DANIZINHA 19/12/2017Quando Nietzsche chorouQuando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom (1931-), publicado pela Editora Ediouro, é um romance filosófico que retrata o nascimento da psicanálise, cujos personagens principais são, hoje, reconhecidos por sua genialidade: Josef Breuer, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud.
A história se passa em Viena, no ano de 1882. Lou Salomé procura por Josef Breuer, renomado clínico geral, para que este cure a enxaqueca e a depressão de Friedrich Nietzsche, seu ex-amante. Ela exige urgência no tratamento, pois, caso contrário, a filosofia alemã iria perder um grande pensador.
Sentindo-se pressionado, Dr. Breuer assente. No entanto, é informado de que Nietzsche é irredutível a qualquer tipo de tratamento. Para isso, Lou Salomé sugere que a terapia dialógica fosse aplicada. Dr. Breuer reluta porque, ao tratar a histeria de Anna O., percebeu que esta terapia não era suficiente à cura.
Lou Salomé não lhe dá ouvidos. É insistente. Dr. Breuer aceita o desafio.
Diante de Friedrich Nietzsche, Dr. Breuer sugere a internação em uma clínica, alegando que ambos poderiam inverter seus papeis. Dr. Breuer seria o paciente e Nietzsche o médico. Sua intenção era obter aconselhamento filosófico para curar o seu medo de envelhecer, morrer e ser esquecido, sem gozar a liberdade.
Enquanto Dr. Breuer “limpava a chaminé”, nome dado por Anna O. à terapia dialógica, ele tentava obter informações de Nietzsche que revelassem a origem dos seus males. No entanto, com o passar dos dias, Dr. Breuer percebeu que a doença da alma era bem mais grave que a doença física.
O jovem Sigmund Freud, discípulo de Josef Breuer, entra em cena para discutir o perfil psicológico de Nietzsche com o mestre e, também, para aplicá-lo a hipnose. Dr. Breuer almejava experimentar uma vida que não lhe era atribuída: separado de Mathilde, sua esposa, longe dos filhos e sem as obrigações da medicina.
Fascinado com a experiência da liberdade, vivida pela hipnose, Dr. Breuer comunica Nietzsche a sua cura: não era mais obcecado por Anna O. e desejava sim a vida que vivia. E este revela aquilo que Breuer tanto queria ouvir: suas decepções foram tantas que preferiu a solidão. Uma grande amizade surge entre eles.
***
Quando Nietzsche chorou foi adaptado para o cinema em 2007. Os atores Armand Assante, Bem Cross e Jamie Elman dão vida aos personagens principais.
site:
http://leituradomomento.blogspot.com.br/2010/07/quando-nietzsche-chorou.html