não ser que reescrevessem a história.
comentários(0)comente



Teté 07/02/2024

Um romance clássico sempre te prende! Se vc ja assistiu a novela vai querer ler também essa obra, e lendo é mais impressionante ainda ver o desenvolver da estória e dos personagens! É um livro que, apesar de se passar é uma época de escravidão, vc consegue inserir várias falas das personagens na realidade da sociedade nos dias atuais. Recomendo muito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Guilherme1146 29/01/2024

Adorável. Ainda existem sonhos para se sonhar.
Esta clássica obra da literatura do romantismo nacional é espetacular. Adaptado para tevê e teatro, é insuperável em sua primeira versão: em livro.
A história tem seus altos e baixos, e o leitor muitas vezes não imagina como Isaura, uma branca escravizada se safará das ciladas de seu maligno senhor, Leôncio, a fim de viver seu amor com o bondoso Álvaro. A história se passa no no município de Campos dos Goytacazes, à época do Brasil Império, e esta obra, lida com a visão que temos hoje em dia, é um perfeito exercício para desenvolver o senso crítico e pensamento autônomo do leitor, podendo este criticar a sociedade da época, o modelo econômico que vigorava em torno da escravidão e perceber costumes que mudaram, brasilidades que evoluíram ? ou não ?, porta de entrada para a literatura romântica brasileira, A Escrava Isaura é, sem dúvidas uma prova de que ainda existem sonhos a serem sonhados, que a esperança pode ainda florescer em ambientes que por lógica não seria capaz de tal acontecimento. Termino a resenha com palavras de Paulo Freire, Filósofo e Educador brasileiro: ?Num país como o Brasil, manter a esperança viva é, em si, um ato revolucionário".
comentários(0)comente



Barbar@ 26/01/2024

Aula sobre escravidão no Brasil
Uma história famosa que eu não conhecia, uma referência literária brasileira e de luta contra a escravidão.

A história nos mostra que a ideia de escravo não está restrita à cor da pele, nem aos povos africanos e seus descendentes. Uma ideologia, um preconceito, uma regra da sociedade europeia enraizada, que é possível sim ser cortada e eliminada, mas nem todos querem.
comentários(0)comente



519 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR