O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes




Resenhas - O Pagador de Promessas


286 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


VicCristina 04/04/2022

Uma peça interessante
Nunca tinha lido uma peça. E adorei. É um livro bem curto, mas que consegue trazer o conflito completo em poucas páginas, além das críticas existentes sobre certos grupos da sociedade. Além disso, a história é bem envolvente e te faz querer saber logo como será a resolução dos problemas do Zé-do-burro!
comentários(0)comente



Júlia Ramos 06/09/2022

Leitura rápida
Nunca tinha ouvido falar desse livro, li para uma análise literária. Gostei muito, em menos de uma hora já estava finalizado. Amei demais da história.
comentários(0)comente



Luisa 06/02/2009

Esse foi outro livro que eu li "obrigada" pelo vestibular. Conta a história de Zé-do-burro que faz uma promessa à Santa Bárbara para que ela salve a vida de seu burro de estimação (que deu a ele esse apelido). Aparecem, então, vários fatores que o impedem de cumprir sua promessa. Também é uma crítica à intolerância religiosa e à política da época.
comentários(0)comente

KamillaBarcelos 06/02/2009minha estante
Este livro é ótimo, tem uma dinâmica boa para se ler, e sobretudo como você mesma disse é uma crítica à intolerância religiosa, política e social.




Mike 29/09/2022

Zé-do-burro é um homem simples que carrega dentro de si a inocência e a bondade.

O que o torna uma preza preciosa para aqueles que pregam o amor e não o praticam no seu dia-a dia.

Infelizmente essa realidade ainda nos rodeiam com os falsos moralistas que preferem destruir aquilo que não conseguem ser.
comentários(0)comente



miss swiftie 22/03/2023

?burro com alma de gente?
Li p escola, n sei mt oq falar
foi legalzinho de ler até, mesmo dando um pouco de sono. e achei mt bom todas as críticas aos extremistas religiosos E essa ideia q candomblé é do diabo kkkkk sério maluquice
viva ao nicolau
comentários(0)comente



Renato04 03/07/2023

Resenha O pagador de promessas
Livro relativamente bom, um final legal mas para mim como um livro de muita perca de concentração, digo isto pois eu sou uma pessoa que muitas vezes me perco no meio da leitura tendi que voltar para saber quem falou tal diálogo, mas gostei bastante do livro, recomendação do meu professor de literatura clássica, apesar de tudo não é um livro cansativo, sendo uma leitura rápida, de até no Max 4 horas se você não parar. O livro aborda uma crítica a intolerância religiosa que acontece muito nos dias de hoje.
comentários(0)comente



shaiigr 23/07/2022

Nunca vi alguém tão obstinado!
Essa história é sobre um devoto de Santa Bárbara que faz uma promessa pra ela em troca de um favor peculiar. Por motivos que não revelarei, ele quase não consegue concluir sua promessa e isso faz o livrinho render. Eu não esperava pelo final e me chateei um pouquinho, mas isso não o tornou ruim kkk.
comentários(0)comente



Naay 23/05/2023

O pagador de promessas foi o livro que me deu o ponta pé inicial para leitura. Então ele sempre será meu jodozinho ??
comentários(0)comente



emy 11/05/2023

"carola duma figa!"
Esse livro me lembrou como eu AMO a literatura brasileira. Meu contanto com a leitura de peças de teatro era zero até esse presente momento em que a faculdade fez eu estudar sobre e chegar nesse querido aqui; confesso inclusive que antes desse momento, tinha um certo pressentimento de que eu ODIARIA esse tipo de texto, mas na verdade (pelo menos com esse em específico) achei sensacional! O formato do texto dramático é incrível e o enredo da história ao mesmo tempo que é cômico é uma puta crítica social ao Brasil da década de 50/60, onde há um conflito entre o Brasil rural e o urbano, além dos embates entre a crença popular da época e até mesmo a reforma agrária. Dias Gomes, aborda em sua obra todas essas questões de forma leve e divertida, com um fundo crítico de fato admirável aos meus olhos.
comentários(0)comente



Paloma.Lohane 01/05/2023

Clássico
Li por livre e espontânea pressão. E apesar de o final ser uma bost4, consegui tirar bastante proveito dos temas abordados no livro. Como dependência emocional e intolerância religiosa.
comentários(0)comente



gabs 27/02/2023

Mais um da saga: livros perdidos na minha estante.
pequena peça teatral, o pagador de promessas (Dias Gomes) apresenta Zé do Burro tentando cumprir uma promessa após Santa Bárbara ter curado seu burro, Nicolau.
A peça é muito bem escrita, de forma cômica até que nos empolga a ler o livro. Mas, mais importante que isso, Dias Gomes critica a intolerância religiosa que a própria Igreja Católica tem com religiões de matrizes africanas, ignorando o sincretismo que aquela mesma provocou durante a colonização portuguesa no Brasil.
Importante e engraçada, a obra foi um achado em minha estante para passar a tarde lendo :)

ps: a nota ficou errada aqui, avaliei em 4??
comentários(0)comente



Juddy.Garcez 25/01/2022

Sempre gostei muito de teatro, e ao me deparar com esse livro em um velho armário da casa de minha vó, não pude deixar de fazer a leitura. E o pagador de promessas é e exatamente isso: um livro velho em um armário antigo, mas que precisa ser urgentemente resgatado. Com críticas contundentes a Igreja Católica, a política e a sociedade brasileiras, Dias Gomes pinta um quadro cruel, ainda que real, de quem éramos - e seguimos sendo, infelizmente, enquanto "povo brasileiro". Filho de seu tempo, é até estranho pensar que uma distância de apenas quatro anos separa seu lançamento de um dos mais vis golpes de Estado já vivenciados.
comentários(0)comente



Gustavo 13/02/2023

O pagador de promessas
Uma retratação dos conflitos entre as diversas camadas e grupos da sociedade. Excelente obra para iniciar na dramaturgia.
comentários(0)comente



Tenan 16/07/2023

E pagou mesmo
Um dos livros mais brasileiros que li, ao lado do Grande Sertão: Veredas, que mostrou o regionalismo brasileiro, no Pagador de Promessas mostra-se toda a hipocrisia e preconceito católico para com outras crenças, além da exploração dos comerciantes com o Zé do Burro, e a polícia sempre temida pelos pobres. Um Brasil bem representado, e ainda atual diria.
comentários(0)comente



Laura3437 02/01/2022

Entendo que existam pessoas sem consciência e simples que acabam "exagerando" ou melhor dizendo, indo além do que podem. Mas não é algo que a Igreja apoie. Muitos padres guiam sim os fiéis. A ironia e o sarcasmo não ajudam e incriminam a Igreja que é Santa.
comentários(0)comente



286 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |