Maiara.Alves 16/01/2021Me apaixonei!Depois de tanto ouvir minha mãe tecer grandiosos elogios sobre a novela do SBT, adaptada nos anos 90 e baseada neste livro, eu fiquei curiosa e resolvi ler a obra de Júlio Diniz e posso dizer que assim como minha mãe, eu me apaixonei.
Aqui temos uma história que acontece numa pequena aldeia de Portugal e é a história de um quarteto. Duas irmãs e dois irmãos que têm o destino entrelaçado.
Daniel e Guida se amam desde a infância, e Clara e Pedro que descobrem o amor anos mais tarde.
Margarida, Guida, é órfã de mãe e o pai casa-se novamente mas a madrasta a detesta. Desse modo cresce introvertida e sem amor.
Clara é a irmã por parte de pai de Guida e é extrovertida, alegre e muito bonita.
Pedro e Daniel são filhos de José das Dornas e são muito diferentes entre si. Pedro, o mais velho, é robusto, trabalhador e afeito a vida no campo.
Daniel, o caçula, é bonito, estudou no Porto e recém formado em medicina.
E acompanhando o desenrolar dos fatos temos o Reitor, conselheiro e orientador das pessoas da aldeia, em especial de Guida e Clara, suas pupilas por pedido da moribunda mãe de Clara.
Levei algum tempo para me acostumar à escrita de Júlio Dinis, mas é certo que o livro é muito bem escrito e as observações que faz são muito realistas.
Júlio Dinis retrata de uma maneira gostosa e cativante a vida do povo português, suas crendices, costumes, suas festas e a grande religiosidade do povo. Junta-se isso à alegria e simplicidade e temos uma obra gostosa de ler que entra nos meus livros favoritos da vida!
É uma leitura que recomendo pela sua simplicidade e sagacidade.