Quando Nietzsche chorou (Ebook)

Quando Nietzsche chorou (Ebook) Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


476 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



flapicolo 01/01/2021

Espetacular!
O livro é um espetáculo, daqueles que prende MESMO à trama. Os diálogos são profundos e tocantes, e nos fazem refletir o tempo todo.

Uma passagem que mexeu comigo:
?Morra no momento certo!
Viva enquanto viver. A morte perde seu terror quando se morre depois de consumida a própria vida! Caso não se viva no tempo certo, então nunca se conseguirá morrer no momento certo?.

Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a? Ou ela escolheu você? Amou-a? Ou a lamentou? Você consumiu sua vida? Você a esgotou?

Espetacular.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 26/12/2020

...
Um livro que, ao findar, transforma o leitor é indicativo de uma grande obra, essa é a sensação que fica ao término da leitura desse livro. Fiquei interessado pelo livro ao ler a sinopse, achei curioso o autor utilizar-se de personagens históricos tão importantes para criar uma história de ficção, mas isso é só o prelúdio de uma história muito cativante.
comentários(0)comente



Nathalia 26/12/2020

Quando Nietzsche Chorou
Um livro que vai misturar três mundos incríveis: Literatura, Filosofia e Psicologia. ??

A instigante Lou Salomé, ao saber sobre a experimento do Dr. Josef Breuer (terapia através da conversa), o contata com o objetivo de obter ajuda para o filósofo Friedrich Nietzsche, que se encontra imerso em uma crise existencial com desejos suicidas. Alegando que nenhum outro médico conseguiu diagnosticá-lo, Lou Salomé revela a Breuer que Nietzsche jamais poderia saber que ela quem buscou ajuda para ele, ou o mesmo negaria o tratamento.
Relutante, mas ao mesmo tempo curioso, Breuer então decide aceitar o pedido de ajuda daquela mulher misteriosa.

Ironicamente, Josef Breuer também lidava com uma crise: havia se envolvido emocionalmente com sua primeira paciente a quem tratou com a terapia da conversa, Anna O, e passou a ter fantasias com a mesma; abalando seu casamento e colocando em prova seu juízo.

Quando iniciam o tratamento, Breuer percebe que quem precisa de ajuda é ele, revelando a Nietzsche seu envolvimento e seus desejos com sua ex paciente.
Ambos entram em um acordo: Breuer ajudará Nietzsche com suas dores de cabeça e Nietzsche irá usar sua filosofia para ajudar Breuer.

Logo que começam as "sessões de conversas" nos deparamos com diálogos interessantes sobre relações amorosas, desespero, angústias e questionamentos sobre nossa existência. Percebe-se inúmeras vezes que as conversas tem beneficiado a ambos e por diversas vezes os papéis são invertidos, o paciente se torna médico e o médico se torna paciente.

O método de Breuer, um dos pais da psicanálise, "terapia da conversa" abordado inicialmente no século 19, é hoje conhecido como a psicoterapia.
O autor misturou ficção com factual. Mesmo não sendo uma história real, os personagens e muitas passagens são.
O que também deixa a história mais interessante, é que temos o personagem amigo de Breuer: Sigmund Freud, com seus 26 anos e no início de sua carreira, também desempenha um papel importante nessa história.
comentários(0)comente



Bruno 14/12/2020

Excepcional
Um dos melhores livros que já li. Reflexivo e com uma boa história. Sensacional!
comentários(0)comente



Jubiii 14/12/2020

Otimo
maravilhosamente bem escrito, de facil leitura e otimo para pensar.
muito bom para entender bem a associação livre.
comentários(0)comente



Van Baldacim 11/12/2020

Um livro que vc sente!
Quanto sentimento passado em palavras! Envolvente! Só recomendo!
comentários(0)comente



Bibiana Hernandez 09/12/2020

Confesso que fiquei meio entediada com os diálogos longos da primeira parte do livro (a la Mundo de Sofia), mas depois eles se tornaram mais dinâmicos (ou eu q me acostumei) e me envolvi mais. Um curso prático sobre o pensamento de Nietzsche e sua aplicação na vida real. Uma simulação d como a psicanálise surgiu e de como ela se desenvolveu; e também uma humanização de grandes nomes, por mais que fictícia.
comentários(0)comente



