spoiler visualizarMih239 16/04/2024
Pasma
Bom a minha resenha vai ser um resumo de tudo para todos que apenas vão ler por obrigação da escola.
Zé do burro fez uma promessa a uma santa, seu burro estava morrendo e ele tentou de tudo para salvá-lo e então fez uma promessa a Santa Bárbara que também é do candomblé chamada Iansan. A promessa é que dividiria sua terra com pessoas mais pobres e levaria uma cruz na costas até a igreja da Santa Bárbara.
Juntamente com sua mulher legou a cruz até lá, enquanto esperava amanhecer um homem chegou e perguntou a eles o que fazia e ofereceu levar a mulher do Zé do Burro para o hotel. Esse homem leva a mulher do Zé e lá ela comete traição.
Ao amanhecer o padre abre as portas da igreja e Zé do burro explica toda a situação para o padre. Este fica furioso pois o Zé tinha se metido com candomblé, e falou q ele nunca entraria na igreja com aquela cruz.
Na calçada da igreja junto com a mulher uma equipe de jornal e televisão perguntam a eles o que fazem, ele explica porém a equipe posta no jornal que o Zé do burro estava montando uma rebelião.
O homem que ficou com a esposa do Zé, promete que vai tirar ela daquela situação, então chama a polícia e denúncia o Zé de diversas coisas. Alguns personagens ainda falam com o padre pra ele deixar o Zé entregar a cruz e completar sua promessa, porém o padre se nega todas as vezes.
Zé descobre da traição de sua esposa, não fala nada mas fica triste, e ele espera o padre ainda abrir o portão. Depois de um tempo quem chega na verdade é a polícia, dizendo que ele tinha várias acusações contra ele e que era pra ele segui-lo.
Zé diz que não vai sair da igreja enquanto não deixar a cruz no lugar dela, nem que ele seja morto. A polícia ataca o Zé do burro, capoieristas (amigos de Zé) atacam a polícia e acontece um tiroteio. Quando todos se afastam lá está, Zé morto.
Os capoeiristas colocaram Zé em cima da cruz e levaram para dentro da Igreja. E assim acaba a peça teatral.