RhD 06/12/2020

Uma origem fictícia da psicoterapia
A proposta inicial do livro foi tão interessante que dispensei quaisquer informações preliminares. O resultado foi uma leitura envolvente, cativante e surreal. Embora narre uma origem fictícia da psicoterapia, os aspectos reais da trama ajudaram a tornar a história mais crível, e a desenvoltura e a construção do enredo me surpreenderam sobremaneira. A amizade entre o filósofo Nietszche e o medico Josef Breuer (que nunca de fato ocorreu na vida real) teve um início inusitado e dúplice, mas acabou em uma relação sincera e honesta. A obra figura entre as minhas leituras favoritas. Não poderia dar uma nota senão a máxima possível.
comentários(0)comente



Susan.Kelle 22/11/2020

Que escrita empolgante de se ler, varios trechos me deixaram absolutamente acorrentada a leitura. O embate entre Nietzsche e Breuer chegava a ser mágico. Amei a maneira que o autor encontrou para unir personagens tão complexos e amei a nota final do autor nos apresentando aos personagens e suas vidas "reais".
comentários(0)comente



RafaColletto 15/11/2020

Leitura
Muito boa a leitura! Vale a pena ler!
Uma história muito bem contada pelo escritor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hingara Leão 25/10/2020

Quando Nietzsche Chorou (Irvin D. Yalon)
Pensei que seria somente um livro com abordagem puramente filosófica, mas me surpreendeu no final. Ele traz várias lições de vida!
comentários(0)comente



Lyanna Moser 24/10/2020

Uma ode ao desespero
Com diálogos fortes e muito interessantes, nos envolvemos na história desses dois homens. Senti a leitura um pouco maçante no início, mas a história é tão marcante que nem me importei. Vale a pena seguir até o final. O livro é uma obra-prima da retórica, os discursos são muito bem escritos e descritos. Acima de tudo, o livro nos faz questionar tudo e todos. Uma leitura que abriu minha mente.
comentários(0)comente



Thaís 21/10/2020

Dr.Josef Breuer,um renomado médico do século XIX está no auge de sua carreira após tratar a sua paciente Anna O. com o seu método,terapia através da conversa.
Breuer então resolve tirar férias em Veneza,para poder se livrar de assuntos urgentes.Mas o inesperado acontece,Breuer recebe um pequeno bilhete com remetente de Lou Salomé onde dizia que,precisava vê-lo com urgência,pois o futuro da filosofia alemã estava em jogo.
Ao se encontrarem,Lou diz para Breuer que um amigo que se chama Nietzsche,precisava de um tratamento com urgência.Pois estava com crises existenciais, depressão e pensamentos suicidas.Ela afirmou que foi atrás de Breuer porque Nietzsche já teria passado por inúmeros médicos e nenhum conseguiram diagnosticar o seu problema.
Com muita persistência de Lou,Breuer aceitou mas ela logo em seguida avisou para o Dr. Breuer para ele não citar o nome dela pois iria ser um grande problema para ambos.
Após uma visita de Nietzsche a seu consultório,Breuer percebe que iria ser uma difícil tarefa,pois Lou havia dito que ele não consegue se abrir facilmente e não tem confiança nas pessoas.
Quando começam o tratamento,logo Breuer percebe que quem precisa de ajuda é ele mesmo,revelando a Nietzsche que tinha sonhos e desejos sexuais por sua ex paciente Anna O. e isso lhe angustiava.Então Breuer e Nietzsche entram em um acordo, ambos deveriam curar o problema do outro.
Nietzsche começa ajudá-lo,utilizando seu método,a terapia por conversa.Breuer queria tirar proveito com essas terapias para que Nietzsche se abrisse mas isso estava ocorrendo de forma lenta.
Nesses encontros terapêuticos estão conversas recheadas de filosofia e dores da alma de ambos.Com muita persistência de Breuer, Nietzsche fica cada vez mais fragilizado e faz uma revelação inesperada que faz a jus ao nome do livro.
comentários(0)comente



476 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR